A Jornada do Autoconhecimento: Descobrindo quem sou eu

MULHER MEDITANDO

O autoconhecimento é uma jornada repleta de experiências, transformações e descobertas. É através dessa jornada que descobrimos “Quem sou eu”. Entender que somos, nossas reais motivações e propósito, nos leva a conquista de uma vida épica.

Explorar nossos pensamentos, emoções, valores, crenças e identidade, é o processo do autoconhecimento. É uma verdadeira jornada em nossa essência, em nossa intimidade. 

E para entrar nessa jornada do “Quem sou eu”, é preciso querer, estar disponível e ciente do processo, pois podemos encontrar algumas questões não tão agradáveis. Porém fazem parte da nossa formação e precisam ser trabalhadas de forma positiva em sua compreensão.

Muitas vezes estamos no projeto errado, com as pessoas erradas, nos caminhos errados, por falta de autoconhecimento. Além disso, sem autoconhecimento temos maior propensão a ir junto com a manada, tentar fazer o que algumas pessoas fazem para ganhar dinheiro, sem um real propósito, sem um real significado em nossas vidas.

No processo de autoconhecimento é possível identificar habilidades, competências, comportamentos, dentre diversos outros aspectos. Além disso, aprendemos porque temos determinadas atitudes, um padrão de comportamento, frente a alguns tipos de situação, e como podemos lidar de uma forma mais harmoniosa com elas. 

Benefícios de compreender “Quem sou eu”

Ao descobrir verdadeiramente “Quem sou eu”, usufruímos de diversos benefícios, dentre eles:

Melhor tomada de decisões

Ao reconhecermos a nós mesmos, nossos valores e objetivos, tomamos decisões mais assertivas e rápidas, focadas no que realmente faz sentido em nossas vidas. Nossas escolhas passam a ser baseadas em nossas expectativas, a curto e longo prazo.

Autoconfiança

Ao identificarmos quem realmente somos e nossas reais convicções, nossa autoconfiança aumenta consideravelmente. Além disso, com o autoconhecimento passamos a compreender melhor nossas limitações e trabalhar de forma a não confrontá-las e buscar melhores soluções nesse sentido.

A autoconfiança está ligada diretamente à nossa autoestima. Então descobrir “Quem sou eu” melhora consideravelmente a maneira como nos vemos.

Relacionamentos

Descobrir nossos perfis de comportamento nos auxilia para termos relações, sejam profissionais e pessoais, mais saudáveis. Além disso, passamos a compreender melhor o outro, gerando mais empatia e construindo relacionamentos mais sólidos, saudáveis e construtivos. 

Autenticidade

Ao nos depararmos com “Quem sou eu”, aprendemos a nos vestir de nós mesmos nos adequando às situações, sem perder a essência. Ficamos mais confortáveis e confiantes em viver de forma autêntica quem verdadeiramente somos.

Crescimento pessoal e profissionais

Duas áreas que andam lado a lado e se beneficiam muito quando o assunto é autoconhecimento. Conforme você aprende mais sobre si, descobrindo novas habilidades, interesses e valores, aumenta a realização pessoal, uma vez que você saberá o que realmente importa para você.

No campo profissional da mesma forma. Traçar caminhos estratégicos de carreira baseado em habilidades e padrões comportamentais, ajudam a construir caminhos mais sólidos e duradouros.

Gerir emoções

Reações emocionais são inerentes a nossas vontades, mas saber controlá-las adotando estratégias eficazes, principalmente em momentos de estresse e situações desafiadoras, garantem uma melhor condução de ações e decisões a serem tomadas nesses momentos. 

Equilíbrio

Reconhecer “Quem sou eu” oferece maior equilíbrio e qualidade de vida como um todo. Ao entrar na jornada de autoconhecimento você conseguirá ser capaz de olhar e cuidar de forma mais assertiva para suas necessidades emocionais, físicas e até mesmo espirituais.

Como descobrir “Quem sou eu”?

Até aqui já falamos da importância e benefícios da jornada do autoconhecimento. Agora vamos falar um pouco sobre como entrar nessa jornada, com algumas dicas:

  1. Autorreflexão

Dedique um tempo, regularmente, para fazer reflexões sobre sua vida, suas experiências, seus pensamentos, emoções e anseios. Esse exercício ajudará você a tornar-se mais consciente sobre si mesmo.

  1. Aceite feedbacks

Sempre que alguém quiser te oferecer um feedback esteja disposto a ouvir. Busque também feedbacks de pessoas confiáveis para que os tenha de forma honesta e construtiva. Esteja atento e disposto a ouvir críticas e sugestões, pois esse tipo de informação nos auxilia a entender melhor comportamentos e como somos vistos pelo outro.

  1. Valores e crenças

Saiba identificar o que é importante pra você, seja no âmbito pessoal ou profissional. Tenha seus valores e crenças bem estabelecidos dentro de você e entenda como eles são os norteadores da sua vida. Sabendo disso, fica mais fácil alinhar suas expectativas.

  1. Tenha autocompaixão

Entenda suas falhas, mas não se julgue de forma intensa. Busque ser gentil com você mesmo, com seus tropeços. Seja amável e procure compreender onde errou, como errou e porque errou, com a intenção de compreender a situação e não deixá-la afetar seus objetivos.

  1. Faça coisas novas

Faça uma lista de coisas acessíveis que nunca fez e que tem o desejo de realizar. Desde pequenas a grandes coisas, não se limite. O novo sempre nos oferece novas formas de enxergar o mundo e como somos motivados a experimentar novidades.

  1. Busque conhecimento

Faça cursos, mentorias, assista palestras e workshops, leia livros relacionados a autoconhecimento, existem centenas de títulos disponíveis, além de muito conteúdo na internet para você consumir. Mas vá com calma, escolha no máximo três referências metodológicas para que você não se perca em meio a tantas teorias.

  1. Mantenha um diário

Escrever pode ser exercício significativo para o processo de auto reflexão. Nesse sentido, mantenha um diário para escrever sobre seus medos, angústias, descobertas e motivações. Além disso, você pode listar atividades que deseja realizar no seguinte para internalizar o compromisso com elas. 

  1. Busque apoio profissional 

Se sentir necessidade busque profissionais para ajudar nessa jornada de autoconhecimento. Psicólogos, terapeutas, coaches e até mesmo líderes espirituais podem ser o suporte que você necessita para essa realização.

Lembre-se a jornada do autoconhecimento começa e nunca termina, somos seres mutáveis, sejam por fatores internos ou externos. Nesse sentido, esteja preparado para um caminho longo, mas que com as ferramentas certas você terá sucesso.

“Quem sou eu” é base para uma vida épica, e foi pensando nisso que desenvolvi o Protagon, que levará você a diversas e profundas reflexões em diversas áreas da vida. Clique aqui e saiba mais.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *