• Home
  • Saúde
  • Saiba da importância de incorporar o autocuidado na rotina

Saiba da importância de incorporar o autocuidado na rotina

Saiba da importância de incorporar o autocuidado na rotina

A palavra autocuidado se tornou bastante falada nos últimos anos. No entanto, percebo haver uma distorção do seu verdadeiro significado, pois se cuidar vai além de usar cremes e fazer massagens, envolvendo outros aspectos de um indivíduo.

Para te apresentar o verdadeiro conceito de autocuidado e a importância de tirar um tempo para si, preparei este conteúdo informativo. Continue acompanhando para entender melhor o assunto e conferir dicas para incorporá-lo na sua rotina.

Qual é o conceito de autocuidado?

Autocuidado é dedicar um tempo para prestar atenção em você e no seu bem-estar. Mas é importante destacar que não se trata de algo com viés narcisista, e sim de garantir que está tendo suas necessidades atendidas, considerando corpo, mente e espírito.

Como cada indivíduo é único, logo, as formas de autocuidado variam. Enquanto para uma pessoa esse momento para si pode ser desfrutado praticando meditação, por exemplo, outra pode preferir correr, ler um livro, enfim, são muitas as possibilidades.

Ter um momento para si em meio à rotina é importante por uma série de motivos. Mas, basicamente, possibilita recarregar as energias, do corpo e da mente, para continuar sendo uma pessoa produtiva, criativa e motivada, seja no trabalho ou em qualquer outro tipo de atividade.

Conheça as 5 formas de autocuidado

Podemos classificar o autocuidado em 5 categorias diferentes, acompanhe!

Autocuidado emocional

O autocuidado emocional envolve trazer a consciência para as próprias emoções e realizar as medidas necessárias para honrar e cuidar delas.

Exemplos de autocuidado emocional:

  • Conversar com um amigo sobre o que está sentindo;
  • Registrar os sentimentos em um diário;
  • Experimentar sentimentos sem julgamento;
  • Sentir gratidão;
  • Definir limites nos relacionamentos.

Autocuidado espiritual

Nutrir seu espírito não precisa obrigatoriamente envolver religião, embora para alguns isso seja importante. Pode envolver qualquer coisa que o ajude a desenvolver um senso mais profundo de significado, compreensão ou conexão com o universo.

Exemplos de autocuidado espiritual:

  • Meditar;
  • Praticar ioga;
  • Participar de algum tipo de culto religioso;
  • Orar;
  • Passar um tempo em contato com a natureza;
  • Praticar a autorreflexão.

Autocuidado físico

A conexão corpo e mente é um fenômeno real. Ao cuidar do seu corpo, também nos sentimos melhor psicologicamente.

O autocuidado físico inclui o modo como você alimenta seu corpo, o tempo e a qualidade do sono, a frequência de atividades físicas, enfim, o quão bem você está cuidando de suas necessidades físicas.

Nesse contexto, visitar seu médico regularmente, tomar a medicação prescrita e realizar outras medidas em prol da saúde fazem parte de um bom autocuidado físico.

Exemplos de autocuidado físico:

  • Dormir o suficiente;
  • Manter uma dieta equilibrada;
  • Seguir as recomendações médicas;
  • Praticar exercícios físicos regularmente.

Autocuidado mental

Estima-se que um ser humano tenha, em média, 6.200 pensamentos por dia. Essa conversa interna constante afeta diretamente a maneira como pensamos e sentimos sobre nós mesmos. Por isso, a mente é parte importante do autocuidado e precisa ser considerada.

Exemplos de autocuidado mental:

  • Praticar a autocompaixão;
  • Escolher pensamentos positivos com mais frequência;
  • Praticar atividades que estimulem o raciocínio;
  • Aprender algo novo.

Autocuidado social

O ser humano não foi feito para viver em isolamento. Todos nós precisamos nos sentir conectados a outras pessoas para prosperar e vivermos uma vida épica. Embora possa ser difícil reservar tempo para a família e amigos tendo uma agenda cheia de compromissos, é preciso priorizar esses momentos.

Exemplos de autocuidado social:

  • Assistir a um filme divertido com os amigos;
  • Ligar para um familiar que não vê com frequência;
  • Jantar com a pessoa amada;
  • Promover uma noite de jogos em família;
  • Ser voluntário em uma causa que considere importante.

10 Dicas de autocuidado para começar a colocar em prática hoje!

Agora que você já sabe o que é autocuidado e conhece as 5 áreas que precisam ser contempladas, confira dicas para começar a se cuidar mais hoje mesmo!

1. Sono: priorize a qualidade do seu sono, mantendo uma rotina de horários, pelo menos durante os dias úteis, e um ambiente propício ao relaxamento. Além de mais produtivo, seu sistema imunológico ficará fortalecido.

2. Controle do estresse: conheça os seus sinais do estresse e aja rapidamente para controlá-lo. Dessa maneira, evitará chegar a quadros mais graves, como o burnout.

3. Atividade física: o corpo humano não foi feito para ficar parado. Então, encontre uma maneira de se manter ativo por pelo menos 150 a 300 minutos em ritmo moderado ou 75 a 150 minutos de modo intenso. Essa é uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde).

4. Contato com a natureza: existe uma prática japonesa chamada shinrin-yoku (traduzindo, banho de floresta). Consiste em caminhar em áreas arborizadas, respirando um tipo de ar capaz de reduzir o estresse e promover o bem-estar.

5. Diversão: se divertir também é uma forma de se cuidar, principalmente se a atividade reunir conexão com pessoas queridas e exercícios para a mente, como jogos de tabuleiro.

6. Alimentação: faça escolhas alimentares priorizando a sua saúde e bem-estar. Você pode ter sempre à mão alimentos saudáveis e criar obstáculos para opções que induzem o estresse, como doces e bebidas alcoólicas, consumindo-os esporadicamente.

7. Gratidão: comece a exercitar a gratidão com mais frequência no seu dia a dia, dando mais destaque para as coisas boas do que para os problemas. Perceba que não se trata de ignorar o que não vai bem e sim de não desperdiçar tempo apenas se lamentando.

8. Conversa interna: como é a forma com a qual você se comunica consigo mesmo? Se considera gentil ou rude? Comece a apreciar as coisas boas que você faz e reconheça seus esforços, isso também é se cuidar.

9. Música: já parou para pensar no poder que a música tem sobre nós? Experimente usá-la como fonte de relaxamento, colocando para tocar canções que lhe transmitam paz.

10. Redes sociais: as redes sociais são ferramentas incríveis para nos conectarmos com pessoas que amamos e estão distantes, conhecermos outras realidades e até adquirirmos conhecimento. No entanto, precisam ser usadas com atenção, principalmente em relação à qualidade do conteúdo consumido e do tempo gasto.

Espero que as informações e dicas compartilhadas ajudem você a incorporar o autocuidado na sua rotina. Afinal, esse é um importante passo rumo a uma vida épica!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *