Por que é sempre fundamental ter modelos para se inspirar

modelos para se inspirar

É bastante disseminada a ideia de que é importante aprender com as experiências dos outros. Se alguém já percorreu o mesmo caminho e descobriu os atalhos certos, não há motivo para outras pessoas se perderem pela trilha errada. No entanto, quantos de nós realmente levamos isso a sério? Quem verdadeiramente procura modelos para se inspirar?

O caminho para a prosperidade é cheio de realizações e desilusões. Para se diferenciar, muitas vezes é preciso correr riscos que ninguém ainda enfrentou. Nesses casos, a pessoa deve confiar apenas nos próprios instintos, já que não há modelos para se inspirar. Porém, na maior parte do tempo, estamos percorrendo uma via cujos obstáculos já foram mapeados por alguém. Então, por que não pegar o guia emprestado?

Como procurar modelos para se inspirar

A “modelagem” é um dos processos mais intensos para se atingir o alto rendimento. Trata-se de analisar com profundidade o que determinadas pessoas fizeram no passado para atingirem o nível de sucesso que possuem no presente. A partir dessa análise, deve-se aplicar as técnicas e experiências na sua própria vida.

A busca de modelos para se inspirar pode ser realizada por diversas vias: livros, internet, coaching. A forma mais poderosa, no entanto, é o contato direto e pessoal com o modelo. Escolha alguns profissionais de sucesso na sua área de atuação e convide-os para um almoço ou café. Pergunte e ouça com extrema curiosidade sobre as dificuldades que eles enfrentaram, as decisões que tomaram e o que aprenderam com os próprios erros. Anote tudo, não se envergonhe.

Sobretudo, tenha coragem para fazer isso e esteja preparado para ouvir um não. Aliás, quando você encontrar o seu modelo e ouvi-lo, certamente irá se surpreender com a quantidade de negativas que ele escutou ao longo de sua trajetória.   

Exercite a humildade

Pode parecer tolice, mas uma das maiores barreiras a se superar na busca por modelos é a própria soberba. É surpreendente como somos predispostos a quebrar a cara apenas para sustentar o nosso modo de fazer a coisas. Preferimos tropeçar desnecessariamente nas nossas próprias pernas do que imitar humildemente o caminhar dos outros.

Humildade não se compra na farmácia, infelizmente. Praticá-la exige um exercício constante de desconstrução de nossas defesas egocêntricas. Uma boa forma de treinar é dar crédito aos outros, ouvi-los, acreditar sinceramente que qualquer pessoa, por mais simples e inexperiente que seja, sempre terá algo a ensinar.

Uma vez que estamos dispostos a ouvir a todos e selecionar o que tem utilidade, aprendemos a ser humildes. Assim, fica muito mais fácil absorver o máximo da experiência e da trajetória dos nossos modelos quando os encontramos.

Foque nas ações práticas

É um erro procurar elementos abstratos em um mentor, como disciplina ou foco. Essas são características que todas as pessoas de sucesso possuem e que você também deve desenvolver para poder prosperar. O que se deve buscar são dados práticos: ações, comportamentos, escolhas e decisões.

Pergunte e ouça como eles resolveram determinado problema específico, qual estratégia utilizaram para atingir seus objetivos ou que opção eles fizeram quando se encontraram diante de uma decisão difícil. Lembre-se que o caminho do sucesso já foi percorrido por muitas pessoas e que você não precisa reinventar a roda diversas vezes ao dia. Encontre os melhores modelos para se inspirar e imite-os!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: