Saiba como identificar, gerenciar e resolver conflitos de maneira construtiva

Duas pessoas puxando um cabo

Conflitos são inerentes a nossa vontade, fazem parte da nossa vida e surgem em diversos contextos. Onde há relacionamentos, há conflitos, seja no trabalho, nos relacionamentos, na vida em família e até mesmo em nossa sociedade, a exemplo de condomínios e bairros.

A forma como lidamos com eles reflete diretamente em nossos relacionamentos, comportamentos e bem-estar emocional. Quando aprendemos a identificá-los, gerenciá-los e resolvê-los de forma construtiva, estamos promovendo um movimento saudável e produtivo.

Nesse sentido, a resolução de conflitos deve ser feita de maneira harmoniosa e pacífica. Além disso, outros conflitos surgirão ao longo da jornada, então é preciso estar atento a tentar resolver o quanto antes e, até mesmo, evitá-los.

A partir de agora vamos dar um passo a passo para identificar, gerenciar e chegar de forma assertiva à resolução de conflitos.

Como identificar conflitos?

Esse é o primeiro passo, a identificação de conflitos. Para isso é importante estar atento aos sinais a exemplo de:

Mudança de comportamento das pessoas

Quando você percebe que as pessoas estão mudando comportamentos em determinadas situações, seja se afastando, ficando mais calada ou mais falante, dentre outros aspectos pode ser um sinal.

Aumento da tensão (clima)

Nós seres humanos temos intuição e sabemos quando o clima está tenso, quando “o ar está mais pesado”. Fique atento quanto a isso

Surgimento de questionamentos

Perguntas muito pontuais, com tom mais incisivo e, até mesmo, agressivo, devem ser um ponto de atenção e o indício de conflito.

Falta de comunicação

Ausência de comunicação, ou mesmo uma comunicação não clara, pouco objetiva, pode ser um indicativo de que algo não está seguindo seu fluxo normal.

Esses são apenas alguns dos indícios e é preciso avaliá-los de maneira sistêmica, dentro de um contexto, para assim assegurar que ali há um conflito. Lembrando que identificado de forma precoce, é mais fácil lidar com a resolução de conflitos.

Gerenciando conflitos

Após identificá-los o próximo passo é fazer o gerenciamento para caminhar para a resolução de conflitos.

Crie um ambiente seguro

Chame as pessoas envolvidas no conflito e apresente um ambiente favorável ao diálogo. Apresente regras básicas de comunicação e respeito para que todas possam falar e ouvir uns aos outros. 

Permita e incentive para que todos expressem seu ponto de vista.

Identifique as emoções

Esteja atento às emoções e comportamentos durante os diálogos e faça intervenções pontuais quando necessárias, a exemplo se os ânimos se exaltarem. Conflitos estão sempre enraizados em emoções e sentimentos.

Valide o que cada um está sentindo e ofereça o direito de expressá-la. Seja respeitoso.

Resolvendo os conflitos

Existem diversas formas para a resolução de conflitos. A estratégia deve ser definida mediante a origem e as pessoas envolvidas. E podem ser:

Compromisso

Estabelecendo um compromisso de ambas as partes, o famoso meio-termo. Faça acordas e deixe bem claro como as coisas passarão a funcionar.

Colaboração

Esse tipo de acordo é baseado no trabalho em conjunto, para que juntos, possam encontrar a melhor solução para todos os envolvidos.

Acomodação

Nesse tipo de resolução de conflitos uma das partes abre mão de seu posicionamento. É preciso estar atento se a pessoa estará confortável em ceder, ou apenas aceitando para encerrar a discussão do momento.

Mediação

Nesse tipo de resolução uma terceira pessoa, imparcial, entra para mediar as ideias de ambas as partes. Deve ser feita por uma pessoa com habilidades para tal.

Esteja ciente e atento se essas resoluções terão efeito ou não, e vá observando os padrões, causas e consequências dos mesmos, para definir o melhor trajeto.

Todos os processos de resolução de conflitos devem ser direcionados e focados na resolução do problema e não na origem ou na busca de culpados. Por isso é muito importante o autoconhecimento e desenvolvimento da resiliência e flexibilidade. 

Como já disse anteriormente os conflitos sempre aparecerão, esteja preparado para identificá-los o quanto antes e não deixar virar uma bola de neve. Faça da identificação, gerenciamento e resolução de conflitos um ciclo constante em sua vida.

Lembre-se cada resolução de conflito pode ser uma excelente oportunidade de amadurecimento, desenvolvimento e, sobretudo, aprendizado. Além disso, ele serve para prevenir e evitar novos.

Habilidades essenciais para resolução de conflitos

Algumas habilidades essenciais para conduzir a resolução de conflitos:

  • Comunicação eficaz
  • Inteligência emocional
  • Negociação
  • Pensamento sistêmico e colaborativo
  • Empatia
  • Gerenciamento de estresse

Desenvolva essas competências a fim de sempre enxergar os pontos de melhoria, seja em processos, em pessoas e em si mesmo. Faça o que tem que ser feito, na hora que tem quer ser feito.

Com o tempo você se tornará um expert no assunto e esse tipo de ação se tornará natural para você e para as pessoas da sua convivência.

Não deixe que problemas e conflitos impeçam você de seguir adiante. E se você precisa desenvolver essas e outras habilidades eu convido você a conhecer o Protagon, meu método para que você mude sua mentalidade diante da vida, atrair o que você deseja e ter uma vida épica. Clique aqui e saiba mais.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *