• Home
  • Saúde
  • Como relacionamentos saudáveis podem melhorar a qualidade de vida e bem-estar

Como relacionamentos saudáveis podem melhorar a qualidade de vida e bem-estar

casal feliz se abraçando

Relacionamentos são a base da essência humana. Sejam eles profissionais ou pessoais é inimaginável uma vida sem eles. A construção de relacionamentos saudáveis é de extrema importância para que possamos ter qualidade de vida e bem-estar.

Quando nos relacionamos com pessoas que possuem algum tipo de compatibilidade conosco, afinidades, gostos e objetivos, estamos fazendo conexões positivas importantes que impactam diretamente no nosso emocional.

Ao passarmos por momentos difíceis ou desafiadores, buscamos sempre alguém em quem confiar e também compartilhar nossos anseios e preocupações, a fim de receber um conforto.

E é justamente isso que nós, seres humanos, precisamos, apoio, compreensão e, muitas vezes, ajuda. E esse suporte vem apenas de pessoas em quem confiamos e possuem habilidades de acolhimento e desejam nosso bem.

Seja por questões profissionais ou pessoais, esse suporte emocional que recebemos nos auxilia na redução do estresse, da ansiedade e até mesmo de solidão, auxiliando significativamente em nossa qualidade de vida e bem-estar.

Segurança e estabilidade são outros dois aspectos que os relacionamentos saudáveis nos oferecem. Ter aquele companheiro de trabalho parceiro, que está ao seu lado para contribuir nos desafios e tarefas do dia a dia, oferece mais estabilidade em nas tomadas de decisões e cumprimento de tarefas não é mesmo?

E aquele amigo de todas as horas, que você pode mandar mensagem, convidar para um almoço ou café!? Além disso, ter um cônjuge que te apoie ou te ajude em suas decisões é uma das melhores sensações do mundo né!?

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”, essa frase atribuída a Clarice Lispector, nos traz uma visão bem simplista, não menos abrangente, das vantagens de ter relacionamentos saudáveis.

Benefícios de relacionamentos saudáveis

Até aqui você já entendeu um pouco da importância em estabelecer relacionamentos saudáveis. Agora saiba dos benefícios que eles nos trazem:

  1. Suporte Emocional

Ter pessoas ao nosso lado, em quem podemos confiar, compartilhar preocupações, emoções e sentimentos, nos auxilia nos momentos de angústia. Assim como, no enfrentamento de desafios e na tomada de decisões, nos fortalecendo emocionalmente.

Pessoas com relacionamentos fortes têm menor incidência de depressão e ansiedade, com maiores índices de felicidade, positividade e satisfação em geral.

  1. Autoestima

Quando cultivamos relacionamentos saudáveis, nos sentimos amados e valorizados. Isso impacta diretamente em nossa autoestima e autoconfiança. Esse apoio contribuiu para desenvolvermos percepções positivas sobre nós mesmos e nos ajuda a trabalhar conflitos de forma mais segura.

  1. Crescimento pessoal

Relacionamentos saudáveis nos levam a aprender mais, ter mais empatia com os outros. Além disso, contribui para que possamos explorar o novo, aprender com o outro, compreender uma outra visão de mundo. 

  1. Saúde física

Menos estresse, menos ansiedade e outros problemas de saúde são evitados, quando vivenciamos relacionamentos saudáveis. Ter apoio influencia positivamente nos nossos hábitos e estilo de vida, a exemplo da prática de atividade física, alimentação adequada e até mesmo cuidados com a saúde em geral. E podemos falar também de autocuidado.

Esses são alguns dos benefícios de relacionamentos saudáveis que colaboram para uma melhor qualidade de vida e bem-estar emocional.

Como cultivar relacionamentos saudáveis?

Somos seres relacionais natos, precisamos uns dos outros, nos mais diversos âmbitos, e em todas as fases de nossas vidas. E para cultivarmos esses relacionamentos precisamos adotar hábitos e comportamentos que contribuam com essa jornada.

  1. Comunicação

Saiba se comunicar. Mais do que falar, saiba também ouvir. Demonstre interesse na fala das pessoas, mesmo que você discorde, respeite. Fale de forma clara e objetiva, expresse opiniões sem ofensas.

  1. Níveis e limites de relacionamentos

Ao longo de nossas vidas teremos centenas de relacionamentos nos mais diferentes níveis. Profissionais ou pessoais, íntimos ou sociais, devemos estabelecer limites, para nos resguardarmos e não misturarmos os tipos de vínculos. A exemplo de compartilhar questões íntimas pessoais, com um par profissional.

  1. Empatia

Coloque-se no lugar do outro, não julgue, compreenda seus sentimentos e expectativas. Esse tipo de atitude demonstra apoio, gera confiança e fortalece vínculos. 

  1. Seja pacífico

Ao se deparar com conflitos, que são inevitáveis, busque resolvê-los de forma construtiva, sem exceder os ânimos, ouvindo os lados, buscando informações, focando em soluções.

  1. Liberdade e respeito

Dê liberdade para que o outro se expresse, aja e se comporte como deseja. Respeite seu modo de viver de ver o mundo e como lida com as emoções. Seja um apoio, um suporte para que quando busque ajuda encontre em você a pessoa certa para compartilhar. Esteja disponível e presente fisicamente e emocionalmente. 

Vale ainda ressaltar que relacionamentos saudáveis requerem esforços dos dois lados. Pessoas diferentes, com ideias diferentes, criação e até mesmo culturas diferentes, precisam estar dispostas para estabelecerem esse tipo de relação, sejam elas amorosas, de amizade, parceria e até mesmo profissional.

E sim, relacionamentos saudáveis impactam diretamente e positivamente em nossa qualidade de vida e bem-estar, nos motivam, nos inspiram e nos auxiliam no alcance de nossos objetivos, consequentemente em uma vida épica. 

Esse e outros pontos são abordados de forma mais ampla no Protagon, método desenvolvido para quem deseja ter realização em todas as esferas e conquistar uma vida épica.

Quer saber mais sobre o Protagon entre em contato conosco agora mesmo.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: