Como um treinamento de foco e produtividade pode mudar sua vida?

Foco e produtividade: como um treinamento pode mudar sua vida?

Para ter uma vida épica é necessário investir na transformação. Com os pensamentos e crenças limitantes que carregamos, muitas vezes, é um desafio mudar velhos hábitos e desenvolver atitudes que oferecem a alta performance em todas as áreas da nossa existência. O fato é que, sem foco e produtividade, essa mudança dificilmente aparece.

Afinal, precisamos de dedicação, concentração e objetivos que potencializem a nossa transformação, não é verdade? Ainda que essa lógica seja bastante simples, muitos ainda pensam que essas duas características são restritas a poucos seres, quase como se eles nascessem com essas habilidades.

Mas fico feliz em informar que isso não é verdade. Conhecendo o seu propósito e seguindo alguns passos, é possível aprimorar o seu foco e produtividade a fim de transformar a sua realidade pessoal e profissional. Para isso, desenvolvi este artigo com todas as informações sobre essas habilidades e o que fazer para conquistá-las. Acompanhe!

1. Saiba como o foco e a produtividade funcionam na mente humana

Vamos pensar juntos: se o foco e a produtividade são habilidades que podem ser aprendidas, então, elas, necessariamente, precisam funcionar de determinada forma na nossa mente. Assim, ao perceber como elas trabalham no nosso sistema, fica fácil identificar as melhores formas de aprendizado.

Para isso, preciso fazer uma pequena análise histórica e cultural. Atualmente, não ficamos surpresos quando vemos notícias instantâneas de acontecimentos em outros países, não é verdade? A cada instante, temos acesso à realidade internacional e conseguimos acompanhar os sucessos e fracassos de diferentes populações.

No entanto, há alguns anos, isso não acontecia, muito pelo contrário: demorava dias e, muitas vezes, semanas para que as notícias entre países fossem transmitidas, tanto pela mídia quanto entre os governantes. Essa massificação de informação fez com que diversos paradigmas sociais fossem modificados.

Um dos maiores exemplos é a globalização por meio das redes sociais. A um toque de distância, podemos entrar em contato com pessoas de outros países que estão conectadas no universo virtual. Além das consequências sociais, essa hiperconexão permitiu um grande crescimento do mercado e trouxe a competitividade como fator principal para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Você deve estar se perguntando: “ótimo, mas o que isso tem a ver com o foco e produtividade?”. Com tantas informações transitando ao nosso redor, é comum perdemos a atenção facilmente. Por exemplo, quantas vezes você recebeu uma notificação no seu celular que desviou a sua concentração da leitura deste artigo?

Pois é, ainda que a conectividade traga muitos pontos positivos para a humanidade, não podemos deixar de realizar uma análise crítica frente as suas consequências negativas. Entretanto, isso não quer dizer que não é possível driblar as distrações e aprimorar a concentração.

É nesse momento, então, que surge a importância da compreensão de como o foco e a produtividade funcionam no nosso sistema mental. Daniel Goleman, um psicólogo e cientista norte-americano, escreveu um livro sobre a funcionalidade dessas habilidades no nosso cérebro. A seguir, explico tudo sobre isso!

1.1. Foco e produtividade: entenda como eles trabalham no nosso sistema mental

Na obra, o autor explica que a nossa atenção é como um músculo que, quando não utilizada e aprimorada, atrofia-se. Por outro lado, quando exercitada e bem desenvolvida, tende a crescer proporcionalmente e trazer melhores resultados no progresso pessoal e profissional.

Acontece que não podemos deixar de lado toda aquela análise crítica que realizei no início deste tópico. Por isso, a melhor forma de lidar com o caos originado da incontrolável disseminação de informações é determinar o seu objetivo e propósito de vida.

Eu explico: quando você sabe onde quer chegar, seja no âmbito pessoal ou na esfera profissional, fica fácil filtrar quais informações precisam ser consumidas para alcançar a sua meta. Como consequência, é possível orientar a sua atenção para adquirir conhecimento sobre aquilo que realmente importa.

Em outras palavras, você consegue priorizar a qualidade em relação à quantidade, lendo e descobrindo mais sobre os aspectos que realmente farão diferença na sua vida — em vez de consumir informações que somente desviam a sua atenção. No entanto, é fundamental manter em mente que isso é um processo que exige treino e dedicação.

Afinal, você lembra que o foco é funciona como uma musculatura, certo? A partir dessa perspectiva, Goleman explica que existem dois sistemas mentais presentes no nosso cérebro que orientam a nossa atenção e contribuem para o fortalecimento da produtividade. Confira!

1.1.1. Mente bottom-up

Você já percebeu que, muitas vezes, realizamos uma atividade de forma automática? Um dos melhores exemplos para ilustrar esse fato é a ação de dirigir, afinal, quando estamos conduzindo um veículo, depois de muito aprendizado, não percebemos que passamos as marchas e controlamos a aceleração, apenas realizamos essa atividade sem pensar.

Por isso, é uma ação rápida e que demanda pouca energia, principalmente em dias de pouco trânsito. Assim, podemos dividir a nossa atenção com a música que está tocando no rádio ou mesmo conversar com os outros passageiros. Isso nada mais é do que um modo multitarefas que temos em nosso cérebro, filtrando nossa atenção para o que realmente é importante.

São essas características que determinam a mente bottom-up, um sistema que gerencia a forma na qual nós observamos o mundo e que aprimora nossas habilidades automáticas. Além de ser extremamente funcional no nosso dia a dia, ela é primordial para manter o foco e, é claro, potencializar a produtividade.

1.1.2. Mente top-down

Por outro lado, temos a mente top-down, um sistema que envolve a nossa consciência e sustenta todos os nossos processos de reflexão, decisão, autoconhecimento e planejamento. Por isso, ela tende a ser mais lenta e consome mais energia para ser utilizada.

Utilizando o mesmo exemplo anterior, quando estamos aprendendo a dirigir, utilizamos muito mais o nosso sistema top-down do que bottom-up, já que é necessário distribuir igualmente a nossa atenção para o que está acontecendo na pista, a movimentação de pedestres, a iluminação da via e a troca de marchas.

Assim, posso dizer que ela é responsável por processar apenas uma informação de cada vez, auxiliando o nosso fluxo mental a associar esses dados, a fim de passá-los para o sistema bottom-up. Em outras palavras, quando você aprende novos hábitos e investe no seu treino constante, eles começam a ser comandados pela mente bottom-up, garantindo o desenvolvimento de tarefas automáticas.

É por isso que quando estamos muito focados em determinada tarefa, esquecemos do que está acontecendo ao nosso redor e garantimos uma filtragem correta das distrações. Nesse sentido, a sua concentração é aprimorada e o raciocínio flui livremente, aumentando a sua produtividade ao ter uma atenção direcionada para aquilo que realmente importa.

2. Entenda como a distração dificulta o foco e a produtividade

Você já deve ter percebido que a distração é uma grande inimiga da produtividade, não é mesmo? Além de prejudicar o seu trabalho ao fragmentar suas ações, ela facilita a diminuição da sua concentração, podendo direcionar o seu fluxo de pensamento para outro lugar. Como consequência, você esquece o que estava sendo feito e precisa começar do zero.

Então, como evitá-la e garantir a alta performance? Para responder essa pergunta, é fundamental compreender que existem diferentes tipos de distrações. Normalmente, acreditamos que aquelas desatenções externas são mais impactantes na nossa produtividade — e, novamente, esse é um grande equívoco.

Ainda que os acontecimentos ao nosso redor tenham a capacidade de nos distrair, é o nosso fluxo de pensamento que permite a nossa desatenção. Eu explico: ainda que trabalhemos em um lugar repleto de barulho, quando treinamos o nosso foco, conseguimos direcionar a atenção para realizar a atividade que precisamos desenvolver.

É claro que trabalhar em um ambiente silencioso e com uma ótima iluminação eleva a sua capacidade de prestar atenção no que você está fazendo, mas essas são variáveis que, muitas vezes, não podemos controlar e, portanto, não devemos depender delas para atingir o sucesso pleno.

O foco vem de dentro, a concentração surge da aprendizagem de hábitos e habilidades que permitem aumentar a produtividade. Isso pode ser feito por meio de diversas técnicas, como a meditação mindfullness. Essa metodologia implica em direcionar a nossa atenção para reconhecer as tensões que temos em cada músculo e relaxar o corpo aos poucos.

Assim, os devaneios são silenciados e você consegue concentrar a sua energia em uma atividade específica, sobretudo depois de estar com a musculatura relaxada. Como resultado, você consegue alinhar as suas tarefas realizadas com o seu propósito de vida, conquistando bem-estar e produtividade no trabalho e na esfera pessoal.

É por isso que o processo de autoconhecimento é tão importante para garantir que o seu foco seja aprimorado. Afinal, ao identificar aquilo que tira a sua atenção — tanto aspectos externos quanto internos, como a tristeza e a ansiedade —, é possível trabalhar suas crenças limitantes para fortalecer a sua performance.

3. Veja como funciona o aprendizado de um novo hábito

No último tópico você pôde perceber que um dos pilares para garantir o desenvolvimento do foco e produtividade é a aprendizagem. Afinal, sem conhecer essas habilidades e criar técnicas para aplicá-las no seu dia a dia, fica muito difícil passá-las do sistema top-down para o bottom-up, não é mesmo?

Tudo isso é possível ao aprender um novo hábito que aumenta o seu foco e, por consequência, a sua capacidade de realizar tarefas de qualidade em menos tempo. Assim, eu gosto de afirmar que os hábitos são a base para qualquer sucesso, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Entretanto, muitas pessoas ainda acreditam que não é possível desenvolver novas habilidades e deixar para trás aquelas atitudes que limitam a sua capacidade, como a procrastinação. Mas a realidade não funciona dessa maneira. Para facilitar a sua aprendizagem, separei a seguir sete dicas que auxiliam na sua busca pela conquista de novos hábitos.

3.1. Comece pela motivação

A força de vontade nos conecta com o nosso propósito de vida e nos motiva a continuar correndo atrás dos nossos sonhos e objetivos, sempre aumentando nossas metas para não parar de crescer. No entanto, ela também pode ser um grande tiro no pé, quando utilizada da maneira errada.

Então, espera aí, existe uma forma certa de utilizar a força de vontade? Se você acredita que sim, acertou em cheio. Ao longo do nosso desenvolvimento, fomos condicionados a acreditar que quando temos motivação, não precisamos de mais nada para atingir nossos objetivos, mas você já deve imaginar que a realidade não é bem assim.

Isso porque ela não é nada sem a concentração, treino e objetivo. Vamos pensar em um exemplo juntos? Imagine que você decidiu que quer mudar de área profissional, essa escolha anima o seu dia a dia e gera entusiasmo para procurar uma atuação que corresponde com suas capacidades.

No entanto, se você não realiza nenhum movimento para realmente mudar a sua realidade profissional, dificilmente sairá do lugar, não conseguindo parar de procrastinar, por exemplo. Ainda, a fonte de animação que parecia ser inesgotável aos poucos vai perdendo a sua força, fazendo com que você retorne aos mesmos hábitos ocupacionais.

Começar pela motivação é uma excelente forma para dar o gás inicial e colocar os seus planos em movimento, mas são os seus objetivos e propósito de vida que permitirão que o seu planejamento ocorra da forma certa.

3.2. Tenha direcionamento

Para aprender um novo hábito que fortalece o seu foco, é necessário ter direcionamento. Afinal, o que isso quer dizer? No último tópico expliquei que você precisa ter os seus objetivos bem definidos para garantir que a sua meta seja realizada, porém, quando esses dois elementos não estão alinhados, o seu propósito é comprometido.

Em outras palavras, cada atitude que você realiza, profissional e pessoalmente falando, precisa estar de acordo com o seu propósito, para que ele seja realizado com sucesso. Isso demanda, além do direcionamento das suas metas, a orientação da sua energia para cumprir suas tarefas.

Como consequência, além de fortalecer o seu objetivo de vida, você consegue treinar um novo hábito com facilidade, encontrando as melhores formas para crescer profissionalmente, por exemplo.

3.3. Comemore as pequenas conquistas

Seguindo com a lista, outra dica de ouro é a comemoração das pequenas conquistas, afinal, o sucesso gera sucesso, não é mesmo? Além de garantir que a sua motivação continue sempre alta, celebrar suas vitórias é uma atitude que torna a construção de novos hábitos um processo menos assustador.

Isso porque você fragmenta um grande objetivo em pequenas habilidades que precisam ser desenvolvidas, fazendo com que cada conquista seja uma grande vitória. Por consequência, você tem um planejamento é que infalível e consistente desde o início.

3.4. Procure apoio de pessoas próximas

O processo de mudança e a aprendizado de novos hábitos para conquistar uma atenção plena não é tarefa fácil — envolve dedicação, coragem, disciplina e, é claro, a força de vontade. Acontece que você não precisa realizá-lo sozinho, muito pelo contrário: contar com a ajuda de pessoas próximas fortalece suas capacidades.

Vamos pensar juntos: para aprender um novo hábito, é fundamental deixar para trás algumas crenças limitantes que criam bloqueios emocionais. Ainda que esse pensamento seja razoável, colocá-lo em prática pode ser um grande desafio, não só por colocar em xeque a sua zona de conforto como também por ser difícil identificar seus pontos de melhoria.

É aqui que os seus amigos e familiares se tornam fundamentais no seu processo de mudança. Além de estimular a sua motivação e ajudar a enfrentar esses desafios, eles também podem indicar, de maneira construtiva, quais são as habilidades que podem ser fortalecidas e quais são aqueles padrões de comportamentos que são prejudiciais para o seu crescimento.

Como consequência, você cria uma excelente rede de apoio que potencializa a sua mudança e traz segurança para o seu processo de autoconhecimento. É por isso que os trabalhos grupais, como treinamentos e seminários práticos, são muito bem-vistos atualmente, já que trazem resultados acima da média para quem busca a alta performance.

3.5. Treine os novos hábitos todos os dias

Não é nenhum mistério que para lapidar suas habilidades você precisa treiná-las, certo? Como expliquei, o foco e a produtividade são competências que funcionam como uma musculatura, necessitando constantemente de treino e exercícios para serem integradas ao sistema bottom-up.

É quase como se você estivesse realizando um exercício na academia. Assim, imagine que o seu principal objetivo é levantar uma barra de 200 quilos todos os dias, mas você não é um profissional de halterofilismo. Com certeza, será um grande desafio erguer essa barra todos os dias.

Então, qual é a possível saída para esse impasse? Das duas, uma: ou você desiste de cumprir esse objetivo, ou você treina pequenas habilidades e lapida sua força muscular para que ele seja alcançado e se torne uma atividade automática. Portanto, se isso funciona com a sua musculatura, também funcionará com o foco e a produtividade.

Em outras palavras, para desenvolver novos hábitos que permitem o fortalecimento da sua atenção você precisa de treino. É fundamental separar poucos minutos do seu dia para praticar a sua nova habilidade, com o intuito de torná-la automática no seu cotidiano, aprimorando a sua capacidade de concentração.

Lembre-se de que o nosso cérebro realiza suas conexões a partir das atividades repetidas que fazemos, tal como expliquei no exemplo sobre aprender a dirigir. Cada vez que repetimos determinadas tarefas, a ação se torna automática e as sinapses ocorrem rapidamente, favorecendo o desenvolvimento da atenção plena.

3.6. Defina uma recompensa

Quem não gosta de ganhar uma recompensa após cumprir uma tarefa, não é mesmo? A possibilidade de ter um ganho após a realização de uma atividade aumenta a sua produtividade e cria um ambiente favorável para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim como as comemorações, a recompensa é uma excelente forma de estimular a sua motivação para continuar a desenvolver novos hábitos, principalmente após o período de animação inicial. Para que o seu prêmio tenha repercussões positivas, você precisa escolher algo especial, podendo ser físico ou emocional.

Além disso, é possível solicitar para um amigo ou familiar próximo que desenvolva uma pequena surpresa cada vez que perceber que você atingiu um novo objetivo do seu planejamento. Isso faz com que o gatilho de recompensa seja fortalecido e você sente motivação para continuar.

3.7. Acompanhe o seu crescimento

Para finalizar, não poderia deixar de falar sobre o acompanhamento, concorda? Para garantir que você alcançará uma vida épica, é fundamental observar todas as suas conquistas e analisar qual caminho você está seguindo, a fim de identificar se ele está de acordo com o seu propósito.

Essa pequena atitude não só garante a realização dos passos certos, como também protege o seu objetivo e fortalece a sua força de vontade. É importante ter em mente, no entanto, que acompanhar o seu crescimento não diz respeito somente à percepção do que já foi conquistado, mas também da análise de todo o processo.

Isso engloba os sucessos, fracassos, desafios e facilidades encontradas ao longo do caminho. Afinal, é justamente esse pensamento sistêmico que permite a identificação de eventuais erros que podem colocar o seu planejamento em risco, dificultando o fortalecimento do seu foco.

A minha dica para você observar o seu crescimento é realizar uma análise mensal, determinando, no início de cada mês, quais são os seus objetivos e elencando o que foi feito ao longo desses trinta dias. Assim, é possível perceber se as suas atitudes estão alinhadas com os seus objetivos e ajustá-las para desenvolver novos hábitos — e deixar para trás aqueles prejudiciais.

4. Descubra como funciona um treinamento de foco e produtividade

Você lembra que comentei sobre a importância de realizar um trabalho em grupo para desenvolver novas habilidades? Pois é, ao investir em um treinamento de foco e produtividade, você consegue identificar como o seu tempo é gerenciado, definir as suas metas e, ainda, potencializar a sua resiliência, para que seja viável realizar tudo o que está sendo proposto.

Para isso, é fundamental eliminar diversas crenças limitantes e comportamentos nocivos que colocam a sua produtividade em risco. Diante dessa realidade, desenvolvi o Método Cronos, um treinamento completo que visa a transformação da sua vida pessoal e profissional a partir da criação de ferramentas e habilidades que treinam o seu foco e a sua concentração.

O objetivo do treinamento é auxiliá-lo na compreensão das suas prioridades, criando oportunidades para que você determine quais são os seus propósitos. Assim, fica fácil traçar todas as metas para alcançar resultados extraordinários.

Você deve estar se perguntando como um treinamento pode auxiliar no desenvolvimento de novos hábitos e facilitar a consolidação da sua atenção plena. Bom, a partir de cada aula, você consegue trabalhar o seu sistema mental bottom-up e top-down, ativando habilidades escondidas que auxiliam na conquista dos seus objetivos.

Portanto, o Método Cronos apresenta quatro etapas que são abordadas durante as aulas e, principalmente, com a integração entre os alunos. São elas:

  • disciplina: aqui, você compreende a importância da disciplina e descobre quais são os hábitos que fortalecem essa habilidade;
  • foco: que visa aprofundar como ele funciona no nosso sistema mental e quais são as melhores formas de aprimorá-lo;
  • análise: para que você consiga montar um planejamento eficiente e acompanhar a sua evolução;
  • metas: que buscam o desenvolvimento de passos alinhados com o seu propósito e que podem ser cumpridas a partir das suas competências.

Desenvolver foco e produtividade é um processo. Nele, você encontrará caminhos agradáveis e desafios que precisarão ser superados. No entanto, não se preocupe: existem diversas formas de conseguir vencer as dificuldades ao aprender novos hábitos e eliminar suas crenças limitantes.

Para isso, lembre-se de contar com a ajuda de profissionais qualificados e amigos próximos, comemorar as pequenas conquistas, treinar com assiduidade as suas novas competências e acompanhar o seu crescimento de forma saudável, combinado?

Agora que você já sabe como esses fenômenos podem mudar a sua vida, que tal conhecer o Método Cronos para alcançar resultados ainda melhores? Aproveite para acessar a minha plataforma e se cadastrar na lista de espera!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: