Alta performance pessoal: dicas para partir para outro nível

alta performance pessoal

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre alta performance pessoal. No entanto, na maioria das vezes, essa noção é associada somente à produtividade na carreira e pouco se aborda o impacto amplo que ela tem. Como você se sente em relação à sua vida hoje? Está satisfeito com todas as áreas que compõem sua existência – carreira, finanças, saúde e relacionamentos?

Eu percebo que, atualmente, as pessoas têm se contentado com muito pouco. Muitas vezes, tomam como parâmetro um nível muito baixo de satisfação e, apesar de não se sentirem de fato felizes, acomodam-se. A alta performance pessoal pressupõe agir de modo exatamente oposto a esse.

Para isso, é fundamental procurar incessantemente aumentar seus padrões – sem, porém, nunca deixar de ser grato pelo que já se tem.

Alta performance pessoal é um estilo de vida

Uma pessoa que alcança o estado da alta performance passa a ser dividida entre gratidão, pelo que já conquistou, e insatisfação, pelo que ela ainda não possui. Isso estabelece um nível de exigência muito alto, que leva a uma permanente necessidade de buscar sempre mais.

Na maior parte dos casos, é necessária uma mudança de mentalidade para a renovação de crenças e pensamentos. Dificilmente você atingirá esse patamar mantendo as ideias que tem hoje.

É preciso, portanto, elevar suas crenças e aprimorar as relações para se cercar de pessoas que possam contribuir positivamente para esse processo. A teoria, as estratégias e as ferramentas são úteis e importantes, mas é uma mentalidade orientada que permite que você atinja de fato esse objetivo.

Alto rendimento não é uma questão de talento

É muito comum acreditar que pessoas diferenciadas e prósperas chegaram a esse nível por possuírem um talento nato. Essa é uma das crenças limitantes das quais precisamos nos livrar para alcançar rendimento e produtividade satisfatórios. Pesquisas que eu fiz nos últimos 12 anos mostram que quem alcança um alto nível passou anos, meses, e horas e horas a fio focado em se aperfeiçoar.

No livro “Maestria: as Chaves do Sucesso e da Realização Pessoal”, George Leonard analisa a trajetória de pessoas de diferentes setores (esportistas, empresários, políticos, etc.) que se tornaram mestres em suas áreas. A partir da análise, o escritor mostra que muitas pessoas que hoje vivem plenamente têm um histórico muito difícil e surgiram praticamente do nada, deixando seus nomes marcados na história.

E, na maioria das vezes, foram as dificuldades que fizeram com que essas pessoas adquirissem resiliência para encarar seus desafios e serem vencedoras.

Se você deseja ter alta performance pessoal, deve, antes de mais nada, fazer uma avaliação da sua vida e identificar os pontos em que precisa melhorar. Lembre-se que se contentar com pouco é se contentar com a mediocridade. O alto rendimento consiste em aumentar o nível de exigência com você mesmo para se tornar um ser humano melhor.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: