Poder do foco: 5 erros que atrapalham sua produtividade

poder do foco

Eu tenho falado bastante aqui sobre o poder do foco. Até porque esse é o ponto mais importante para você conseguir ter mais produtividade e conseguir alcançar os objetivos que se propõe.  Mas será que você está utilizando as ferramentas corretas e se comportando da forma ideal para isso?

Tem muita gente por aí que estuda o poder do foco há pouquíssimo tempo e que acaba reproduzindo dicas bem batidas para seus seguidores, que muitas vezes mais prejudicam do que auxiliam seus afazeres.

São “estratégias” que não ajudam você a se concentrar no que é realmente importante e, pior ainda, só tiram ainda mais o seu foco naquilo que interessa fazer.

Os erros que eliminam o poder do foco

Você bem sabe que não é de hoje que eu pesquiso produtividade para o desenvolvimento humano. São 12 anos treinando pessoas e quase 100 mil clientes atendidos ao longo desse período, que me ajudaram a entender muito bem o que funciona e não funciona para evoluir.

A seguir, eu conto para você o que não funciona para ter mais foco:

1. Não delegar: “Se você mesmo fizer, vai ser mais rápido”

Muitos líderes enfrentam dificuldades para delegar atividades justamente por acreditarem neste clichê. Só que a verdade é que delegar tarefas é necessário, assim como um follow up, isso é, um acompanhamento das tarefas delegadas.

Quando eu delego um projeto desafiador para alguém, gosto de encontrar essa pessoa ao menos uma vez por semana para analisarmos juntos sua execução. Se não houver esse acompanhamento, é possível que o colaborador procrastine a execução e deixe para realizar o projeto já perto do fim do prazo – o que afetará fortemente a qualidade do resultado.

2. Fazer reuniões e mais reuniões

Já ouviu muito isso? Então, ignore, pois o que você precisa fazer é, na verdade, evitar as reuniões!

As atividades de cada pessoa do seu time e os projetos a serem executados devem estar, desde o início, muito claros, e o estímulo precisa ser feito com base na meritocracia. Uma vez esclarecidas todas as dúvidas, deixe a sua equipe trabalhar e faça pontos de checagem.

Utilize ferramentas como o Whatsapp, que possibilita a troca de áudios, imagens e mensagens em grupos, que facilitam o acompanhamento dos trabalhos. Essa forma de follow up é muito mais eficaz do que agendar diversas reuniões que exigem deslocamentos e que muitas vezes são desorganizadas, já que todos querem opinar ao mesmo tempo e, na maioria das vezes, o foco é perdido.

3. Usar post-it

As pessoas normalmente abusam do uso do post-it, cobrindo de forma desorganizada as paredes e monitores do computador com papéis. Só que o uso dessa ferramenta não só gera poluição visual, como não permite a organização das tarefas por tema.

Além disso, aquela que deveria ser a função do post-it é ignorada, já que ele não possui prazo para a execução da tarefa. Trata-se de uma ferramenta que foi utilizada durante muito tempo, mas que hoje é antiquada, pois a pendência que você transfere da sua cabeça para o papel continua “solta”, sem prazo.

4. Ter uma lista de tarefas do dia

Se o seu primeiro ato ao começar o dia é criar a sua “To Do List”, ou seja, uma lista de afazeres, saiba que ela não é tão eficaz quanto você imagina. Eu testei isso durante muito tempo e concluí que é ineficiente, principalmente porque não estabelece um horário para a execução de cada tarefa.

Assim, por exemplo, uma pessoa que cria uma lista com dez tarefas para executar durante o dia acaba dando prioridade para atividades mais prazerosas, como redes sociais, Whatsapp, demandas de familiares ou de amigos, etc.

Quando se aproxima o final do dia, essa pessoa se desespera, ao perceber que só executou uma ou poucas das tarefas previstas. É natural que, diante do insucesso, ela se sinta culpada e incompetente e acabe recorrendo a fugas, como má alimentação, excesso de bebida ou perda de tempo assistindo televisão.

Só que não basta fazer uma “To Do List: é necessário ter uma agenda do dia, em que cada uma das tarefas possua um horário programado para ser realizada. Isso aumenta consideravelmente as chances de execução.

5. Sempre ter equilíbrio

Frequentemente, as pessoas criam a ilusão de que a vida será sempre equilibrada. Só que isso não é verdade. É claro que é positivo perseguir uma situação assim, mas sempre haverá aquelas tarefas para as quais, em um determinado momento, você deverá dirigir o seu poder do foco.

Desse modo, um empresário que está abrindo uma filial naturalmente deverá concentrar as suas energias nessa atividade, às vezes até comprometendo temporariamente a convivência com a família e o cuidado com a saúde.

O importante ter em mente que essa janela de tempo, de “pausa” no equilíbrio, não pode superar 60 ou 90 dias. É preciso buscar certo “desequilíbrio consciente”, pois haverá momentos em que a família estará em primeiro lugar e outros em que os negócios terão prioridade.

Funciona como uma espécie de revezamento, que garante que todos os pratos da balança se mantenham equilibrados, alguns com mais corda, outros com menos corda, de acordo com o contexto, sem nenhum deles cair. O equilíbrio perfeito é utópico.

Foco ao evitar os clichês!

Evite usar estratégias pouco eficazes e que não trazem o resultado esperado. É fundamental que você se concentre nas atitudes corretas para ter mais poder do foco e realizar as atividades necessárias para alcançar as suas metas. Pense nisso antes de começar novas empreitadas na sua vida.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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