Frustração profissional: como sair da zona de conforto

frustração profissional

Você ama o que faz? Se a sua resposta for positiva, você pode se considerar um indivíduo de sorte. A grande maioria das pessoas não encontra satisfação no trabalho. Mas, mesmo assim, não sai daquela situação. O grande problema é que essas pessoas nunca irão ter a vida que gostariam. Afinal, elas deixam que a frustração profissional se torne um mal crônico, que  impede qualquer tipo de evolução.

frustração profissional gera acomodação na maior parte dos casos. Embora não traga prazer, aquele trabalho ruim se torna um “lugar seguro” para se estar: a famosa zona de conforto. Nessa posição, você opta por fazer sempre o que é mais fácil e conhecido. Por que pensar em outras possibilidades se você tem domínio sobre a sua função e ganha um salário, não é mesmo?

Na verdade, as coisas não são assim tão simples. Se você trabalhar 10, 15, 20 ou 30 anos em um emprego que você não gosta e que não permitiu que você crescesse e se desenvolvesse, você ficará todo esse tempo estagnado. Enquanto isso, a vida passa e você não vai em busca dos seus objetivos. Dessa forma, você não evolui espiritualmente nem mentalmente, e tampouco conquista a vida que deseja.

Transforme a frustração profissional em alavanca para mudança

O comodismo no trabalho é negativo porque afeta todos os âmbitos da sua vida. Ele não causa apenas tédio, mas também gera atitudes e hábitos nocivos. São escapes que essas pessoas buscam para canalizar a sua frustração profissional.

Algumas descontam nas relações e se tornam agressivas e impossíveis de se conviver. Outras acabam perdendo o controle em relação à comida e não conseguem manter o peso. Ou, então, buscam o “remédio” para a insatisfação no álcool ou no consumismo exagerado.

No entanto, você também pode transformar a sua frustração profissional em uma oportunidade para mudar de vida. Como? Indo atrás de algo que realmente faça sentido e caminhando ao encontro daquilo que você busca. Mesmo em situações de acomodação, há uma centelha dentro de você esperando para ser acendida.

Porém, isso só irá acontecer quando você tomar consciência do estado em que está e conseguir produzir uma virada na sua vida. Encontrar uma ocupação ou uma atividade que seja desafiadora e exija 100% da sua competência é o único modo de acender a fagulha. E, quando esse fogo surgir, você irá se sentir no seu melhor estado de espírito, com toda a energia e a motivação necessárias para alcançar os seus sonhos.

Não deixe que a zona de conforto impeça você de alcançar o patamar que deseja

Essa transformação depende de você encarar a frustração profissional como uma boa razão para se “desacomodar” e encarar novos desafios. A sua decisão deve ser buscar algo que exija o máximo de você e que esteja dentro da sua zona de competência – e não de conforto.

A ciência já comprovou que é exatamente isso que mantém as pessoas mais felizes, ativas e distantes de problemas como a depressão, a falta de energia e a ansiedade.

O descontentamento com o trabalho traz efeitos negativos para a sua vida e para a sua saúde e te impede de ter a vida dos seus sonhos. Se você não está satisfeito com o seu emprego e com a vida que possui hoje, ficar acomodado só vai gerar mais frustração profissional. Saia agora mesmo da sua zona de conforto e não fique esperando o tempo passar. Você possui somente uma vida e precisa vivê-la da melhor forma possível!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: