• Home
  • Propósito
  • Quais são as principais necessidades humanas e como manter o equilíbrio delas?

Quais são as principais necessidades humanas e como manter o equilíbrio delas?

Necessidades humanas: quais são as principais e como manter o equilibro

O princípio das necessidades humanas foi catalogado na década de 50 por Abraham Maslow, que criou a Pirâmide de Maslow. Nela, as necessidades básicas eram divididas em ações necessárias para alcançar a satisfação pessoal e profissional. A pirâmide possui cinco níveis: fisiologia, segurança, amor e relacionamentos, estima e realização pessoal.

A partir dessa teoria, Anthony Robbins, estudioso da Terapia Cognitiva, Terapia Gestalt, Programação Linguística Neural, e muitos outros modelos de pensamento, desenvolveu uma metodologia para conhecer e entender o que ele acreditava ser as seis “necessidades” psicológicas fundamentais.

Ao longo desta leitura, eu trago as seis principais necessidades humanas defendidas por Robbins e mostro como manter o equilíbrio entre elas. Acompanhe!

O que são as necessidades humanas?

Depois de mais de 33 anos de estudos, Anthony Robbins conceituou os preceitos da psicologia das necessidades humanas, que, na verdade, é uma releitura da teoria de Maslow na qual ele considera seis necessidades.

Certeza ou conforto

Esse nível diz respeito à necessidade de controle, segurança, ordem, conforto e consistência.

É considerada a etapa primordial, pois tem o objetivo de satisfazer a necessidade de certeza, capaz de assegurar a nossa sobrevivência. Para tanto, você faz o que precisa ser feito: cobre o básico, trabalha no que é preciso, mantém os relacionamentos e paga as contas.

O desafio de manter e satisfazer esse nível é que o mundo muda o tempo todo, e o que é certo hoje, poderá não ser amanhã.

Um dos pontos negativos do estágio da certeza é que ela pode colocar você na zona de conforto. Já o ponto positivo é que ela também passa a sensação de estabilidade e pensamentos centrados.

Incerteza ou variedade

Esse nível refere-se à necessidade de incerteza, diversidade, mudança, surpresa, desafio e aventura.

A incerteza permite a você evoluir, pois rompe os padrões de estagnação e previsibilidade, tornando possível expandir a sua existência e experi-mentar a vida em movimento.

Aqui, é preciso superar o medo do desconhecido para se permitir novas experiências. Quando você não sabe o que fazer e para onde ir, entra em um domínio de possibilidades que não está vinculado pela experiência passada. Isso pode ser assustador a princípio, mas libertador ao longo do tempo.

Significado

Esse nível aborda a necessidade de validação, significado, sensação necessária, honrada, desejada e especial.

Essa necessidade humana leva você a validar quem é e o que faz. Ela evidencia que você não existe de forma isolada, e que faz parte de um universo maior: a sociedade.

Assim, precisamos saber qual é o nosso papel no mundo, honrando as nossas ações e expressões, firmando o nosso senso de identidade.

O perigo aqui é viver à mercê da aprovação dos outros, a fim de buscar aceitação e aprovação. Outra grande questão é ter somente uma única fonte de significância, a exemplo de um emprego ou carreira.

Em contrapartida, a autorrealização com o que você faz o leva a ter uma expressão de dignidade no mundo, contribuindo de forma positiva para todos ao seu redor.

Amor ou conexão

Refere-se à necessidade de conexão, intimidade, comunicação e amor compartilhado com os outros.

Essa necessidade humana do contato com o outro leva a energia e o foco para além da autoestima, pois transcende a descoberta do poder em sua profundidade de relacionamento com os outros.

Para suprir totalmente essa necessidade humana, é preciso se concentrar no amor próprio, antes de concedê-lo a outro ser.

Crescimento

Esse nível diz respeito à necessidade de desenvolvimento emocional, espiritual físico e intelectual.

Essa necessidade humana é dependente e alimenta os quatro primeiros níveis de necessidade, abrangendo a vida em todas as áreas da existência (pessoal, profissional e emocional).

Assim como acontece com todas as outras necessidades humanas, a de crescimento também pode sofrer extremos de desiquilíbrio. Isso porque essa busca pode levar a uma procura pela satisfação gerada por uma vida plena, que pode não existir. Considerar que não está “pronto” ou ser “insuficiente” também é uma grande armadilha, podendo causar grandes transtornos para a sua existência.

No lado positivo, o cumprimento dessa necessidade leva você a refletir que o crescimento é uma jornada, não um destino. Com isso, é possível se permitir ser imperfeito, real e compartilhar o que descobriu e aprendeu com os outros.

Contribuição

Esse nível é referente à necessidade de proteger alguém além de você mesmo, assim como dar, servir, cuidar dos outros e do bem de todos.

Quando você chega a essa sexta necessidade humana, dá-se o direito de viver o seu propósito de vida, agregando valor real para a existência dos outros.

A necessidade humana de contribuição surge de forma natural ao cumprir, de forma positiva, as outras cinco necessidades. Assim, a contribuição vem de um anseio fundamental que leva você ao seu propósito de vida, a fim de beneficiar os outros.

A necessidade de contribuição pode ser realizada de diversas maneiras, da ajuda a parentes e pessoas próximas, até a realização de ações de voluntariado e criação de fundações.

O desafio com relação a essa necessidade humana é de não se sobrecarregar com tarefas que possam conturbar a sua agenda diária, causando transtornos à sua vida pessoal e à carreira.

No entanto, se bem gerenciada, a contribuição é capaz de gerar grande valor para a sua vida, dando sentido e significado à sua existência.

Como manter o equilíbrio entre as necessidades humanas?

Ao conhecer as necessidades humanas, você tem mais ferramentas para compreender os outros e fazer menos julgamentos. Isso porque é possível entender que cada pessoa está em um nível de evolução, que leva a certa atitude ou comportamento.

Para manter o seu equilíbrio entre as necessidades humanas, a chave é o autoconhecimento. Com isso, você saberá identificar em qual nível você está e, assim, poderá se valer da sua inteligência emocional para equilibrar as questões do dia a dia, a fim de conquistar uma vida abundante e plena.

Esse conhecimento acerca das necessidades humanas também ajuda a vencer os seus sabotadores, que o impedem de ter uma vida plena em todas as áreas.

E, por falar em vida plena em diferentes áreas, eu queria te convidar a conhecer o PROTAGON! São três dias de imersão para desbloquear o seu potencial e direcionar sua mente para o sucesso e uma vida incrível e ÉPICA! Clique no banner a seguir e obtenha mais informações.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.