Aprenda diferentes formas de criar um planejamento financeiro semanal

planejamento financeiro semanal

Se você quer mudar seu mindset e conquistar uma vida abundante, o planejamento financeiro semanal pode ser um forte aliado.

Isso porque, quando você sabe exatamente quanto ganha e para onde está indo o seu dinheiro, fica mais fácil identificar falhas, corrigir maus hábitos e mudar comportamentos que podem sabotar você rumo à vida que sempre sonhou.

Ter uma vida épica é possível, desde que sejam utilizadas as ferramentas certas. Ao longo desta leitura, separei para você diferentes formas de criar um planejamento financeiro semanal. Acompanhe!

Tenha objetivos claros

Muitas pessoas gastam mais do que ganham porque não têm um objetivo claro para suas vidas. Esses objetivos podem ser: poupar para a faculdade, economizar para reformar a casa ou mesmo garantir a sua independência financeira. Portanto, estabeleça metas para o seu dinheiro e se mantenha focado!

Saiba exatamente quanto você ganha

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas se perdem na hora de verificar seus rendimentos. Se você tem empréstimos na folha de pagamento e outras deduções, deve ficar atento para não cair na ilusão de que está ganhando além do valor real. Portanto, deduza os impostos, as taxas, a pensão alimentícia e outras despesas, até chegar ao valor líquido e exato que representa quanto você realmente fatura por mês.

O mesmo vale se você tem renda passiva, que compreende o recebimento de aluguéis e juros de aplicações. Esses montantes devem ser somados aos seus rendimentos.

Crie planilhas

As planilhas são excelentes aliadas para você controlar todo o dinheiro que entra e sai da sua conta bancária. Liste todos os seus rendimentos e gastos (despesas com moradia, transporte, alimentação, gastos pessoais, investimentos ou dívidas). Mantenha o controle rigoroso e atualize semanalmente esse arquivo para que você tenha uma visão macro da sua vida financeira. Essas planilhas podem ser feitas no Excel ou no Google drive.

Use aplicativos financeiros

Os aplicativos financeiros ajudam você a controlar com rigor todos os seus gastos. A cada compra, o valor total é debitado do seu saldo bancário, o que também permite que você tenha uma visão ampla das suas finanças. O ideal é que essa atualização seja feita todos os dias. Alguns exemplos de apps com versões gratuitas para você testar são: Organizze, Mobills e GuiaBolso.

Faça planners físicos

Tudo bem se você ainda não é adepto da tecnologia. Um bom planejamento financeiro feito no papel também pode ajudar muito a controlar as suas finanças!

Divida as receitas e os gastos em fixos e variáveis. Coloque tudo na ponta do lápis e subtraia o seu saldo inicial do valor total pago. Com isso, você pode acompanhar os gastos e ainda ter uma visão dos pontos em que é possível economizar para começar a investir.

Por fim, é importante que você saiba que um planejamento financeiro semanal, quinzenal ou mensal somente será efetivo se você tiver disciplina para seguir o plano. Para isso, é preciso ter metas claras e fazer o controle da forma correta. Isso permitirá que você identifique falhas e tenha uma vida repleta de abundância.

Se você gostou deste post sobre planejamento financeiro semanal, conheça o ciclo da maestria —um treinamento para tirar você da zona de conforto e ajudá-lo a ter mais inteligência emocional, prosperidade financeira e alta performance!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: