• Home
  • Sucesso
  • Mindfulness corporativo: O que é e quais são os benefícios para o seu dia a dia

Mindfulness corporativo: O que é e quais são os benefícios para o seu dia a dia

mindfulness corporativo

Trânsito, prazos apertados, cobranças, decisões a tomar. O dia a dia no trabalho tem se tornado um verdadeiro desafio para o equilíbrio emocional de profissionais dos mais diversos segmentos. Nesse cenário, o mindfulness corporativo é uma importante ferramenta para encontrar o equilíbrio diante de tantos ruídos que comprometem o seu bem-estar mental.

De olho nos benefícios dessa prática, muitas empresas têm adotado a técnica para afastar esses males dos colaboradores, a exemplo do estresse, da raiva, da ansiedade e, em casos mais graves, da Síndrome de Burnout.

Se você quer saber mais sobre o mindfulness corporativo e os seus benefícios para o dia a dia, continue a leitura!

O que é mindfulness e qual é a sua relação com o ambiente de trabalho?

Mindfulness — ou atenção plena — é uma prática de meditação na qual o praticante reserva uma pequena parte do seu dia, que pode ser em torno de 5 a 10 minutos, para focar a sua atenção no momento presente.

O objetivo é que ele possa se envolver com o seu estado atual, no aqui e agora, despertando os seus sentidos de forma autêntica e sem julgamentos.

Com isso, é possível conquistar um alinhamento das emoções, fazendo com que as questões internas sejam amenizadas. Isso também colabora para que a energia flua de forma mais natural.

Quais são os benefícios do mindfulness corporativo?

Essa técnica tem levado diversas vantagens às organizações, o que colabora para o aumento da produtividade e para a elevação da qualidade das entregas dos colaboradores.

A seguir, listamos os principais benefícios do mindfulness corporativo. Acompanhe!

Foco

Ao praticar esse tipo de meditação no trabalho, a tendência é que o indivíduo fique mais focado em suas atividades, abandonando os estímulos em excesso do ambiente.

Clareza mental

A prática da meditação permite que o indivíduo passe a ter mais clareza mental, favorecendo a agilidade dos pensamentos e a suas reações. Além disso, ele passa a ter ideias com maior frequência, além de ter mais chances de aproveitar as oportunidades.

Autoconfiança

Como a pessoa passa a olhar mais para si e ignorar o excesso de estímulo do ambiente, isso ajuda a elevar o autoconhecimento e também a autoconfiança, fatores fundamentais para agilizar a tomada de decisões e a resolução de questões pendentes, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento da organização.

Resiliência

Como dissemos, a meditação mindfulness ajuda a equilibrar as emoções, fator determinante para que o indivíduo se recupere rapidamente de grandes transtornos, como estresse e pressão por um resultado, e volte ao seu estado normal.

Aumento da produtividade

Ao praticar essa técnica, as pessoas direcionam a sua atenção para os trabalhos mais pertinentes. Com isso, há um ganho efetivo em produtividade e também na qualidade das entregas.

Como vimos, o mindfulness corporativo colabora para a valorização do momento presente, elevando a importância de cada atividade a ser realizada. Assim, os colaboradores podem vivenciar mais o processo que o resultado final.

Logo, a prática é uma importante aliada no desenvolvimento das pessoas, e pode ser usada nas suas estratégias de liderança para elevar os níveis de atenção e aumentar a resiliência, a autoconfiança, o foco e a clareza mental dos seus colaboradores, gerando resultados efetivos para a organização.

Se você gostou deste post sobre mindfulness corporativo, conheça o Método Cronos. Um treinamento on-line para você desenvolver o foco, a disciplina, o propósito e a gestão do tempo!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: