Roda da vida: o que é e como essa técnica pode mudar a sua vida?

roda da vida

O automatismo e a inconsistência fazem parte da rotina de diversas pessoas. Assim, não é nenhuma surpresa de que muitos carreguem consigo uma falsa noção de que o seu dia a dia está bem organizado, mas no fundo sabem que não apresentam um planejamento coerente com suas expectativas. Então, qual é a consequência de tudo isso? Menos qualidade de vida e, é claro, menos resultados em todas as esferas da sua história.

É por isso que investir no autoconhecimento é uma das melhores atitudes que você pode tomar. Afinal, a jornada de aprofundar-se em descobrir quem você realmente é, saber quais são os comportamentos que prejudicam o alcance dos seus objetivos e determinar o seu propósito pode ser reveladora. É aqui que entra a roda da vida.

Amplamente utilizada pelos coachings e psicólogos, essa ferramenta auxilia qualquer pessoa na busca pelo autoconhecimento, já que faz uma retomada histórica sobre todas as esferas de uma vida plena. Que tal conhecê-la profundamente? Continue a leitura para saber como funciona a roda da vida!

O que é a Roda da Vida?

Quero começar este artigo com um questionamento: você concorda que quando não estamos bem em uma esfera da nossa vida, todas as outras áreas são impactadas de maneira negativa? Ora, quando o nosso relacionamento amoroso não vai bem, é natural que o nosso desempenho profissional seja reduzido, visto que as questões emocionais se relacionam diretamente com a produtividade.

Por isso, não é difícil afirmar que todas as áreas da nossa história estão interligadas como uma grande teia e, quando mexemos em uma delas, todas as outras sofrem impactos, por menores que eles sejam. Ter essa visão holística do ser humano transforma o nosso mindset, afinal, percebemos que precisamos estar íntegros em todas as nossas áreas para alcançar a plenitude.

Em outras palavras, é fundamental harmonizar cada esfera para conquistar um bem-estar constante e sempre crescente. Então, você deve estar se perguntando: como isso pode ser feito, Wendell? Na verdade, a resposta é bastante simples: utilizando a roda da vida. Como expliquei, essa ferramenta é um dos pilares para saber como ter mais autoconhecimento.

Criada por Paul J. Meyer — um autor norte-americano que viveu no período da Grande Depressão e lutou na Segunda Guerra Mundial —, a roda da vida nada mais é do que um instrumento que permite a percepção profunda sobre todas as esferas de uma história plena e cheia de sucesso.

Assim, em um formato circular, ela representa cada área do seu dia a dia: âmbito pessoal, campo profissional, relacionamentos e qualidade de vida. Cada um desses é dividido em três esferas principais, que se relacionam entre si. São elas:

  • âmbito pessoal: vitalidade e ânimo, desenvolvimento racional, equilíbrio afetivo;
  • campo profissional: realização e expectativa, recursos monetários, contribuição comunitária;
  • relacionamentos: familiares, desenvolvimento afetuoso, vida em grupo;
  • qualidade de vida: imaginação, lazer, completude e satisfação, religiosidade.

Ao analisar todas as fatias da sua roda, é possível identificar quais são as desarmonias que impedem a sua alta performance, visto que você consegue ter a clareza do seu estado atual, conquistando equilíbrio na vida pessoal e profissional. Aos poucos, é possível perceber qual é o seu índice de satisfação nas áreas mais importantes do seu cotidiano.

Por que você precisa usar essa ferramenta?

No início deste artigo, explicamos que colocar a vida no automático pode gerar sérias consequências para o seu bem-estar, começando pelo mal aproveitamento das suas capacidades e competências que poderiam transformar a sua profissão e satisfação pessoal. É por isso que as pessoas que apresentam um bom centramento tendem a viver melhor em família e prosperarem em seus trabalhos e relacionamentos.

Além disso, se todas as nossas esferas estão conectadas, não faria sentido trabalhá-las de maneira isolada, não é mesmo? Nesse sentido, utilizar a roda da vida permite o descobrimento daquilo que está paralisando o seu crescimento, tornando-o capaz de transformar a sua realidade por meio do desenvolvimento de novos hábitos e da quebra de comportamentos que prejudicam o seu bem-estar.

Indo mais além, ao identificar quais são suas principais insatisfações, é possível fortalecer o seu propósito e montar um plano de ação que realmente traga bons resultados. Eu explico: muitas vezes, acreditamos que os nossos problemas profissionais estão estritamente relacionados com a ocupação escolhida.

Ainda que as atividades desempenhadas no seu contexto de trabalho tenham forte influência na satisfação, não posso afirmar que é somente isso que impede a sua realização. Afinal, como expliquei no exemplo anterior, o relacionamento amoroso é uma das áreas que se relaciona com a sua profissão.

E não paro por aqui: não é só o namoro ou o casamento que interferem na satisfação profissional — a sua família, diversão, hobbies, vida social, recursos financeiros, saúde e disposição também influenciam no seu ambiente de trabalho e vice-versa. Como expliquei, é uma constante interação entre todos os fatores da nossa vida — daí a complexidade do ser humano.

Nesse sentido, não é difícil compreender as vantagens de investir na roda da vida, não é mesmo? Para facilitar, listei a seguir os melhores benefícios que você conquista com essa ferramenta:

  • facilita a identificação das suas crenças limitantes;
  • permite a conscientização das suas insatisfações, facilitando o desenvolvimento de um plano de ação coerente com a sua realidade;
  • evita o desequilíbrio físico e emocional;
  • colabora para o autoconhecimento;
  • proporciona uma melhora exponencial na sua qualidade de vida;
  • auxilia na determinação de quais áreas precisam de maior atenção e dedicação pessoal.

Como funciona a Roda da Vida?

Nos últimos tópicos, você pode aprender um pouco mais sobre o que é a roda da vida e quais são os melhores benefícios de utilizá-la na sua jornada. Mas ainda não expliquei como ela funciona, certo? Por isso, neste tópico, vou contar para você sobre sua técnica de utilização, explorando cada uma das esferas da roda.

Como você já deve imaginar, a roda da vida é responsável por realizar o mapeamento das áreas da sua realidade. Para isso, você precisa montar um círculo e dividi-lo em 12 fatias, sendo que cada uma representa uma esfera. Em seguida, é necessário atribuir um valor de 1 a 10 para todas elas — o mais interessante é utilizar diferentes cores para demonstrar mais ou menos intensidade na roda.

Com esse recurso visual, você consegue perceber mais facilmente quais são os âmbitos que precisam ser trabalhados, tendo em vista que as cores geram forte impacto na nossa mente. Vale lembrar, ainda, que o ideal é que cada esfera tenha pelo menos 60% de satisfação. Assim, quando isso não acontecer, é um sinal de que existe um desequilíbrio que deve ser analisado e resolvido com o seu plano de ação.

Além disso, a sinceridade é um dos pilares que sustentam a funcionalidade da roda. Por isso, lembre-se: se você não responder honestamente, o resultado não será coerente com a sua realidade — e o seu planejamento falhará. A minha indicação é abrir o seu coração para esse momento de autoanálise e colocar todas as suas energias para responder a cada área com honestidade.

Ainda que o resultado seja difícil de encarar, depois de visualizar a sua roda e tomar consciência das suas insatisfações, ficará muito mais fácil encontrar motivação para transformar a sua realidade e dar início a uma nova fase da sua história, repleta de bem-estar, satisfação e conexão com você mesmo.

Sem mais enrolações, vamos conferir quais são as esferas da roda e como utilizá-las no exercício? Acompanhe!

Vida pessoal

Um dos primeiros aspectos da roda da vida é o seu âmbito pessoal. Nele, você precisa prestar atenção na sua saúde e disposição, desenvolvimento intelectual e, é claro, o equilíbrio emocional. Cada um desses pilares sustenta a sua satisfação e bem-estar frente à realidade vivida.

Saúde e disposição

Nesse momento, pare e reflita: como está a sua saúde? Você tem tempo para descansar todos os dias? Cuidar do seu bem-estar é um dos tópicos mais importantes para manter-se saudável e sempre disposto, e perceber como a sua vida está sendo experimentada é um dos exercícios que a roda promove.

Por isso, não tenha medo de perceber quais são os sinais que o seu corpo está dando, combinado? Além de conseguir encontrar energia, animação e folego para encarar a sua rotina e dar conta do alinhamento do seu dia a dia pessoal com o profissional, é possível fortalecer a sua saúde para munir o seu corpo de ferramentas que afastam o mal-estar.

Desenvolvimento intelectual

Seguindo para a outra esfera do âmbito pessoal, o desenvolvimento intelectual faz parte do nosso crescimento. Nessa etapa, é fundamental avaliar qual é o nível de investimento gerado no seu aprendizado e a abertura apresentada para conhecer novos tópicos — seja na esfera profissional, seja no campo do autodesenvolvimento.

Isso porque é por meio do conhecimento e da sua aplicação que nos tornamos melhores seres humanos, com empatia e visão de mundo. Assim, além de fortalecer suas habilidades interpessoais, é possível construir hábitos saudáveis que lapidam sua sabedoria para enfrentar os desafios e escolhas diárias.

Equilíbrio emocional

Por fim, o equilíbrio emocional se refere ao modo como você lida com seus desafios, inseguranças, situações-gatilho e conflitos que surgem no dia a dia. Afinal, não há como negar que a reação apresentada diz muito sobre a sua qualidade de vida, assim como a forma como a realidade é enxergada.

Aqui, o papel da sinceridade ganha mais relevância, pois não é fácil encarar nossas emoções e reconhecer que aquilo que nos machuca, muitas vezes, é fruto do nosso próprio comportamento e crenças limitantes. Por isso, caso precise de ajuda nesse momento, não hesite em contatar um profissional qualificado, como um coaching ou psicólogo.

Vida profissional

Se a primeira fatia da sua roda deve ser destinada ao âmbito pessoal, a segunda precisa estar reservada para o campo profissional. Aqui, é fundamental avaliar como está a sua realização e o propósito em relação ao trabalho desenvolvido, a qualidade dos seus recursos financeiros e a contribuição social da sua ocupação.

Realização e propósito

Na escala de 1 a 10 que definimos anteriormente, qual é o seu nível de satisfação com o seu trabalho atual? E mais: que número representa a conexão da ocupação com a sua essência e o seu propósito de vida? Para responder a essas perguntas, é necessário realizar um mergulho profundo na sua personalidade.

Por isso, a roda é capaz de auxiliar cada indivíduo a encontrar o seu propósito e, então, motivá-lo a partir para a ação, determinando novos objetivos, descobrindo como alcançar metas, para que todas as atividades desempenhadas estejam 100% conectadas com quem você realmente é. Assim, a realização surge como uma consequência natural do seu processo de trabalho.

Recursos financeiros

Quem está totalmente satisfeito com seus recursos financeiros, não é verdade? No mundo digital e cheio de informações que vivemos, dificilmente acreditamos que a nossa renda é suficiente para cobrir todas as nossas despesas e, é claro, os nossos sonhos de consumo. É aqui que a roda da vida, novamente, transforma o seu mindset.

Ao identificar o seu nível de satisfação com as finanças, é possível determinar qual caminho deve ser seguido no plano de ação para que o seu orçamento abranja o estilo de vida desejado, desde que ele corrobore com o seu propósito, formação profissional e, é claro, com a contribuição social oferecida.

Contribuição social

No último tópico, citei que a contribuição social está diretamente relacionada com os recursos financeiros. Eu explico: perceber o quanto o seu trabalho impacta a vida das outras pessoas é uma grande motivação para continuar seguindo esse sonho ou transformar a sua esfera profissional.

Por isso, convido você a refletir sobre em qual nível as suas atividades afetam a realidade das outras pessoas, evitando subestimar as pequenas ações e consequências que, até então, parecem insignificantes para você. Lembre-se de que cada ação tem uma reação, e, no âmbito profissional, é fundamental que esse resultado tenha efeitos positivos na história da sociedade.

Relacionamentos

Como expliquei, a terceira fatia da sua roda se refere aos relacionamentos, tanto com a família quanto as afetividades amorosas e a sua sociabilidade com amigos e colegas de trabalho. Afinal, ter boas relações é um dos motivos que garantem o seu bem-estar e elevam a sua qualidade de vida, não é mesmo? Confira!

Família

A família é a primeira vivência que nós experimentamos. Nossos pais ou responsáveis estavam presentes nos nossos primeiros passos, palavras e conquistas. É por isso que fortalecer esse pilar é uma das melhores atitudes que você pode tomar para conquistar uma vida épica e ter mais bem-estar.

Nesse sentido, para montar essa fatia da sua roda, é necessário avaliar a sua satisfação frente às suas relações familiares, tanto com seus parentes diretos quanto com os novos sistemas criados a partir do seu relacionamento conjugal. Vale lembrar que, assim como o âmbito emocional, essa esfera pode trazer à tona sentimentos antigos e difíceis de lidar. Portanto, se precisar de ajuda, não hesite em procurá-la.

Desenvolvimento amoroso

Com a satisfação em relação a família avaliada, chegou a hora de analisar como está o seu desenvolvimento amoroso. Aqui, não falo somente sobre o seu relacionamento conjugal, mas também em relação ao amor próprio e à autocompaixão. Afinal, precisamos gostar da nossa personalidade para ter motivação e disposição para continuar perseguindo nossos sonhos.

Nesse sentido, a roda da vida permite a avaliação da confiança que você tem em si e nos outros, a qualidade do seu relacionamento conjugal e o nível de felicidade referente ao seu desenvolvimento amoroso. Aos poucos, é possível provocar mudanças profundas nos seus hábitos para criar um ambiente relacional saudável consigo e com os outros.

Vida social

Para concluir a esfera de relacionamentos, é necessário abordar o âmbito social. Independentemente da quantidade de amigos ou colegas de trabalho apresentada, a sociabilidade se refere à capacidade de interagir com os outros de forma saudável. É por isso que a qualidade da sua vida social diz respeito às suas preferências.

Em outras palavras, para algumas pessoas, uma realidade agitada, com festas e compromissos profissionais é sinal de uma vida social cheia de saúde, capaz de proporcionar excelentes resultados. Já para outros, um dia a dia mais quieto e reservado também traz o mesmo nível de satisfação.

Qualidade de vida

A última esfera da sua roda precisa abordar os três pilares da qualidade de vida: criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade, e espiritualidade. Nesse sentido, é a interação saudável entre eles que garante o seu bem-estar e permite um bom desenvolvimento na sua vida pessoal e profissional.

Criatividade, hobbies e diversão

Não há como negar que o trabalho é importante para nos manter ativos, mas o descanso e a diversão têm tanta relevância — se não mais — do que as atividades desempenhadas no seu ramo de atuação. Isso porque precisamos de momentos de lazer e relaxamento para garantir o descanso da nossa mente e a recuperação do nosso corpo.

A minha dica nesse momento se refere, novamente, à sinceridade: seja honesto com suas respostas, combinado? Isso garante que você evite exageros e tenha resultados coerentes com a sua realidade para garantir um plano de ação em harmonia com o seu propósito e que aumente a sua qualidade de vida.

Plenitude e felicidade

Alcançar a felicidade é um dos principais objetivos para todas as pessoas. Acontece que muitos esquecem que ela não é um aspecto a ser conquistado, mas sim um caminho a ser percorrido. Essa mudança de perspectiva nos auxilia a lidar com os altos e baixos que a realidade nos apresenta, percebe?

Nessa etapa, portanto, é fundamental avaliar o que é a felicidade e a plenitude para você, determinando se o seu dia a dia apresenta os aspectos que proporcionam esse tipo de bem-estar. Assim, é possível perceber quais são os hábitos que precisam ser modificados para construir um caminho mais feliz.

Espiritualidade

Esse tema é um tanto quanto delicado. Afinal, quando falamos em espiritualidade, tendemos a associá-la com religião. O fato é que essas duas esferas podem ter relações entre si, mas não dependem uma da outra para existir, tendo em vista que a espiritualidade diz respeito à conexão com todas as possibilidades que temos para explorar.

Dessa maneira, ao compreender que não temos controle sobre tudo, abrimos o nosso olhar para as diversas oportunidades que o universo tem a oferecer e conseguimos desenvolver uma crença fortalecida em relação à nossa autoconfiança. Nessa etapa da roda da vida, procure avaliar o seu nível de percepção holística em relação à sua personalidade e abertura para novas conquistas.

Como o coaching pode ajudar nesse processo?

Você lembra que comentei sobre a importância de contar com o apoio de um bom profissional para lidar de maneira positiva com as percepções que a roda da vida provoca? Quando utilizada da maneira certa, essa ferramenta tem o poder de evidenciar diversas dificuldades e comportamentos que podem perturbar o nosso dia a dia.

Portanto, esse exercício pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas. É justamente por essa razão que o coaching se torna uma possibilidade de crescimento para você, tendo em vista o acompanhamento personalizado que essa profissão oferece para os seus alunos e clientes.

Nesse sentido, é possível construir a sua roda da vida com o seu coaching e trabalhar junto com ele o seu plano de ação, com base no que foi avaliado e aprofundado nas outras sessões. Aos poucos, é possível mudar os hábitos e transformar o seu mindset, a fim de seguir o caminho da felicidade com disposição, energia e motivação.

Para complementar, separei, a seguir, as principais razões que asseguram a importância de ter esse apoio na sua jornada de autoconhecimento:

  • oferece outra perspectiva sobre as avaliações realizadas por você;
  • consegue orientar a construção do seu plano de ação;
  • auxilia no desenvolvimento de um propósito eficiente e coerente com a sua personalidade, desejos e sonhos;
  • estimula a sua criatividade e motivação para continuar o exercício como tarefas para casa;
  • possibilita a criação de outras rodas da vida, que foquem no desenvolvimento de habilidades específicas — como a roda profissional, pessoal e social;
  • auxilia no enfrentamento das suas dificuldades e serve como apoio para promover suas mudanças;
  • permite o aprofundamento em questões pessoais, que podem potencializar a sua transformação;
  • fortalece a sua autonomia para que você consiga realizar o exercício em outros momentos da sua história.

Além disso, vale lembrar que, com o apoio de um coaching, é possível fazer um excelente fechamento das suas sessões, finalizando todas as questões que podem ficar pendentes na realização do exercício individualmente, como a construção do seu plano de ação e a identificação dos comportamentos nocivos à qualidade de vida.

Não há como negar que a roda da vida é uma ferramenta poderosa e capaz de transformar a sua realidade. Afinal, ela facilita o reconhecimento dos seus hábitos, habilidades e competências, além de abrir diversas oportunidades de crescimento para que você aprimore cada esfera do seu dia a dia e torne a sua realidade épica e plena.

E então, você se sente preparado para construir uma nova história? Aproveite para conhecer o Ciclo da Maestria! Nesse encontro, realizaremos diversas rodas da vida para alcançar o sucesso e a plenitude!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: