O que é mindfulness e como adotá-lo na sua vida?

o que é mindfulness

Neste artigo, você vai aprender o que é mindfulness, como ele surgiu e de que maneira pode ser aplicado na prática. Afinal, as pessoas vivem uma rotina estressante, de muitos conflitos, e isso reduz a produtividade.

Assim, os níveis de atenção não são os mesmos enquanto os indivíduos realizam as tarefas. Logo, a sociedade tem buscado alternativas para melhorar o estado mental, emocional e físico. Por isso, convido você a conhecer essa técnica que está sendo difundida dentro das empresas. Vamos lá?

Qual o significado de mindfulness?

A origem vem da palavra “sati”, do antigo idioma indiano pali, parecido com a língua que o Buda falava. O seu significado é claridade mental, atenção no momento presente, manter-se consciente e vigilante. Porém, o termo foi traduzido para o inglês como mindfulness, em português, atenção plena.

Essa é uma técnica budista que vem sendo estudada e divulgada pela ciência. Já que a psicologia e a medicina do século XX mantinham, por meio da psicanálise, desde sua primeira escola, uma relação com o budismo.

Com sua evolução, houve o desenvolvimento do movimento contemporâneo de mindfulness em 1979, formando o Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts (EUA), pelo professor de medicina Jon Kabat-Zinn.

Nessa faculdade, ele criou o Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness. Isso influenciou a forma como a técnica tem sido praticada.

Dessa maneira, o mindfulness tornou-se a habilidade de direcionar o pensamento para o presente, focando a mente no agora e ativando a atenção, não o modo automático. Ou seja, é um estado de consciência de atenção plena, que é pouco explorado e muitas vezes desconhecido.

Como funciona a técnica?

As pessoas que aplicam a técnica no seu cotidiano adquirem controle mental, maior capacidade de concentração nas tarefas, vivências e sensações do aqui e agora. Como consequência, há um aumento na produtividade, na criatividade e na memória, bem como um encontro de respostas para as situações da vida.

O método tem auxiliado os líderes e os colaboradores das empresas a trabalharem mais concentrados, dominarem o estresse e se sentirem mais energizados. Essas mudanças têm trazido reflexos na redução de doenças, aumento de confiança, autorresponsabilidade, propósito de vida e engajamento dos funcionários.

Por isso, para viver melhor, aprenda como praticar o mindfulness fazendo alguns exercícios diários.

Meditação da ameixa

Segure uma ameixa, sentindo sua textura. Você pode apertá-la suavemente. Depois, sinta o aroma e toque a fruta com a língua. Coloque-a na boca e aprecie o seu sabor. Morda devagarinho e vá mastigando lentamente, prestando atenção em cada mordida até que a fruta vire uma pasta. Esteja atento às sensações. Depois de engolir, perceba o gosto que ela deixou e o seu hálito. Essa meditação ajuda a ativar os sentidos, a manter o foco e a exercitar o presente.

Observação dos sons

Mantenha-se sentado ou deitado, como achar melhor. Feche os olhos e comece a prestar atenção nos sons e nos ruídos do ambiente em que você está. Concentre-se no zumbido do seu ouvido, imaginando que ele é uma linha fina.

Repare em cada som e barulho externo, como carros, conversas, pássaros, vento, água etc, como se cada um estivesse em uma faixa do seu cérebro. Fique observando até se sentir mais calmo e perceber detalhes sonoros ao longe. Isso ajuda a acalmar a mente e a ativar os sentidos.

Liberador de hábitos

Faça exercícios físicos, vá ao cinema, veja um filme, ande por caminhos diferentes ou almoce em lugares que você não conhecia. O importante é quebrar a rotina e avaliar o impacto que isso provocará. Mas sempre observe os detalhes. Realize alguma mudança no seu dia a dia para que você saia do modo automático, assim, desenvolverá a adaptabilidade e a aceitação.

Atenção plena na escovação dos dentes

Está achando estranho esse exercício? Saiba que ele também pode ser bem interessante. Escove seus dentes sempre de frente para o espelho, aproveite para analisar o seu rosto e veja os movimentos da escova na sua boca. Sinta a espuma e o frescor da pasta de dentes. Não deixe seu pensamento divagar, com isso, você evitará a agitação e provocará calma na mente e no corpo.

Meditação de 3 minutos

Pare tudo o que estiver fazendo por três minutos e comece a prestar atenção na sua respiração. Sinta o ar saindo e entrando dos seus pulmões. Encha o peito na inspiração e solte bem devagar, tudo na expiração. Veja que os batimentos do coração vão diminuindo. Esse é um ótimo exercício para reduzir o ritmo mental e a ansiedade.

Escaneamento corporal

Sentado ou deitado, imagine você percorrendo mentalmente todas as partes do seu corpo, dos pés à cabeça ou da cabeça aos pés. Repare em cada sensação, como vibração, pulsação, calor e arrepios. Tenha sempre consciência da respiração. Essa técnica deve ser feita mais de uma vez para trazer relaxamento. Ela é ótima para ser feita antes de dormir.

Caminhada meditativa

Gosta de fazer caminhada? Então, percorra o trajeto com foco no momento presente, pois essa é uma técnica para controlar a pressa diária. Concentre-se nos seus passos se alternando e na sensação dos seus pés tocando o chão. Repare também como está o sol e o clima. Durante o exercício, não deixe de notar como está a sua respiração.

Exercício de gratidão dos dez dedos

Uma vez por dia, conte nos dedos da mão dez coisas pelas quais você é grato. Pode ser qualquer situação. Mesmo que tenha dificuldades, continue refletindo até completar o exercício. Você perceberá que pequenos elementos, que não chamavam muito a sua atenção, aparecerão em seus pensamentos. Com isso, alimentará a gratidão.

Não foi difícil entender o que é mindfulness, não é verdade? Resumindo, ele promove a aceitação da realidade, sem julgamentos emotivos ou distorções mentais. Logo, você conseguirá desenvolver grandes mudanças nas suas habilidades e obter a conquista das suas metas. É uma prática que pode ajudar tanto na vida pessoal quanto na profissional, com bons resultados. Para alcançar esse estado, é preciso apenas ter paciência, estar disposto, manter-se focado no momento presente e sentir a experiência.

Ficou interessado no assunto e quer aprender outras formas de desenvolver o seu potencial? Conheça o curso Ciclo da Maestria!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: