Valorizar a si mesmo: como lidar com a autocrítica e a autossabotagem?

Mulher sorrindo

Você sabe qual a importância de valorizar a si mesmo para a construção de uma vida épica? Muitas pessoas não conseguem enxergar o próprio valor, com isso, não percebem os talentos e capacidades que possuem.

O autoconhecimento é o principal caminho para você virar essa chave e reconhecer o seu potencial. Então, a partir disso, terá motivação para aperfeiçoar e adquirir habilidades, tornando-se imparável rumo ao desenvolvimento.

Mas, antes de chegar lá, é preciso entender como lidar com a autocrítica e a autossabotagem, vozes interiores que podem te prejudicar de seguir adiante. Continue acompanhando e venha comigo nessa jornada de autodescoberta!

Por que valorizar a si mesmo é importante?

Todas as decisões que tomamos levam em consideração um conjunto de fatores totalmente individuais, ou seja, cada pessoa tem os seus. No entanto, existe um em especial que vale para todos: a forma com a qual cada um se enxerga.

Um indivíduo que não reconhece o seu valor tem mais chances de se submeter a coisas que não gostaria por se sentir indigno de algo melhor. Nisso se incluem: relacionamentos, trabalhos e atividades em geral.

Além disso, pode deixar de aproveitar oportunidades incríveis pelo mesmo motivo, acreditando ser incapaz. As consequências são bastante abrangentes, gerando impactos para a carreira, os relacionamentos, a autoestima, os cuidados consigo mesmo, a saúde etc.

Quais são os perigos da autocrítica e da autossabotagem?

A autocrítica e a autossabotagem são verdadeiros inimigos da nossa jornada de autodesenvolvimento. Quando permitimos que pensamentos negativos tomem conta de nossas mentes, estamos colocando em risco diversos aspectos importantes das nossas vidas, acompanhe para saber mais.

Prejuízos para a vida pessoal

A autocrítica excessiva leva a um constante sentimento de insatisfação pessoal, comprometendo nossa capacidade de desfrutar plenamente dos momentos e das conquistas que alcançamos.

Ela nos impede de reconhecer nosso valor e nos impulsiona a buscar uma perfeição irreal, causando estresse e ansiedade constantes.

Impacto nos relacionamentos

Ser muito crítico consigo mesmo pode levar a um distanciamento das outras pessoas. Isso porque, quando estamos sempre nos criticando, podemos nos tornar excessivamente sensíveis às críticas alheias, interpretando-as como confirmação das nossas falhas. 

Essas questões dificultam a construção de relacionamentos saudáveis e verdadeiros. Afinal, quando nos isolamos como proteção de possíveis julgamentos, também deixamos de desfrutar da parte boa das conexões.

Prejuízos na carreira

A carreira profissional também é impactada pela autossabotagem. Quando nos subestimamos constantemente, deixamos de arriscar, buscar oportunidades de crescimento e assumir desafios que poderiam impulsionar nosso crescimento.

Mais um prejuízo está relacionado à autoconfiança, que fica enfraquecida. Se uma pessoa não confia em si mesma, não tem coragem de expressar suas ideias e habilidades. Então, mantém seu potencial escondido, impedindo o mundo de conhecê-lo.

O caminho para valorizar a si mesmo em 10 passos

Conheça a seguir 10 passos para mudar o modo como você se vê, aprendendo a reconhecer suas qualidades e buscando o desenvolvimento.

1. Desafie suas crenças limitantes

Comece identificando as crenças que minam sua autoestima e as questione. Se pergunte o motivo de carregar esses pensamentos, buscando entender sua origem. Isso ajudará você a desbloquear essas ideias limitadoras, tornando-se livre para alcançar seus objetivos.

2. Cuide de si mesmo

Precisamos cuidar daquilo que desejamos ver bem. Portanto, priorize sua saúde física, mental e emocional. Faça exercícios regularmente, pratique o bem, durma o suficiente para recuperar as energias e reserve tempo para atividades que lhe tragam prazer e satisfação.

3. Reconheça suas conquistas

Devemos, sim, nos dedicar a tudo o que queremos alcançar. Mas, para manter a motivação, é importante também celebrar as vitórias, por menores que elas pareçam. Lembre-se sempre que cada passo em direção aos seus objetivos é uma conquista valiosa. Reconheça seu esforço e continue caminhando.

4. Desenvolva uma mentalidade de crescimento

Uma pessoa pode ter dois tipos de mentalidade: a que se deixa levar pela autocrítica ou aquela que está sempre mirando o crescimento. Nem preciso dizer qual é a melhor escolha, certo?

Acredite que você pode aprender, crescer e se desenvolver, desde que se dedique para isso. Encare os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal.

5. Pratique a autocompaixão

Seja gentil consigo mesmo. Trate-se com compreensão, aceitação e amor incondicional, como faria com um grande amigo. Isso é fundamental para que você comece a se enxergar como merecedor de tudo o que poderá conquistar daqui em diante. 

6. Defina metas desafiadoras

Ter metas é indispensável para chegar onde se deseja, sendo também importante para ajudar na autovalorização. Estabeleça objetivos alinhados com seus valores e, claro, sejam possíveis de alcançar.

Mas lembre-se de se desafiar para ir além da sua zona de conforto. Dessa forma, poderá se surpreender com as habilidades que possui, mas não conhecia, pois não se permitia ir além.

7. Desenvolva relacionamentos saudáveis

Cerque-se de pessoas que valorizam e apoiam você. Evite relacionamentos tóxicos, cultivando amizades baseadas em respeito, confiança e apoio mútuo. Não tenha medo de encerrar laços que já não fazem mais sentido. Seja grato pelos momentos vividos e siga em frente.

8. Pratique a gratidão

Reconheça as coisas boas que você possui, incluindo relacionamentos, habilidades e até mesmo os bens materiais que conquistou e tenham um significado importante para você e sua família. A gratidão fortalece a mentalidade positiva e ajuda na valorização das próprias realizações.

9. Assuma a responsabilidade por sua vida

Reconheça que você é o autor de sua história e não deixe outras pessoas assumirem esse papel que é seu. Tome decisões conscientes, aprenda com seus erros, saiba dizer “não” e avance em direção aos seus objetivos com determinação.

10. Cultive sua autenticidade

A sua identidade é algo único, por isso, nunca a perca de vista. Seja fiel a si mesmo, honre seus valores e viva de acordo com sua própria verdade. Desbloqueie todo o seu potencial, tomando decisões com base na sua integridade e autenticidade.

Conclusão

Para combater a autocrítica e a autossabotagem, e, consequentemente, aprender a valorizar a si mesmo, é preciso se tornar consciente sobre suas crenças limitantes, substituindo-as por crenças fortalecedoras.

Cultive uma mentalidade de crescimento, onde os erros sejam encarados como oportunidades de aprendizado e não como falhas imperdoáveis. É isso o que irá tornar a sua jornada significativa e marcada pelo desenvolvimento contínuo.

Lembre-se de que todos nós somos capazes de construir uma vida épica, repleta de conquistas e realizações. Para isso, precisamos saber quem somos e onde podemos chegar, agindo sempre com integridade e ética.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *