• Home
  • Sucesso
  • Entenda a importância do plano de carreira para o sucesso profissional

Entenda a importância do plano de carreira para o sucesso profissional

plano de carreira

O plano de carreira é uma importante ferramenta para o sucesso profissional. Ele permite a criação de uma carreira mais focada e previamente planejada, reduzindo o tempo necessário para que os objetivos desejados sejam alcançados.

No entanto, é necessário saber como criar um bom plano. Definir um objetivo e depois persegui-lo não é o caminho. É preciso de algo profundo, bem baseado e que esteja em sintonia com as suas habilidades e interesses. Assim, você terá resultados grandiosos.

Nos tópicos a seguir, esclareceremos o que é o plano de carreira, como ele pode ser usado e qual é a sua utilidade para o sucesso profissional. Boa leitura!

Afinal, o que é o plano de carreira?

De maneira lúdica, imagine um plano de carreira como um mapa para o tesouro. Ele vai indicar o passo a passo necessário para que você atinja a carreira que sempre almejou. Porém, para isso, ele precisa ser bem estruturado.

Outra maneira de pensar nele é como um guia, que vai levar você do seu estado atual para o estado desejado. Isso, claro, não depende apenas de um bom plano, mas também de muita energia, foco e empenho ao longo da trajetória.

O problema é que, se o plano de carreira for mal construído, ele vai levá-lo a lugares indesejados. Por esse motivo, é preciso saber exatamente como criar o seu plano, quais elementos são prioritários e como reorganizá-lo com o tempo.

Qual é a importância do plano de carreira?

Há muitas vantagens associadas ao plano de carreira, e conhecê-las pode lhe ajudar a ter mais motivação para criar (e executar) o seu planejamento.

Gera vantagem competitiva

Pergunte aos profissionais que você conhece se eles têm um plano de carreira. Poucos (talvez, pouquíssimos) vão dizer que sim. Boa parte das pessoas não projeta sua carreira e, quando você faz isso, automaticamente tem uma vantagem competitiva.

Em resumo, essa vantagem coloca você um passo à frente dos outros competidores. Você sabe onde quer chegar e como fazer para chegar lá, diferente dos outros profissionais, que ainda estão perdidos no caminho. Assim, consegue obter melhores resultados.

Aumenta as chances de sucesso

É claro que não há uma formula para o sucesso. No entanto, se houvesse, três dos seus elementos seriam: foco, energia e tempo. Ou seja, é preciso ter um foco claro, empregar a sua energia (entusiasmo) nisso e durante um período considerado.

O plano de carreira condensa muito bem esses três elementos. Ele estabelece um foco, que é a posição profissional na qual deve chegar. Canaliza sua energia para esse foco e projeta isso por um certo período. Exatamente por isso, tem mais chances de sucesso.

Orienta os próximos passos

Há um caminho que separa você do seu objetivo profissional. Com passos na direção certa, esse caminho pode ser trilhado. Infelizmente, muitos profissionais estão desorientados, não sabem quais passos devem dar e nem mesmo quando.

O plano de carreira, nesse aspecto, funciona como uma bússola, indicando a direção dos próximos passos. Com ele, é possível saber exatamente quais cursos fazer e quais competências desenvolver, entre muitas outras coisas.

Elimina a procrastinação

Quando você adia o que deveria estar fazendo agora, está procrastinando. Essa atitude de jogar as coisas para o “depois” e deixar para fazer tudo “outra hora” é um enorme problema na vida profissional. O plano de carreira ajuda a corrigir isso.

Um bom plano possui como característica a temporalidade, isto é, tem datas e prazos bem definidos para que chegue onde deseja. Esses prazos criam uma pressão para que os passos necessários sejam dados. Logo, a procrastinação é reduzida ou eliminada.

Como fazer um bom plano de carreira?

A criação de um plano de carreira é um processo, chamado de planejamento. Há muitas etapas importantes, como conhecer seus interesses, analisar as demandas do mercado e as ferramentas que podem ser usadas em seu benefício. Confira, a seguir.

Oriente-se no mercado de trabalho

Se você usa o GPS com frequência, sabe que há dois pontos que orientam todo o seu trajeto: a sua localização atual e a desejada. No plano de carreira, é a mesma coisa. Portanto, é preciso pensar: onde você está hoje e onde quer chegar?

Invista um bom tempo estudando seu estado atual (em termos de conhecimento, habilidades, remuneração etc.) e o que deseja estar no futuro. É preciso, claro, estabelecer uma meta realista, possível de alcançar em certo período.

Conheça as ferramentas necessárias para o trajeto

Ao iniciar uma longa viagem de carro, você avalia se tem todas as ferramentas necessárias, como combustível e estepe. Igualmente, para planejar sua carreira, é preciso avaliá-las e, no percurso, conquistá-las.

Quais competências, por exemplo, você precisa para assumir o cargo de gerente financeiro de uma empresa? É possível avaliar essas competências básicas (ferramentas) em sites de páginas de emprego e estudando anúncios de vagas.

Trace metas consistentes

Após traçar a sua trajetória profissional e definir as ferramentas necessárias para que tudo ocorra bem, é preciso de mais uma coisa: boas metas. Elas ajudam você a manter o foco, além de monitorar o que já alcançou e o que ainda precisa ser alcançado.

O mais recomendado é que a meta atenda ao padrão SMART. Em outras palavras, ela deve ser: específica, mensurável, alcançável, relevante e com tempo bem definido. Do contrário, pode ser insuficiente para o seu plano de carreira.

Por exemplo, você pode definir a meta de “concluir o curso de linguagem em R até Novembro de 2021”, caso queria ser cientista de dados. O mais importante é ter objetivos bem alinhados aos seus interesses e que o levem até ótimos resultados.

Pense no plano de carreira como um mapa para o tesouro, pois ele vai ajudá-lo a chegar onde deseja. Quanto mais bem desenhado for esse mapa, melhor. Para tanto, é preciso se orientar (saber onde está hoje e onde quer chegar), definir as ferramentas certas e estabelecer boas metas.

Para criar um bom plano de carreira, é preciso investir no autoconhecimento, conhecer seus pontos fortes e fracos. Nosso curso imersivo PROTAGON pode ajudá-lo nessa tarefa. Aproveite para conhecê-lo melhor!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: