• Home
  • Sucesso
  • Vencendo a timidez: confira os 6 principais passos necessários

Vencendo a timidez: confira os 6 principais passos necessários

Vencendo a timidez: confira os 6 principais passos necessários

Muitas pessoas buscam ser mais extrovertidas, vencendo a timidez. Porém, não é fácil superar esse desafio e impedir que o excesso de inibição atrapalhe a conquista de objetivos pessoais e profissionais. Muitas delas já perderam, por exemplo, boas oportunidades de trabalho porque não conseguiram se comunicar com segurança e clareza.

Ser tímido, em alguns casos, dificulta fazer novas amizades, pois a pessoa não se mostra aberta ao diálogo e impede o outro de se aproximar. Por isso, é fundamental buscar maneiras de eliminar ou minimizar as barreiras impostas pela falta de autoconfiança.

Neste post, destacaremos 6 iniciativas relevantes para reduzir a introspecção e estar melhor consigo mesmo. Confira!

1. Priorize o autoconhecimento

Procure compreender os motivos pelos quais vencer a timidez é tão difícil. Para isso, é necessário praticar diariamente o autoconhecimento. Em outras palavras, analise como agiu com as pessoas em diversas situações. Dessa forma, será capaz de identificar o que lhe prejudicou na hora de tentar atingir os seus objetivos.

Por exemplo, você tinha interesse em fazer novas amizades durante uma excursão, mas enfrentou dificuldades de conversar com as pessoas. Nesse caso, é importante pensar em fatores que o atrapalharam, como:

  • excesso de inibição;
  • dificuldade de conviver com opiniões diferentes da sua;
  • impaciência;
  • medo de ser rejeitado.

À medida que perceber os aspectos que afetam negativamente a sua convivência com parentes, colegas de trabalho e amigos, você tem mais chances de minimizar as adversidades e ser uma pessoa melhor a cada dia. Sem o autoconhecimento, não é viável buscar alternativas para resolver os problemas que o impedem de vencer a timidez de maneira consistente.

2. Tenha cuidado com a postura

Mesmo que se esforce para vencer a timidez ao interagir mais com as pessoas, é necessário estar muito atento a um fator fundamental para chamar a atenção positivamente: a linguagem corporal. Ela é excelente para indicar se você está confiante ou com medo de apresentar as próprias ideias.

Uma situação muito comum para constatar isso é durante a apresentação de um projeto em uma empresa. Nela, um funcionário mostra os benefícios que novos procedimentos proporcionarão para a organização. Mas, se essa atividade não for executada com segurança, as possibilidades de convencimento serão mínimas.

Mesmo que o conteúdo apresentado seja interessante, o tom da voz, os movimentos com as mãos, a forma de andar e a maneira de olhar para as pessoas precisam passar confiança e firmeza. Do contrário, o esforço em apontar as vantagens do projeto será em vão.

3. Valorize os seus pontos positivos

Ao praticar o autoconhecimento, é possível não apenas vencer a timidez, mas também melhorar a postura e pensar nos fatores que o diferenciam dos outros, de forma positiva. No caso de uma pessoa muito dedicada ao trabalho, a capacidade de superação pode ser usada como um instrumento para passar por cima das dificuldades que atrapalham o sucesso.

Em outras palavras, o indivíduo pode aproveitar o fato de ser muito esforçado para enfrentar as dificuldades — como a introspecção — que o impedem de ter um melhor desempenho no emprego e nos relacionamentos interpessoais.

Apoiar-se nos pontos positivos é uma forma de reforçar a autoestima, indispensável para ter mais força de vontade em superar os próprios limites. Pensar nas próprias qualidades é um bom caminho para não ficar refém do medo de errar.

Por meio do hábito de valorizar as características pessoais e profissionais mais fortes, é mais fácil estar mais motivado a sair da zona de conforto. Muitos se acomodam por causa da timidez, mas isso é um erro que deve ser evitado ao máximo por prejudicar o crescimento.

 4. Procure falar mais em público

Um dos melhores exercícios para vencer a timidez é falar em público. Muitos ficam nervosos só de pensar na possibilidade de se expor para um grupo de pessoas. Por outro lado, superar esse desafio, sem dúvida, é uma vitória marcante.

Para atingir esse objetivo, é necessário treinar bastante — ou seja, colocar a mão na massa. Antes de uma apresentação, vale a pena listar os tópicos a serem expostos. Você ainda pode fazer uma simulação e tentar gravar no smartphone para verificar o resultado.

Ao identificar os pontos que precisam ser abordados de maneira mais didática e descontraída, você tem mais condições de falar em público com mais segurança. Também vale a pena participar de eventos que priorizam aperfeiçoar a oratória. Isso vai ajudá-lo a ser mais comunicativo e seguro para interagir com as pessoas em várias situações.

 5. Seja positivo

Por mais simples que a dificuldade enfrentada aparentemente seja, é louvável que você aprenda a ser mais positivo no dia a dia. Nos momentos mais difíceis, a confiança em si mesmo pode fazer uma grande diferença na maneira de conviver com os problemas.

Se der muita importância às situações negativas, não vai sair do lugar e terá muitas dificuldades para vencer a timidez. Tenha em mente que você é capaz de superar muitas barreiras e atingir um melhor desempenho na vida pessoal e na profissional.

A força do pensamento positivo jamais pode ser desprezada. Pelo contrário: você deve utilizá-la para passar por cima de qualquer adversidade. Se adotar esse comportamento, será mais forte emocionalmente e terá menos medo de errar.

6. Esteja disposto a controlar a ansiedade

Os tímidos ficam, normalmente, muito ansiosos quando precisam se expor diante de outras pessoas. Isso é natural, mas pode ser perfeitamente combatido e minimizado. Um passo fundamental para o excesso de inibição não lhe atrapalhar é manter a calma e a confiança em sim mesmo.

À medida que mantém o foco em superar os próprios limites, maiores são as chances de evoluir e de não ser mais refém da falta de controle emocional. Procure olhar as situações mais complexas como uma oportunidade de crescimento para visualizar aspectos positivos. Essa postura vai deixá-lo menos ansioso diante dos problemas, porque terá mais maturidade para conviver com situações adversas.

É fácil perceber que vencer a timidez é algo possível de ser concretizado. O Protagon é, com certeza, a alternativa que faltava para você ter mais coragem de sair da acomodação e passar por cima das barreiras que limitam o seu crescimento.

Se pretende alcançar um novo patamar, vencendo a timidez, conheça melhor o nosso trabalho. Chegar ao sucesso depende apenas de você!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.