Lidando com pessoas falsas no trabalho: saiba como impor limites e criar estratégias para uma boa convivência

Lidando-com-pessoas-falsas-no-trabalho-saiba-como-impor-limites-e-criar-estrategias-para-uma-boa-convivencia.

No ambiente de trabalho nos deparamos com todo tipo de pessoa. Algumas tornam-se amigas para uma vida, outras passam despercebidas que, por falta de afinidades, acabamos por não nos aproximar e também existem aquelas com comportamento duvidoso, as pessoas falsas.

Manipuladoras, hipócritas e até mesmo desonestas, pessoas falsas no trabalho nos promove o desafio de lidarmos com elas, identificando esse tipo de comportamento, impondo limites e, sobretudo, criando estratégias para uma boa convivência.

Características de pessoas falsas

Aqui vou citar algumas características que são sinais de pessoas falsas no trabalho:

  • Hipocrisia: pessoas falsas dizem ou fazem coisas que não refletem sua verdadeira opinião ou real intenção. Podem expressar simpatia e disponibilidade apenas por interesse próprio.
  • Manipulação: habilidade em manipular os colegas para alcançar objetivos é também uma outra característica de pessoas falsas no trabalho. Elogios exagerados, mentiras e jogos emocionais podem ser estratégias utilizadas por esse tipo de pessoa, para conseguirem o que desejam.
  • Fofocas: pessoas falsas no trabalho frequentemente fazem e envolvem-se em fofocas ou espalham boatos sobre outros colegas. Gostam de alimentar conflitos, criando intrigas. 
  • Mudança de atitudes: repentinamente a pessoa muda de atitude, fique atento, é a característica de uma pessoa falsa no trabalho. Em um determinado são amigáveis, atenciosas e prestativas e, em seguida, agem de forma hostil ou até mesmo indiferente, sem um motivo pontual. Fazem isso por puro interesse próprio.
  • Promessas vazias: indivíduos falsos têm como hábito fazerem promessas que nunca pretendem cumprir. Prometem apoio, colaboração e ajuda, mas no final das contas não farão nada. Fazem isso para obter aprovação e confiança 
  • Inconsistência: pessoas falsas no trabalho podem dizer uma coisa e fazerem outra completamente diferente, levantando questionamentos sobre sua sinceridade e honestidade.
  • Interesses próprios: esse tipo de pessoa está sempre em busca de benefício próprio, colocando seus interesses e objetivos acima de qualquer coisa, sem se importar com os impactos de suas ações.

Como lidar com pessoas falsas no trabalho?

Até aqui já falamos um pouco das características de pessoas falsas no trabalho. É praticamente inevitável nos depararmos com esse tipo indivíduo, nesse sentido seguem aqui algumas dicas de como lidar e criar estratégias para conviver com essas pessoas:

  1. Reconheça os sinais

Aprenda a reconhecer os sinais de pessoas falsas, as características que citamos anteriormente são uma base para que você as identifique. Desconfie de fofocas, elogios exagerados, promessas vazias e mudanças de comportamento sem motivo.

  1. Mantenha a calma e seja objetivo

Quando você reconhecer uma pessoa sendo falsa no ambiente de trabalho, mantenha calma e objetividade. Mantenha no seu foco, desempenhando sua função e dirija-se a pessoa apenas quando necessário.

  1. Imponha limites

Estabelecer limites é essencial para lidar com pessoas falsas no trabalho. Defina e demonstre a ela o que você está disposto a tolerar, bem como o que não está. Se ainda sim, essa pessoa estiver ultrapassando os limites, fale com ela, sem confronto.

  1. Seja diplomático

Ao precisar interagir com uma pessoa falsa, seja diplomático, evite confrontos diretos e públicos. Trate a pessoa com cordialidade e fale apenas o necessário de forma assertiva. O seu assunto com ela deve ser estritamente profissional.

  1. Rede de apoio

Crie uma rede de apoio buscando colegas confiáveis e alinhados com seus valores para compartilhar experiências, trocar ideias e buscar conselhos. Além disso, pessoas de confiança são essenciais em momentos difíceis para buscar apoio e encontrar soluções.

  1. Mantenha a ética

Mesmo em situações que te coloquem frente a frente com pessoas falsas no trabalho, é importante manter a integridade e a ética. Não se deixe influenciar negativamente por atitudes de terceiros. 

Desonestidade e manipulação devem estar longe dos seus comportamentos, mesmo diante de pessoas desse tipo, seja você o exemplo.

  1. Foque no seu desenvolvimento 

Não deixe que as atitudes do outro, mesmo que antiéticas e desrespeitosas, tirem o seu foco. Concentre-se no seu crescimento pessoal, investindo em adquirir novas habilidades e buscando oportunidades que alavanquem sua carreira. Quanto mais maturidade menos influências de terceiros afetarão seu desempenho.

  1. Busque autoconhecimento e inteligência emocional

Procure desenvolver suas habilidades emocionais, através do autoconhecimento. Quando você sabe quem é e aonde deseja chegar, fica mais difícil que fatores externos atrapalhem seu desempenho e crescimento.

Faça cursos, busque mentorias e se preciso for terapias com especialistas que te ajudarão a manter sua mente longe dos perigos de pessoas falsas no trabalho, bem como lhe ajudarão trazer maior clareza de quem você realmente é.

Lidar com pessoas falsas é algo desafiador, mas é extremamente possível. Ao identificar e reconhecer características desse tipo de pessoas é importante impor limites, manter a postura e ética profissional, bem como voltar seu foco para si mesmo. Só assim você será capaz de seguir com seu desenvolvimento de carreira, sendo produtivo e tendo alta performance.

Vale lembrar que é importante preservar sua integridade, sua saúde mental e emocional. Aja sempre com respeito e postura profissional, seja fiel a seus valores, isso te ajudará a criar e manter um ambiente de trabalho leve, harmonioso e menos tóxico.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *