Saiba como identificar comportamentos e características de pessoas falsas.

Saiba como identificar comportamentos e características de pessoas falsas.

Durante nossas vidas nos deparamos com vários tipos de pessoas, algumas são autênticas e genuínas, outras nem tanto. Pessoas falsas muitas vezes demonstram ser pessoas simpáticas, disponíveis e prestativas, mas ao passar do tempo percebemos que não é bem assim.

Mal intencionadas e até mesmo manipuladoras, pessoas falsas tendem a se  aproximar escondendo suas verdadeiras características, forçando comportamentos, postura, falas e até mesmo atitudes. Por muitas vezes são envolventes, mas quando chegam onde querem, demonstram sua verdadeira face.

Se puxarmos em nossas memórias já na adolescência precisamos lidar com situações acerca de falsas amizades. Ao adentrarmos na vida adulta, pela maturidade e experiência, passamos a conseguir identificar com mais facilidade esse tipo de pessoa. E mesmo assim, às vezes, acabamos por nos deixar levar pelas situações e quando vemos já estamos num ambiente negativo que não nos leva a lugar algum, pelo contrário, só nos afunda. 

Diante disso, você consegue identificar pessoas falsas? No trabalho ou na vida pessoal, você consegue perceber os reais interesses da aproximação das pessoas?

Aqui vamos dar algumas dicas para ajudar a identificar esse tipo de pessoa.

Comportamentos e características de pessoas falsas 

Falta de congruência

Pessoas falsas tendem a faltar com congruência entre palavras e ações. Falam uma coisa e suas atitudes demonstram o contrário. Prometem e nunca cumprem.

Nesse sentido, observe se há consistência entre o que fala e como ela age seu dia a dia. Se a disparidade for frequente, fique em alerta.

Inconsistência nas relações

Apesar de saber manipular e se aproximar, pessoas falsas possuem inconsistências em suas relações interpessoais, seja no ambiente de trabalho,  social e até mesmo familiar.

Elas mudam constantemente de comportamentos e atitudes, dependendo das pessoas que estão ao seu redor. São agradáveis e amigáveis quando precisam de algo, e demonstram indiferença e hostilidade quando não tem interesse em ou não terá nenhum benefício. Essa incongruência nas relações é um forte indício de falsidade.

Manipulação

Pessoas falsas tendem a serem manipuladoras para tirarem proveito das situações e para que isso ocorra ela é capaz até de inventar mentiras. Criam narrativas falsas, distorcem fatos para alcançar o que desejam.

Usam táticas de elogio exagerado e muita aproximação para ganhar confiança do outro, tendo como foco ganhar vantagens pessoais. Esteja atento a pessoas manipuladoras, que fazem fofoca, inventam mentiras e jogam com as pessoas.

Como lidar com pessoas falsas?

Observe os comportamentos das pessoas e confie na sua intuição. Se algo lhe parecer errado, ou você sente energia negativa, é provável que você esteja diante de uma pessoa fala.

As incoerências, manipulação e até mesmo as mentiras, são indícios de que essa pessoa não é de confiança e, ainda, pode te prejudicar. Sendo assim, vamos dar algumas dicas para lidar com esse tipo de pessoa, afinal em alguns ambientes é impossível cortar totalmente as relações:

Mantenha a distância

Identificou uma pessoa falsa? Quanto mais distante melhor. Reduza os contatos e interações com essa pessoa, para evitar possíveis problemas futuros ou até mesmo se envolver em alguma mentira contada por ela a outra pessoa.

Cuide do seu emocional

Controle seus comportamentos diante de pessoas falsas, como você reage a cada ação delas diz muito a respeito de você. Não permita que as palavras e atitudes dessas pessoas afetem negativamente seu controle e bem estar-emocional.

Não dê intimidade

Não compartilhe informações confidenciais e até mesmo detalhes importantes da sua vida a pessoas que você sente serem falsas. Proteja sua privacidade e integridade evitando dar a elas informações para que possam ser utilizadas para mentiras e manipulações.

Busque relacionamentos genuínos

Foque em estabelecer relações e conexões com pessoas verdadeiras, autênticas e genuínas. Confiança mútua, respeito e sinceridade são base para relacionamentos saudáveis. Pessoas verdadeiras são a fonte do nosso bem-estar emocional.

Lembrando também que pessoas falsas são sugadores de energia, e tendem a criar ambientes pesados, inseguros e instáveis. Se for necessário se imponha para que essa atmosfera não se torne o “ambiente comum” e que as pessoas se “acostumem” a viver nele, isso não é nada saudável.

Identificar e saber lidar com pessoas falsas é um desafio. Isso só é possível através do autoconhecimento e maturidade, quando vamos enxergar com mais atenção e criticidade nossos relacionamentos, bem como as pessoas que se aproximam de nós.

Aprender também a observar os comportamentos e ações das pessoas nos ajuda a entender melhor suas reais intenções. Nesse sentido, busque sempre fortalecer relacionamentos positivos e estar sempre perto das pessoas que são realmente verdadeiras, bem como transmitam confiança e que sejam seu suporte emocional.

Não seja você a pessoa falsa, estabeleça relacionamentos sólidos, não procure as pessoas só para atender seus próprios interesses, seja discreto quando alguém confidenciar alguma intimidade,  não jogue com os sentimentos das outras pessoas para benefício próprio. Seja autêntico, genuíno e bem intencionado, você só tem a ganhar com isso.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *