Por que aprender a dizer “não” é fundamental para o seu sucesso

aprender a dizer não

Para muitas pessoas, dizer “não” é uma tarefa quase impossível. Um reflexo da dificuldade que tanta gente tem de se posicionar diante dos outros. Só que aprender a dizer não é fundamental não só para você se sentir melhor consigo mesmo, como para tornar seu cotidiano mais produtivo para as coisas que de fato importam para você – e, assim, obter sucesso.

No ambiente profissional, é muito comum ver pessoas sendo demandadas por outras o tempo todo. Só que essa não é necessariamente uma dinâmica normal, mas um círculo vicioso em que alguém se aproveita de um colega porque ele simplesmente não sabe dizer não.

Nesse cenário, essas pessoas procrastinam ou não se esforçam para resolver um problema de sua responsabilidade, passando sempre a “batata quente” para as outras, que acabam deixando de lado as suas próprias atividades naquele momento. Daí a importância de aprender a dizer não.

Pessoas consideradas “boazinhas” dentro das organizações vivem um grande drama: elas falam “sim” o tempo todo e são bem quistas pela equipe, porém, muitas vezes são usadas como escada pelos outros. Mesmo entregando o que se propõem a realizar, elas ficam para trás e dificilmente crescem na empresa, porque frequentemente deixam de dar importância às suas próprias prioridades.

Eu já presenciei inúmeros casos assim nos treinamentos que realizo como coach e durante a implantação de projetos de produtividade dentro de organizações. E sei como resolvê-los.

A importância de aprender a dizer NÃO para os outros e SIM para você

O grande problema desse tipo de situação é que, quando você diz “sim” para os outros, você acaba por dizer “não” para você. E, quando diz não para si, está dizendo não para as suas metas e realizações.

Em uma passagem do livro “Primeiro o Mais Importante”, o escritor Stephen Covey diz que, quando definimos o que é realmente importante para nós, começamos a sentir algo diferente, como um fogo interior. Determinar quais são os nossos propósitos é fundamental porque é essa sensação que pode nos dar a tranquilidade e a segurança necessárias para conseguirmos dizer “não” para os outros – e “sim” para nós mesmos e, consequentemente, para os nossos sonhos.

Existe um modo de fazer isso sem ser indelicado ou demonstrar completa indisposição. Usando as duas ferramentas práticas que vou expor aqui, você vai conseguir, sim, dizer um “não positivo” para as pessoas.

Não agora, sim depois”

Quando alguém vier pedir alguma coisa e você perceber que é uma tarefa de última hora e que está sendo “usado”, pois não é a primeira vez que isso acontece, você pode tentar responder assim: “Agora eu não posso, porque estou focado em outra atividade. Depois, quando eu estiver livre, posso ajudar”.

Desse modo, você deixa clara a importância daquilo que está fazendo e determina outro momento para atender ao pedido. É uma forma de dizer para o outro que você não o está abandonando, mas que tem as suas prioridades e que ele precisa respeitar isso. Provavelmente, o seu posicionamento vai gerar uma reação positiva nessa pessoa, que vai perceber que precisa resolver o problema por conta própria.

Não posso ajudar, mas você já pensou em tentar isso?”

Outra forma de se libertar dessa situação é dizer que você não vai poder fazer o que a pessoa está pedindo, mas apresentar a ela alguns caminhos possíveis para a resolução do problema apresentado. Você pode ilustrar maneiras para que ela consiga o que está pedindo, propondo soluções de como agir.

De acordo com a demanda e com o seu conhecimento, você pode citar fontes de pesquisa ou processos para se livrar daquela tarefa que não é originalmente sua. Outro modo muito eficaz de sair dessa situação é indicar outra pessoa para ajudá-la e já colocá-las em contato, por exemplo.

Sua prioridade deve ser você, suas atividades e suas metas

Nesse processo de mudança, você precisa entender que a primeira pessoa da sua lista tem que ser sempre você. É evidente que se for para resolver uma crise inesperada ou para fazer algo que vá gerar impacto na vida do outro você deve ajudar.

Mas se você disser “sim” o tempo inteiro e para todos continuará alimentando o vício de pessoas que, ao se verem diante de um problema, livram-se dele, entregando para você resolver.

Isso quer dizer que você está resolvendo os problemas dos outros e criando um problema para você. Afinal, você vai ficar com acúmulo de trabalho não por buscar os seus objetivos, mas para que os outros cheguem mais perto dos objetivos deles.

Por isso, tenha sempre em mente que, com raras exceções, a primeira pessoa que você precisa priorizar na sua vida é você. E é só quando você aprender a dizer não que essa máxima terá de fato sido colocada em prática.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: