• Home
  • Sucesso
  • O que a série Game of Thrones pode te ensinar sobre espírito de liderança?

O que a série Game of Thrones pode te ensinar sobre espírito de liderança?

Série sobre liderança: o que Game of Thrones te ensina sobre isso?

A conquista de uma vida abundante, com equilíbrio e prosperidade, envolve liderança — seja no ambiente de trabalho, seja dentro da sua casa. Afinal, ser capaz de harmonizar as suas necessidades com as dos seus colegas demanda o conhecimento de quem está ao seu redor, bem como de quem você é, seus gostos e preferências.

Você com certeza já ouviu falar que a arte imita a vida, não é mesmo? Uma das tramas que encantou diversos públicos nos últimos anos foi Game of Thrones. Muito além de uma série fictícia que remonta os tempos antigos, esse show tem muito a nos ensinar sobre espirito de liderança, trazendo insights profundos sobre os nossos comportamentos.

Com os ensinamentos dessa série sobre liderança, desenvolvi este artigo apresentando as principais lições que podemos tirar de Game of Thrones. Aproveite para separar o papel e a caneta e anotar todas essas dicas para crescer pessoal e profissionalmente!

Acredite no propósito da organização

Toda instituição precisa ter metas e propósitos, não é mesmo? Sem uma missão clara, fica muito difícil atingir os objetivos organizacionais a fim de fazer crescer o seu negócio. O fato é que muitas empresas deixam de lado o seu propósito para focar nos resultados, mas não percebem que essa atitude nada mais é do que um tiro no pé.

Mas, o que isso tem a ver com Game of Thrones? A cada episódio, vemos personagens construindo sua própria luta pautados em um propósito que guia suas ações e atitudes. Um dos melhores exemplos é Jon Snow, que apresenta ideais nobres e um senso de moralidade constante e presente em todas as cenas.

Um dos protagonistas que conquistou a admiração de muitas pessoas — dentro e fora da série —, Snow traça uma jornada de herói para proteger a população de criaturas desconhecidas. Aos poucos, ele desenvolve uma grande habilidade que é fundamental para fortalecer a sua liderança e se tornar um dos personagens mais importantes do show: transformar inimigos em aliados.

Acontece que isso não seria possível se ele não tivesse um propósito fortalecido, acreditando nas suas decisões e tomando atitudes que realmente fortalecem suas relações pessoais. E mais: ele não só engaja seus colegas, como também está ao seu lado nos momentos difíceis, lutando junto para conquistar seus objetivos e mostrando a razão e importância dos propósitos para a sua batalha.

Venda a ideia com paixão

Além de acreditar nas suas missões, outra característica fundamental de um bom líder é saber como vender a sua ideia com paixão. Novamente, para isso, é importante ter sempre em mente seus propósitos e tomar atitudes éticas e estratégicas para atingir seus objetivos.

Nesse sentido, os líderes extraordinários são aqueles que conseguem trazer equilíbrio em ambientes instáveis, tendo convicção de que será capaz de encontrar as respostas certas para continuar crescendo, mesmo que o futuro ainda não esteja totalmente claro. Quem promove esse ensinamento ao público é Daenerys Targaryen, construindo uma imagem irresistível em qualquer estratégia de relação pública.

A mãe dos dragões foi capaz de alinhar os esforços certos, estimular a cooperação entre as diferentes partes da sua equipe, engajar seus aliados e manter a motivação de todos. É isso que a tornou única na série e a fez chegar onde chegou, tanto pelas suas habilidades sociais quanto pela ação e energia que apresentava para vender suas ideias.

Tenha coragem para arriscar

Para fazer algo único e extraordinário, é preciso ter coragem e determinação para arriscar. Daenerys, novamente, é um exemplo clássico de evolução da prática de liderança: ela mostra que os líderes devem ser preparados, além de ter pessoas de confiança ao seu redor para tomar decisões que trazem benefícios para todos os envolvidos.

Com empatia, ela conquista a confiança dos seus comandados, que seguem fielmente suas atitudes e corroboram com as decisões tomadas. No entanto, isso só é possível em razão da coragem que a personagem tem para assumir os riscos das suas ações e ser responsável pelos possíveis erros.

Desenvolva uma visão de futuro

No último tópico, explicamos que é fundamental ter coragem para arriscar, tendo em vista que essa habilidade engaja as equipes e, é claro, você mesmo. Alinhada a ela, existe outra característica que os líderes precisam desenvolver: a visão de futuro. Sem conhecer o que pode acontecer e levantar as possíveis consequências das suas atitudes, fica muito difícil tomar uma decisão consciente e benéfica.

É por isso que o lema “o inverno está chegando”, da Casa Stark, é um dos grandes ensinamentos da série. Ao avisar a população que o frio intenso está a caminho, todos ficam cientes de um futuro próximo que pode trazer consequências negativas. Assim, é possível preparar-se para superar os desafios que o inverno trará e sobreviver com temperaturas intensas.

Não é nenhum mistério que muitos acontecimentos poderiam ser evitados se os personagens fizessem uma breve análise de riscos e impedissem atitudes impulsivas. Nesse sentido, posso dizer que a mesma coisa acontece com as organizações, não é mesmo? Afinal, conhecer o real cenário traz a possibilidade de criar estratégias que mantém a sua empresa funcionando de forma eficiente.

Inspire outras pessoas

A inspiração e motivação podem promover grandes mudanças na sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Além de Daenerys Targaryen ser um dos personagens mais inspiradores da série, posso listar Arya e Sansa Stark, que desenvolvem suas próprias batalhas e inspiram o público a nunca desistirem de ter uma vida mais digna e lapidar sua resiliência.

Você concorda que a inspiração fortalece a qualidade da sua equipe e a mantém funcionando de forma saudável e coerente com os propósitos da sua organização? É por isso que ela é uma das características mais importante dos líderes, sobretudo nos momentos desafiadores de crescimento.

Apoie e capacite os outros

Como comentei, um bom líder não é aquele que age sozinho e isola sua equipe — muito pelo contrário: ele consegue apoiar seus colaboradores, capacitar os seus colegas e engajar o time para que todos trabalhem em prol de um grande objetivo e, por consequência, façam crescer organização.

Nessa série sobre liderança, duas alianças servem como excelentes exemplos de evolução: a primeira entre os Lannisters, Bolton e Tyrell, e a segunda entre os Targaryen e Starks. Ao capacitar cada uma dessas casas, a vontade de crescer e manter um constante progresso é perceptível.

Da mesma forma acontece na sua empresa: quando você alinha equipes, capacita seus colaboradores e se mantém ativo nas lutas diárias, é possível engajar cada um dos seus colegas a fim de desenvolver um trabalho de melhor qualidade e que traga resultados positivos para todos.

Tenha resiliência em momentos difíceis

Para finalizar a minha lista, não poderia deixar de falar da resiliência, não é mesmo? Como Petyr Baelish já diria: “caos não é um abismo — é uma escada. Muitos que a tentam escalar, falham e nunca mais tentam de novo”. Ainda que Mindinho não seja o personagem mais ético e moral da trama, essa frase apresenta um ensinamento muito valioso para os líderes.

Os momentos difíceis virão e, com eles, o caos aparecerá na sua empresa. Ter resiliência e saber lidar com esses desafios é uma das principais habilidades que você deve ter para não deixar a sua equipe parar e se desmotivar com as dificuldades apresentadas. Novamente, surge a importância de ter uma visão de futuro bem estruturada para orientar cada colaborador nas fases árduas.

Você percebe como Game of Thrones é uma excelente série sobre liderança, que possibilita o seu crescimento pessoal e profissional? Com um pouco de dedicação e estudo, você consegue desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um excelente líder e conquistar uma vida mais plena e abundante.

Como você viu, ter estabilidade emocional para tomar boas decisões é fundamental no caminho da liderança, não é mesmo? Aproveite para conhecer o ciclo da maestria e desenvolver habilidades para controlar suas emoções!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: