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Comunicação interpessoal: 5 passos para melhorar suas habilidades

Comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é uma habilidade que influencia a forma como as coisas acontecem em nossas vidas. Pode até haver certo ceticismo em relação a essa afirmação, mas, pense na figura do vendedor, por exemplo.

Sabe aqueles vendedores que são tão bons, que conseguem vender gelo para esquimó? Se você reparar, esses profissionais têm uma desenvoltura incrível para dialogar com as pessoas — e essa é uma das maiores armas que possuem para convencer seus clientes: a maneira como se comunicam.

Uma boa comunicação interpessoal, no entanto, não é benéfica só no sentido profissional. Desenvolver essa capacidade pode ajudá-lo a aprimorar todas as grandes áreas da sua vida, ou seja, sua carreira, suas finanças, sua saúde e seus relacionamentos.

Não acredita? Então, continue a leitura do texto para entender a importância da comunicação interpessoal e conferir 5 passos necessários para aprimorá-la. Vamos lá?

Por que desenvolver a comunicação interpessoal?

Desenvolver essa habilidade pode impactar a sua vida para melhor — e ela deve ser parte da sua estratégia para mudar sua vivência e alcançar os seus objetivos. Como já foi dito, ela pode revolucionar a forma como você ministra as quatro grandes áreas da sua existência.

Na carreira, vai ajudá-lo a se relacionar melhor com os seus superiores e subordinados, ganhar autoridade e agregar valor às ideias que apresenta. Nos relacionamentos, vai colaborar para que você comunique melhor seus sentimentos e resolva da melhor forma possível os seus conflitos.

A comunicação interpessoal também vai impactar suas finanças. No que diz respeito ao dinheiro e a como lidar com tudo o que tem a ver com poupá-lo, comunicar-se de forma adequada e persuasiva pode fazer verdadeiros milagres. Por fim, se todas essas áreas estiverem mais equilibradas, a saúde mental agradece, não é mesmo?

Como melhorar a comunicação interpessoal?

Agora que você percebeu o imenso valor que a comunicação interpessoal tem e já entendeu que precisa fazer a sua evoluir, confira, abaixo, 5 passos para começar a colocar em prática hoje mesmo e alcançar esse objetivo.

1.Trabalhe sua oratória

A oratória é a forma como uma pessoa usa as palavras e o corpo para se expressar verbalmente. Alguém com boa oratória se manifesta de forma eloquente, apresentando um discurso claro e bem falado.

É óbvio que se comunicar não está limitado somente a falar corretamente, mas esse é, sim, um elemento importante para uma boa comunicação interpessoal. Dessa forma, atente-se à forma como você externaliza seus pensamentos.

O objetivo é se comunicar com bastante clareza e objetividade, pois, essas qualidades facilitam a compreensão da sua audiência, seja ela quem for. Além disso, preste atenção ao seu tom de voz. Falar muito alto ou de forma estridente em uma reunião, por exemplo, não é nada adequado.

Trabalhe também sua respiração e sua dicção. Isso vai ajudá-lo a falar calmamente e a enunciar as palavras de forma correta, usando a linguagem adequada ao público e ao ambiente.

2. Foque no que o outro diz e esqueça seus medos

Um erro muito comum daqueles que têm problemas para se comunicar é justamente não ouvir o que os demais membros da conversa estão dizendo. O mais irônico é que isso pode acontecer justamente porque essa pessoa está tão focada na própria insegurança, que não consegue se concentrar em outras coisas.

Isso gera dois problemas: o primeiro é que focar nessa ansiedade só piora o sentimento — e isso vai, consequentemente, atrapalhar a sua fala. O segundo é que, enquanto você está na sua cabeça, prestando atenção na sua insegurança e planejando exatamente o que e como dizer, você não está prestando atenção no que o outro diz.

Se você não está ouvindo quem fala com você, como pretende se comunicar? Impossível, não concorda? Sendo assim, concentre-se no assunto que está sendo discutido e não deixe sua cabeça se ocupar com sentimentos negativos. Pode ser difícil no começo, mas, insista. Esse autocontrole depende da prática.

3. Lembre-se da linguagem não verbal

A linguagem corporal não precisa ser estudada para ser percebida e sentida. Existem algumas formas de nos expressarmos com os nossos corpos que até mesmo alguém que nunca leu uma linha sobre teoria de linguagem corporal consegue interpretar. O franzir de testa, por exemplo, é um sinal clássico de irritação.

Dessa forma, trabalhe sua percepção acerca do seu próprio corpo para ver que imagem e mensagem está passando para o mundo. Evite andar com as costas curvadas e olhando para baixo. Ao conversar com alguém, olhe nos olhos da pessoa. Isso passa confiança e confere autoridade.

Perceba também a linguagem corporal dos outros. Muitas vezes, você conseguirá notar sutilezas que expressam muito mais do que aquilo que a pessoa diz. Entender as reações do próximo é um ponto essencial da comunicação.

4. Saiba o que o atrapalha

Se você está lendo este artigo é porque sabe que tem um problema e quer resolvê-lo — ou seja, alguma coisa está atrapalhando você a se comunicar e a alcançar seus objetivos. Por isso, a partir de agora, faça uma autoavaliação toda vez que sentir que não está conseguindo se expressar da forma como gostaria. O que o impede? O que causou o seu nervosismo? Por que se sentiu inseguro?

Dessa forma, você entenderá qual é o problema e será mais fácil identificar o que precisa ser feito para solucioná-lo da melhor maneira possível.

5. Comunique-se

Falar não é sinônimo de se comunicar. De nada adianta falar corretamente, sem vícios de linguagem e com tom de voz adequado, se você não está passando a sua mensagem.

Se imponha no seu discurso. Se comprometa com ele, seus valores e seus princípios. Deixe transparecer na sua fala não só aquilo que você quer dizer, mas também a sua personalidade e suas crenças. Acredite no que diz e outros também vão acreditar.

Aprenda a ouvir e a se engajar no assunto. Muitas pessoas já iniciam uma conversa só querendo expor suas ideias, mas não dispostas a escutar o que os outros têm a dizer. A empatia é uma das principais características daqueles que sabem se comunicar bem.

Aprimorar sua capacidade de comunicação interpessoal pode levar algum tempo, mas, não tenha dúvidas: é algo que se desenvolve com a prática. Aos poucos, prestando atenção na forma como você fala, em como você se porta e no que o prejudica a se comunicar, você conseguirá melhorar cada vez mais.

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Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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