• Home
  • Produtividade
  • Você sabe o que é a síndrome do impostor e como ela afeta na sua produtividade?

Você sabe o que é a síndrome do impostor e como ela afeta na sua produtividade?

síndrome do impostor

Olá, amigo ou amiga, tudo bem? Hoje eu gostaria de abordar um tema que nos ronda muitas vezes, porém, não conseguimos identificar como algo que pode ser solucionado. Já ouviu falar na síndrome do impostor? Trata-se de uma condição psicológica de quando um indivíduo acredita ser uma fraude no trabalho e/ou família.

Essa pessoa acha que todo sucesso até agora foi por sorte ou ajuda de alguém. Mas não apenas isso: a síndrome do impostor também acaba se manifestando de outras formas, impactando em nosso resultado profissional e pessoal. Quer entender melhor sobre isso? Vou explicar nas próximas linhas, acompanhe-me!

Necessidade de se esforçar

Quem se sente como um impostor, acha que precisa sempre manter um nível alto de esforço, pois será descoberto como fraude se não o fizer. Isso leva a alguém que aceita todas as solicitações no trabalho e que não consegue dizer “não” para as horas extras até tarde. Com o tempo, o cansaço aparece e impacta o convívio familiar.

Propensão a adiar tarefas

Outra característica de quem tem síndrome do impostor é procrastinar. Você acha que aquela pessoa é preguiçosa ou que tem problemas com compromissos, quando na verdade ela tem medo. Sim, ela tem medo de falhar, de colocar a mão na massa para desempenhar aquela tarefa e tudo dar errado, então ela adia.

Vontade de agradar a todos

Quem tem síndrome do impostor também sente uma vontade enorme de agradar a todos. Isso porque ela acha que não tem valor nenhum dentro de si, a não ser as coisas boas que faz para as pessoas.

Então, para continuar tendo atitudes positivas na vida desse parente ou amigo, ela estará sempre agradando de alguma forma. É a maneira que essa pessoa encontrou para lidar com a sua insegurança e medo de perder quem ama.

Fuga de relacionamentos

Já aconteceu com você de alguém simplesmente “sumir” da sua vida? Muitas vezes, essa é a forma como alguém com síndrome de impostor se comporta.

Ao conhecer novas pessoas, pode bater um medo repentino de decepcionar a todos, sendo descoberta como uma fraude em tudo o que faz. Para ela, a solução é evitar qualquer tipo de relacionamento mais profundo.

Medo de se expor demais

Outro sintoma bastante comum de quem tem síndrome do impostor é o medo de se expor. Essa pessoa se abre pouco e conversa pouco sobre si mesma, conta poucos detalhes sobre seus relacionamentos e programas de vida. Não deve ser confundida com quem é tímida ou introvertida. Pois há algumas diferenças.

Por exemplo, com a síndrome, esse medo é baseado na questão de ser identificado como fraude. Por dentro ela até sente vontade de conversar, trocar ideias e falar de si, mas sente que qualquer coisa que for dita poderá ser usada contra ela. Consegue imaginar algo assim?

Se você se sente dessa forma, saiba que não está só. Somos todos humanos e isso às vezes assusta, mas isso que você sente é síndrome do impostor. A principal questão é se desenvolver para que essas dificuldades não sejam mais um problema. Uma ótima forma são treinamentos de produtividade e poder pessoal.

Quer atingir suas metas e melhorar a produtividade? Aproveite e conheça o Método Cronos de treinamento!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: