• Home
  • Saúde
  • Como a terapia pode ajudar a identificar e tratar a insegurança emocional

Como a terapia pode ajudar a identificar e tratar a insegurança emocional

terapia

Nós seres humanos, temos dias bons e ruins, a forma como lidamos em cada situação diz muito sobre nossa condição emocional. Como reagimos frente a um problema ou até mesmo diante de oportunidades está diretamente ligada a maneira como enfrentamos a realidade e, claro, em nosso sucesso ou insucesso.

Para termos mais segurança diante dos acontecimentos cotidianos precisamos estar atentos a alguns pontos como:

  • Autoconhecimento

O autoconhecimento é a compreensão profunda de nós mesmos, isso inclui valores, crenças, habilidades e também seus pontos fortes e de melhoria. Ter a plena consciência de nossas emoções, comportamentos e pensamentos, assim como emoções e desejos.

Ele é fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional, para que possamos tomar decisões mais assertivas, lidando melhor com desafios, melhorando ainda relacionamentos.

  • Tenha objetivos e metas bem definidos

Estabelecer objetivos e metas é essencial para direcionar nossas vidas, proporcionando ainda senso de propósito. Quando definimos objetivos ampliamos nossos pensamentos naquilo que desejamos alcançar, as metas vêm para especificar cada etapa de todo o caminho que será percorrido.

Objetivos e metas definidos auxiliam na manutenção do foco, motivação e tomada de decisões rápidas, consistentes e assertivas.

  • Faça planejamento

Crie uma estratégia, um roteiro para que você enxergue de forma ampla seus objetivos e metas. Defina prazos, prioridades e identifique oportunidades e ameaças, além dos recursos necessários.

Planos bem elaborados proporcionam uma visão mais ampla e clara do que é preciso ser feito, quando e como, elevando consideravelmente as chances de sucesso. 

  • Tenha um plano de ação

Coloque no papel os detalhes de todas as tarefas que é preciso realizar para alcançar as metas estabelecidas. Ter esse plano mais detalhado ajuda a manter o foco, monitorar e avaliar o progresso, além de ser um excelente indicador para ajustar algum tipo de estratégia, se necessário. 

Ter um plano de ação oferece mais clareza e direção, permitindo um avanço mais assertivo rumo aos objetivos definidos.

  • Motivação e compromisso

É preciso ter motivação e compromisso, afinal você é o responsável por agir rumo ao seu objetivo. A motivação é o impulso que nos permite seguir adiante mesmo perante os desafios e problemas do dia a dia.

Ter o compromisso de se esforçar, fazer o que tem que ser feito, ter foco são importantes para manter o desempenho, principalmente quando as coisas ficarem difíceis.

Os pontos citados acima nos trazem maior segurança emocional e torna a vida mais leve.

Mas quando houver insegurança emocional e tiver dificuldades para adentrar em um processo de autoconhecimento para realizar planos assertivos para sua vida é recomendável a busca por um especialista.

Ajuda para lidar com a insegurança emocional

A insegurança emocional é algo comum, e quando não conseguimos enfrentá-la sozinhos devemos buscar ajuda especializada. E as terapias podem ajudar nesse processo.

Essa insegurança está ligada a falta de segurança em nós mesmos, incertezas aos nossos sentimentos e capacidades  até mesmo da falta de conhecimento das nossas habilidades e competências.

Pessoas com insegurança emocional têm maior dificuldade nos relacionamentos, tomar decisões e costumam ter baixa autoestima e muitas vezes ansiedade.

Nesse sentido, a terapia pode ser uma excelente alternativa para ajudar a identificar e tratar a insegurança emocional, ela proporciona um caminho estratégico, comportamental para o crescimento pessoal.

O primeiro passo da terapia é identificar as causas e origens da insegurança emocional. O profissional trabalhará em conjunto com você, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor para compreender suas emoções, sentimentos e comportamentos.

Esse processo se dá através de ferramentas e técnicas, ajudando a desenvolver maior compreensão dos padrões de pensamento e comportamento. Os gatilhos emocionais também são identificados durante as sessões de terapia.

Traumas, relacionamentos ruins, falta de apoio emocional são algumas das raízes da insegurança emocional. Ao acessar esses pontos, junto a um profissional terapeuta, inicia-se o reconhecimento dos padrões que prejudicam e afetam a autoestima e a segurança emocional.

Através dessa conscientização são desenvolvidas estratégias e estimulado o desenvolvimento de habilidades e competências para lidar de forma assertiva e saudável com os gatilhos. 

Durante as terapias somos estimulados a substituir os pensamentos negativos por pensamentos realistas e positivos, tendo um impacto significativo na maneira como nos percebemos e nos relacionamentos com o mundo e com o outro.

A terapia ajuda ainda no desenvolvimento de habilidades, além de poder ensinar técnicas de relaxamento para controle de ansiedade e estresse, fortalecendo assim a segurança emocional. 

Na terapia ainda podem ser trabalhados pontos como:

  • Comunicação
  • Confiança
  • Relacionamentos 
  • Autoestima
  • Autoaceitação
  • Desenvolvimento de habilidades

Dentre outros.

Lembre-se que para ter uma vida épica é preciso ter saúde emocional. E quando a insegurança bater e não conseguir sair dela, busque ajuda especializada. Existe uma série de abordagens terapêuticas que vão te ajudar nessa caminhada. Então não exite em pedir ajuda.

No mais, esteja em busca constante por autoconhecimento, tenha metas e objetivos bem definidos, planeje e execute. Você é responsável pelo seu sucesso.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *