Como recomeçar algo que você parou de fazer

Como recomeçar

Uma das principais etapas da busca por grandes mudanças na nossa vida é a instalação de novos hábitos. Definir e seguir uma rotina! Porém, como muitas vezes é difícil mantê-la, é fundamental que você saiba como recomeçar algo que, por algum motivo, tenha parado de fazer.

O recomeço é uma necessidade bastante comum na vida de todos nós. E nós precisamos saber lidar com essa situação em vez de simplesmente deixarmos de lado as nossas metas . Só que estabelecer rotinas exige disciplina e constância. Por isso, vou ensinar para você como recomeçar.

Veja 3 dicas sobre como recomeçar e retomar hábitos

É muito comum tentarmos estabelecer hábitos, como uma rotina de leitura ou de idas à academia, e não conseguirmos. Quantas vezes você se propôs a fazer algo por um tempo e acabou desistindo? E, depois, quando voltou a tentar, viu que ficou ainda mais difícil?

Se a retomada não deu certo, provavelmente você tentou voltar a fazer o que era necessário da maneira errada. Por essa razão, é muito importante entender como recomeçar da forma correta – para que, na próxima tentativa, a coisa realmente engrene.

A retomada de algo que você começou a fazer e parou pressupõe três etapas essenciais. Para ilustrar esse processo, vou usar um exemplo pessoal: há algum tempo eu estava querendo manter uma regularidade em relação às minhas postagens no Facebook e no Instagram. Eu consegui fazer isso durante um tempo, mas depois parei, e tive que recomeçar.

Para conseguir finalmente retomar o meu plano, eu precisei focar naquilo que já tinha feito e tentar não me cobrar tanto. Deu certo! Confira como recomeçar você também.

1. Foque no que você já fez

Quando paramos de seguir um hábito que queremos implantar no nosso cotidiano, a nossa tendência é olhar somente para aquilo que estamos deixando de fazer. E esse “tempo perdido” parece bem assustador.

No meu caso, por exemplo, no início, a minha tendência era pensar nos dias que eu tinha deixado de postar nas redes sociais e no quanto eu poderia ter feito e não fiz. Chegou uma hora que eu resolvi virar a chave.

Meu objetivo final era chegar a 100 mil seguidores. Então, quantos eu já tinha conseguido até aquele momento? O foco naquilo que eu já tinha feito foi fundamental para me estimular a voltar a postar.

O mesmo propósito vale para qualquer coisa na sua vida: foque no seu propósito e lembre-se o quanto você já avançou em relação a ele. Ainda que esse avanço seja pequeno, com certeza ele existe e vai ser uma alavanca para você recomeçar.

2. Não se cobre tanto

Talvez você esteja querendo emagrecer, ser uma pessoa mais saudável ou se organizar financeiramente, por exemplo. O caminho em busca desses objetivos é difícil e é normal que ele seja um pouco sinuoso.

É importante que, durante esse processo, além de focar no quanto você já fez, você não se cobre tanto e não seja tão duro consigo mesmo. Uma atitude de cobrança muitas vezes acaba nos bloqueando no meio da estrada e nos impedindo de seguir.

Procure recomeçar instalando hábitos de acordo com a sua possibilidade, nunca esquecendo da sua meta, mas exigindo de si apenas o necessário.

3. Recomece

Retomar rotinas não é nada fácil: se você parar de treinar por um tempo, quando voltar para a academia, provavelmente vai sentir dor, tanto durante quanto depois do treino.

No entanto, essa dificuldade já foi superada uma vez quando você começou a colocar em prática o seu projeto. Isso significa que você é plenamente capaz de passar por essa etapa novamente. Por isso, tenha sempre em mente o seu objetivo final e não tenha medo: vá em frente e recomece!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: