Perder 10 quilos, trocar de carro, conquistar a promoção desejada. Todas essas situações são metas, mas que, sem planejamento, será praticamente impossível alcançá-las. Nesse sentido, a teoria de fixação de metas pode ser uma forte aliada.
Conteúdos
Com ela, você vai ter clareza de como, quando e quais ferramentas serão necessárias para que você alcance os objetivos traçados. Quer saber mais sobre a teoria de fixação de metas? Então continue a leitura!
O que é a teoria de fixação de metas?
Gary Latham e Edwin Locke foram os professores estudiosos que, em 1981, criaram a Teoria da Fixação de Objetivos e Metas. Essa teoria é usada para que os indivíduos façam a definição de suas metas, o que contribui para que eles se sintam motivados para ultrapassar desafios profissionais. Mas, como veremos mais adiante, a teoria também pode ser aplicada no âmbito pessoal.
Os professores defendem que, para um profissional manter uma alta produtividade, ele precisa dar um direcionamento eficiente às suas tarefas. Em outras palavras, ele precisa estabelecer de forma clara quais são as suas atividades e a finalidade delas.
O conceito da teoria da fixação de metas tem duas variáveis fundamentais, cujas diretrizes precisam ser sempre consideradas no momento, e estabelecem a finalidade do trabalho. São elas: conteúdo e intensidade. Acompanhe!
Conteúdo
Essa questão é referente ao estabelecimento da meta a ser alcançada e ao resultado esperado com aquela ação. Para mensurar a dificuldade do alcance dessa meta, são utilizados como parâmetros:
- a performance desejada;
- o nível de dificuldade da meta;
- o índice de assertividade obtido;
- o tipo de trabalho a ser realizado.
Intensidade
Diz respeito ao nível de esforço necessário para concretizar o trabalho, levando em consideração tanto o esforço físico quanto emocional.
Para conquistar êxito, é necessário, mais uma vez, que os objetivos das ações estejam alinhados entre todos os envolvidos. Com isso, os profissionais conseguirão focar em seus objetivos almejados.
Como aplicar a teoria de fixação de metas na vida?
Apesar de ter nascido com objetivos profissionais, a teoria de fixação de metas e objetivos serve para todas as áreas da vida, tanto no lado pessoal quanto profissional. No trabalho, por exemplo, é esperado que o líder seja capaz de planejar as tarefas, distribuí-las de modo eficiente entre os colaboradores, ajude nos direcionamentos das tarefas e ainda consiga estar alinhado com os objetivos gerais da organização.
Nesse cenário, a teoria pode ajudar a estabelecer um planejamento estratégico com a identificação de pessoas-chave, recursos e prazos para que tudo saia como o planejado.
Já no âmbito pessoal, essa organização é uma importante ferramenta para a motivação dos indivíduos, fazendo com que eles sejam capazes de se planejar e ter mais disciplina. Voltemos ao exemplo da perda de peso: usando o método da teoria de fixação de metas e objetivos, é possível traçar o plano.
O primeiro passo é definir quem pode ajudá-lo e como vai acontecer a eliminação dos indesejados quilos. É possível estabelecer como meta procurar um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar, praticar atividades físicas com a ajuda de um educador físico, mudar hábitos, como deixar o carro em casa e ir de bicicleta para o trabalho, entre outros.
A próxima etapa, e muito importante, é definir os prazos para isso. Ajustes podem ser feitos no meio do caminho, a fim de viabilizar o resultado almejado.
Você ainda pode fixar metas como mudar de carreira, quebrar crenças limitantes, aumentar a confiança, ter mais inteligência emocional, entre outras.
Como vimos ao longo desta leitura, a teoria de fixação de metas é uma importante ferramenta para a definição e alcance de objetivos, tanto na vida pessoal quanto profissional. Para isso, ela pode (e deve) ser utilizada com outras técnicas de desenvolvimento, como o coaching.
Se você gostou deste artigo sobre o que é a teoria de fixação de metas e como ela se aplica na vida, eu convido você a conhecer o Método Cronos, um treinamento online onde você vai conhecer ferramentas como gestão do tempo, propósito, disciplina e foco. Ao final dessa jornada de conhecimento, você estará mais preparado para construir a sua vida épica!