9 formas de fazer o bem com trabalho voluntário

fazer trabalho voluntário

Uma pesquisa da Universidade de Harvard revelou que fazer trabalho voluntário ajuda as pessoas a adoecerem menos, e quando elas precisam ficar internadas, recuperam-se mais rapidamente. Isso acontece porque elas conseguem enxergar os problemas alheios, deixando de focar demasiadamente em seus próprios problemas.

Além disso, serviços voluntários aumentam a felicidade, a sensação de bem-estar social e psicológico, além de contribuir para tornar a vida de outras pessoas melhor. O trabalho voluntário é a doação que a pessoa pode fazer, com recursos que estão ao seu alcance. É servir pelo seu esforço.

Se você quer saber como fazer o bem, acompanhe este artigo com 9 formas de fazer trabalho voluntário que eu preparei para você!

1. Doe coisas que você não usa há mais de um ano

Sabe aquelas roupas esquecidas no armário? Que tal doá-las a quem precisa? Assim, você cria espaço no armário para novos itens, além de ajudar pessoas que realmente precisam das vestimentas. Ao praticar o desapego, você libera o fluxo de receber coisas novas, materiais e imateriais.

É muito comum campanhas de inverno, nas quais você pode doar agasalhos para instituições que assistem moradores de rua e outras pessoas em risco social. Mas não espere as notícias ruins na mídia para se sensibilizar e começar a agir: você pode se antecipar, adotando uma instituição séria e que faça a diferença na vida das pessoas.

2. Leve lanches para uma creche

Muitas famílias carentes deixam os seus filhos na creche comunitária, para que as mães trabalhem e possam ajudar no sustento da casa. Geralmente, essas instituições são comandadas por uma rede de voluntários, ou por pessoas que doam espaço e tempo para ajudar no desenvolvimento da sua comunidade, tirando as crianças da rua.

Com isso, evitam que elas fiquem expostas a riscos como drogas, violência sexual e até mesmo que sejam influenciadas a cometer pequenos delitos.

Com certeza, na sua localidade tem uma creche — comunitária ou pública — que precisa da sua ajuda. Ao levar lanches, você ajuda na alimentação desses pequenos jovens e ainda colabora para um melhor funcionamento da instituição.

3. Doe ração para abrigos de animais

O abandono de animais é um problema social vivenciado em várias partes do mundo. No Brasil, 30 milhões de animais estão em situação de abandono. Para reverter esse cenário e dar o mínimo de conforto a esses bichinhos, existem vários abrigos que recebem cães, gatos e outros animais domésticos em situação de abandono.

A iniciativa pública ainda ignora essa realidade, e, por isso, o voluntariado tem sido uma forma de acolher e amenizar o sofrimento desses pets.

4. Faça ações com moradores de rua

No Brasil, a população de rua já atinge a marca de 100 mil pessoas. A entrega de cobertores, comida e agasalhos é feita por grupos que atuam de forma contínua.

Essas pessoas ainda têm as orientações necessárias para a correta abordagem dos moradores de rua e são importantes agentes sociais para acolher e dar dignidade a essa população, muitas vezes esquecida pela sociedade em geral.

5. Visite hospitais, creches e abrigo de idosos

Nem sempre você precisará recorrer aos seus recursos financeiros para fazer o bem com trabalho voluntário. As visitações a hospitais, creches e abrigos de idosos são importantes iniciativas para levar carinho e conforto a quem mais precisa.

De modo geral, já existem grupos de pessoas organizadas para fazer essa visitação nas instituições, principalmente em datas comemorativas, como o Natal. Encontre esses grupos na sua cidade e se informe em como ser um voluntário.

6. Faça doações para instituições sérias

Se você não pode doar o seu tempo, faça doações para instituições sérias. Para escolher uma, visite o espaço para conhecer o trabalho realizado, pesquise sobre a reputação da entidade e busque referências de pessoas próximas.

Sua ajuda pode colaborar para o pagamento de funcionários, despesas básicas — como água, luz e impostos —, e também para a alimentação de quem mais precisa.

7. Ajude projetos esportivos

O esporte tem se mostrado um importante agente social para tirar jovens e crianças da rua, dando a eles não somente ensinamentos envolvendo a prática esportiva, mas integrando valores fundamentais para a construção de indivíduos socialmente responsáveis.

Algumas dessas instituições ainda oferecem outros serviços, como reforço escolar, aulas de línguas e também acolhimento social às famílias dos jovens assistidos.

8. Apoie gestantes

A chegada de uma criança, na maioria das vezes, é algo muito esperado. Mas existem mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de estupro ou de violência doméstica, que, infelizmente, passam por uma gestação indesejada e precisam de apoio para vencer esse período.

Você pode encontrar essas mulheres em secretarias de atividade social da sua cidade. Além de enxoval para o bebê, elas também precisam de apoio, atenção e afeto para passar por essa fase da vida.

9. Envie ajuda para situações de catástrofes naturais

O Brasil, recorrentemente, vive catástrofes naturais, principalmente relacionadas a deslizamento de terra e inundações. Quando essa situação ocorre, famílias inteiras ficam desabrigadas e em risco. O envio de água mineral, roupas, remédios e colchões é uma forma de minimizar o sofrimento dessas pessoas, dando a elas o mínimo de dignidade.

O primeiro passo para fazer o trabalho voluntário é estar aberto a ajudar o outro de forma verdadeira, sem esperar nada em troca. É o bem pelo bem, com o objetivo de liberar o seu potencial e ver a vida sob outro ponto de vista. Depois dessa experiência, tenho certeza de que você verá os seus problemas em uma proporção bem menor do que os enxerga hoje.

Como vimos ao longo desta leitura, fazer trabalho voluntário é possível de diversas formas, e nem sempre estará ligado à doação de dinheiro — se essa não for a sua condição hoje. Quando você doa, abre o fluxo de receber, e essa é uma importante energia para você conseguir ter mais força para vencer os desafios diários. Ao encontrar a sua causa, você terá encontrado o seu propósito de vida.

Se você gostou deste post, aproveite para conhecer o Protagon: um programa de treinamento com três dias de imersão para você desbloquear o seu máximo potencial!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: