Gerenciamento financeiro: 3 dicas para sua empresa crescer

gerenciamento financeiro

Todo empreendedor que começa um negócio acredita no sucesso e deseja transformar sua empresa em algo que lhe garanta o sustento e o enriquecimento. Mas, especialmente em um país como o Brasil, em que precisamos lidar com uma série de burocracias e onde apenas uma pequena parte da população faz um planejamento que considere cenários adversos, o que acontece em boa parte das vezes é que esse profissional não consegue esse objetivo por esbarrar no gerenciamento financeiro.

Só que existe uma grande necessidade de mudar essa realidade para que o negócio próprio não se torne um pesadelo. E é possível começar essa mudança por meio de 3 passos bastante práticos de gerenciamento financeiro, que você pode aplicar agora para conseguir gerar bons resultados e ajudar a realizar os seus objetivos com o empreendimento.

Antes disso, quero, como sempre, enfatizar: concentração total no texto e ação! Anote os pontos que vou passar para você e use-os para começar uma verdadeira mudança em sua maneira de agir no dia a dia. Vamos lá!

Gerenciamento financeiro em três passos

1. Margem de lucro aceitável

O primeiro ponto crucial para gerenciar bem o seu negócio é ter atenção em sua lucratividade. Diga-me uma coisa: o que você faz hoje é realmente lucrativo? Você tem margens de lucro razoáveis, que garantam a longevidade do negócio?

Quando um negócio tem um alto faturamento, a margem de lucro pode ser mais baixa por questões operacionais, de concorrência, etc. Porém, quando você tem um faturamento baixo, precisa buscar outro produto ou serviço que gere uma margem de lucro maior.

Essa margem é o dado que deve ser levado em consideração na hora de definir se vale a pena insistir no negócio ou se você precisa abandoná-lo o quanto antes, pois corre o risco de quebrar.

2. Organização, controle e planejamento financeiro

A segunda tática para o bom gerenciamento financeiro é a organização, o controle e o planejamento das finanças do seu negócio. Você precisa incluir uma planilha para controle mensal dos custos fixos e variáveis. Isso é muito importante!

Um dos fatores que podem colocar em risco a saúde financeira dos negócios é a falta de diferenciação entre as finanças pessoais e as contas da empresa. Por isso, você precisa ter bastante claro para si que o caixa não é o seu bolso.

É muito comum que essa indistinção ocorra, principalmente em contextos de empresas familiares. Nesses casos, o recomendável é que, se houver a necessidade de uma retirada fixa do caixa da empresa, esta seja pequena, conste no orçamento e esteja de acordo com as possibilidades do empreendimento.

Além disso, você não tem como fazer uma empresa crescer sem ter um planejamento alinhado com as metas que possui em relação a ela.

Defina uma meta de faturamento mensal, semanal e até mesmo diária. A partir disso, trace um plano para atingir essa meta. Isso é planejar! Defina também metas de redução de despesas e de necessidades de investimento, que também são essenciais para alavancar o seu negócio.

3. Capital externo

A falta de recursos financeiros necessários para possibilitar o crescimento da sua empresa pode ser sanada por meio da busca de dinheiro de outras fontes. Isso pode ser feito basicamente de duas maneiras. A primeira consiste em buscar sócios e investidores, que podem injetar dinheiro em troca de um percentual, sem se envolverem na operação.

A segunda é buscar crédito em um banco ou instituição financeira. É claro que, para fazer isso, é extremamente necessário que você conte com a ajuda de um profissional da área, que ajude a avaliar para você as melhores taxas de juros.

A importância de tomar decisões

Essas três dicas de gerenciamento financeiro envolvem, em maior ou menor grau, a tomada de decisão por parte do empreendedor. Por isso, para alavancar o seu negócio e fazê-lo mudar de patamar, você precisa tomar decisões. Caso contrário, as coisas continuarão como estão. Portanto, vá para a ação! E coloque essas dicas em prática!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.