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Saiba como encontrar o nicho de negócio perfeito para você

Empresário segurando dardo vermelho no alvo.

Para alcançar o sucesso no mundo dos negócios é preciso saber quem é o seu cliente. Afinal, o perfil do público que irá se beneficiar das soluções oferecidas pela sua empresa irá influenciar em diversos aspectos, como marketing, desenvolvimento de produtos e serviços, atendimento etc.

Muitas vezes, na busca por alcançar grandes públicos, empresas lançam seus produtos no mercado e os divulgam com mensagens genéricas. O que acontece nesses casos é que, quando se tenta vender para todo mundo, há o grande risco de não vender para ninguém.

Para evitar que isso aconteça no seu negócio, é preciso encontrar o nicho perfeito para você. Para te ajudar nessa importante busca, preparei uma sequência de dicas imperdíveis, confira!

O que é nicho de negócio?

É chamado nicho de negócio uma segmentação específica de mercado na qual uma empresa pode atuar. Isso significa ter foco em atender as necessidades de um grupo particular de clientes que compartilham interesses, características ou necessidades comuns.

Por exemplo, uma loja de roupas pertence ao segmento de vestuário, e pode ter foco em nichos como: roupas esportivas, para gestantes, adeptos de determinado estilo de se vestir etc. Por isso, podemos dizer que um nicho é um recorte de um segmento. 

Qual a importância de encontrar o nicho de negócio?

Para encontrar o nicho de negócio perfeito é preciso afunilar o público-alvo. Para alguns, isso significa reduzir as oportunidades de venda, mas se tudo for feito de modo planejado e estratégico, o efeito será totalmente o oposto.

A venda está entre os passos finais da jornada do cliente, para chegar nela é preciso encantá-lo. Isso pode ser feito de várias maneiras e todas elas passam pela comunicação, ou seja, o modo como a empresa transmite mensagens aos consumidores.

Retornando ao exemplo da loja de roupas, não ter um nicho definido representa não saber exatamente com quem está falando. Nesse sentido, a linguagem utilizada poderá ser genérica, não causando identificação no público e, consequentemente, comprometendo os resultados das vendas.

Por outro lado, encontrar um nicho representa a oportunidade de criar um planejamento de comunicação com estratégias totalmente voltadas ao público-alvo. Desse modo, haverá maior identificação e, possivelmente, melhores resultados em vendas.

Resumindo, encontrar o nicho de negócios perfeito para você permitirá que saiba exatamente com quem está falando e para quem está vendendo. Então, poderá adotar estratégias direcionadas e com muito mais chances de sucesso.

5 Passos para encontrar o nicho de negócio ideal para você

Até aqui sabemos a importância do nicho de negócio para uma empresa. Mas o que fazer para encontrar o nicho perfeito? Confira os passos a seguir!

1. Reflita sobre seus interesses e habilidades

Apesar de estarmos falando sobre nicho de negócio, um passo importante envolve o autoconhecimento. Afinal, o empreendedor precisa ter afinidade com aquele que será o seu trabalho. Isso o tornará imparável na missão de oferecer valor aos clientes através de soluções efetivas para suas necessidades.

Comece fazendo uma lista com as suas habilidades, interesses e experiências profissionais. Esse exercício de autoconhecimento o ajudará a identificar um nicho que faça sentido para os seus objetivos profissionais e esteja alinhado com suas paixões e habilidades.

2. Avalie as tendências de mercado

Considerar as suas paixões é importante, mas você não deve resumir as decisões sobre seu nicho de negócio a isso. Afinal, é necessário existir demanda para uma empresa ser bem-sucedida.

Dessa forma, é preciso fazer uma avaliação das tendências de mercado, considerando quais têm potencial de crescimento, estão em ascensão ou não são totalmente atendidos.

3. Identifique os problemas que o seu negócio consegue resolver

Todo negócio resolve algum tipo de problema ou necessidade dos consumidores, esse é o valor que ele oferece. Considerando os seus interesses e habilidades, assim como as tendências de mercado, identifique quais dores dos clientes você consegue resolver.

Observe alguns exemplos de empresas e os problemas dos clientes que elas resolvem:

Carros por aplicativo: resolvem a dor dos clientes de terem que esperar por um táxi por muito tempo ou não conseguirem encontrar um motorista disponível. 

Streaming de filmes e séries: resolve a dor dos clientes de terem que pagar valores altos para assistir a um único filme ou série de TV, oferecendo uma grande variedade de conteúdo por uma taxa mensal.

Plataforma de locação de imóveis por temporada: resolve a dor dos clientes de terem que se hospedar somente em hotéis quando viajam, permitindo que encontrem opções totalmente adequadas às suas necessidades.

4. Defina sua proposta única de valor

Selecione alguns possíveis nichos através das análises feitas até aqui e identifique o que torna esse tipo de produto ou serviço único e valioso para os clientes. Essa será a sua proposta única de valor, as características que irão destacar o seu negócio e torná-lo único no mercado.

Esse ponto é importante ao encontrar o seu nicho de negócio ideal porque, do contrário, você terá como única estratégia de atração o preço baixo. Assim, as pessoas verão seu empreendimento de forma desvalorizada, além do alto risco de descontrole financeiro.

5. Analise a concorrência

Um passo atrelado ao anterior envolve a análise da concorrência. Saiba quem são os principais concorrentes do nicho que escolheu e como eles estão operando. Identifique o que eles estão fazendo bem e o que poderia ser melhorado.

Essa pesquisa poderá ser feita através das redes sociais, de plataformas de avaliação e até da experiência de ir até os estabelecimentos como cliente e analisar a qualidade dos produtos ou serviços e atendimento.

As informações obtidas servirão como um norte para entender como sua empresa poderá se diferenciar ainda mais no mercado, oferecendo o que os clientes não terão na concorrência.

Conclusão

Encontrar o nicho de negócio perfeito é uma missão que exige dedicação, pesquisa e muita análise. Depois disso, se inicia a fase dos testes para validar a ideia no mercado e realizar as mudanças que forem necessárias.

Lembre-se que um negócio de sucesso é aquele que se mantém em constante movimento para se adaptar ao mercado e oferecer o melhor aos clientes. Aplique essas dicas para encontrar o nicho ideal e eleve sua empresa para o próximo nível!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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