Quer abrir um negócio lucrativo? Conheça os 5 passos!

abrir um negócio lucrativo

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. As motivações são várias e passam por não ter chefe e conquistar mais qualidade de vida. Há nisso um fato indiscutível: empreender é uma das poucas maneiras de ser próspero financeiramente e de chegar aonde poucos conseguem. Contudo, para isso se tornar realidade e você ter uma vida incrível, é preciso abrir um negócio lucrativo.

É verdade que existe no Brasil uma “cultura empreendedora” e que estamos entre os primeiros países nos rankings de empreendedorismo do mundo. No entanto, muitas pessoas acabam colocando tudo a perder porque cometem erros banais durante o processo de abertura de uma empresa. É por isso que é importante ter conhecimento sobre como dar os primeiros passos de forma segura e sem correr riscos.

Não importa se você tem um sonho ainda distante de montar o próprio negócio ou se está muito perto de concretizá-lo: este pequeno guia com cinco passos para abrir um negócio lucrativo é fundamental. Confira, aplique e boa sorte!

1. Tenha um propósito claro

O primeiro passo para se tornar um empreendedor de sucesso é definir o propósito do negócio. É necessário pensar da seguinte forma: as empresas existem para resolver os problemas do mundo. Qual problema ou situação o seu negócio irá resolver?

O propósito está diretamente relacionado à possibilidade de o negócio dar certo ou não. Se você não tiver um propósito, é possível que não exista uma real demanda para a sua ideia. Isso quer dizer que não há pessoas dispostas a pagar pelos serviços ou produtos que você pretende oferecer. E sem demanda, obviamente, não há lucro.

Reflita sobre as dificuldades que as pessoas possuem, sobre alguma situação que você poderia resolver com a sua empresa. O propósito de um negócio define o impacto que ele vai gerar na sociedade, mas também o quanto você poderá ganhar com isso, já que será remunerado para solucionar esse “problema”.

2. Vá atrás do capital necessário

Depois de definir o propósito da sua empresa, o segundo passo é conseguir o capital necessário para tirar a ideia do papel.

Muitas pessoas querem empreender sem ter dinheiro, o que é absolutamente inviável. É preciso pensar em termos práticos e analisar se você tem alguma possibilidade de arcar com os custos por meio de uma reserva financeira ou com a liquidação de algum patrimônio, como um carro ou uma casa.

Se não for o caso, é possível buscar capital com pessoas próximas, amigos ou parentes. Você também pode ter acesso à quantia necessária em instituições financeiras, como bancos ou cooperativas de crédito.

3. Comece no seu tempo livre

É normal que muitas pessoas tenham receio de largar a carteira assinada ou um cargo público e virar a chave abrindo a própria empresa. Porém, você pode abrir um negócio lucrativo e com reais possibilidades de ganho se dedicando a ele no seu tempo livre. É claro que, em algum momento, você terá de fazer uma escolha, mas no início é possível realizar duas atividades em paralelo.

O mais importante é não se acomodar e acabar adiando para sempre o seu sonho. Por isso, qualquer forma de empreender já significa um movimento em direção a uma mudança maior. Use as suas horas vagas – à noite, aos sábados e domingos – para planejar como abrir um negócio lucrativo.

4. Não tenha medo de falhar

Muitas pessoas desistem do sonho de abrir um negócio porque têm medo de fracassar ou por temerem o julgamento alheio. Fuja disso! O único medo que você deve ter é o de “ficar na arquibancada” e não estar em campo jogando o jogo da vida.

Existe muita gente que fica apenas na plateia julgando quem está tentando realizar sonhos. Mas essas pessoas nunca alcançarão o sucesso. Você só irá conquistar a vida que deseja se subir no palco. Lembre-se: seu medo deve ser o de permitir que a vida passe em branco e de não deixar a sua marca no mundo.

5. Concentre-se nas vendas

Se você quer abrir um negócio que tenha muitas chances de crescer, é preciso focar nas vendas. Parece óbvio que as vendas sejam o coração de uma empresa, mas a maioria das pessoas se preocupa com detalhes e não dá a devida atenção para essa parte fundamental.

São as vendas que irão tornar seu negócio lucrativo, portanto, concentre-se nelas de forma massiva. Somente assim você poderá resolver os problemas dos seus clientes e prosperar com isso.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.