• Home
  • Sucesso
  • Confira 7 dicas sobre como criar hábitos positivos na sua vida

Confira 7 dicas sobre como criar hábitos positivos na sua vida

como criar hábitos

Você já parou para pensar que viver tem se tornado cada vez mais complicado no mundo atual? As pessoas estão cada vez mais sobrecarregadas, estressadas, sem tempo para dedicar a si próprias e as relações de convivência. Diante disso, é importante saber como criar hábitos que possam favorecer-nos com relações mais saudáveis e harmônicas.

A diversidade de tarefas e funções que acumulamos ao longo da nossa vida tem exigido que novos hábitos e rotinas sejam introduzidos para atender as nossas demandas e especificidades de cada lugar ou tarefa a ser cumprida, bem como das diferentes relações estabelecidas em nosso dia a dia. Seja no meio familiar, nas relações de amigos ou trabalho, o modelo de mundo atual exige de você criatividade e habilidades comportamentais.

Você também se enquadra neste modelo de relações complexas? Quer saber como criar hábitos mais eficientes para a sua vida? Então prossiga com a leitura deste texto que eu mostrarei a você dicas positivas!

Saiba como criar hábitos

É muito comum, todo início de ano, período em que naturalmente vivemos uma nova fase, há sempre aquela empolgação com novos objetivos, novas metas, novas posturas — como deixar para trás aquilo que incomoda ou prejudica —, ou seja, criar hábitos parece ser algo muito simples e necessário.

O problema é que essa empolgação momentânea passa como os festejos e você continua na mesmice, sem perspectivas que possam transformar a sua vida, e a listinha de sonhos, objetivos e metas vai ficando obsoleta.

Criar hábitos pode não parecer fácil, e não é! Trata-se de uma atividade realmente trabalhosa, mas totalmente possível de acontecer. É importante não se conformar com a linearidade existencial criada por você. O novo é sempre um desafio.

Portanto, é importante acionar a sua inteligência emocional e ter autoconhecimento para conseguir reconhecer os seus erros, aceitar as suas fragilidades e descobrir o que é possível fazer diferente.

Vale lembrar que, além do autoconhecimento, é importante ter persistência não desistir diante no primeiro impasse. É preciso uma enorme dose de motivação pessoal, uma vez que o cérebro naturalmente prefere a rotina usual, ou seja, o automático. Isto ocorre em prol da eficácia e do pouco gasto de energia, daí a importância de ter controle emocional para permitir que o seu cérebro passe a usar novas ações e novos comportamentos.

Conheça dicas que poderão auxiliá-lo

1. Identifique os seus motivos

É o momento de para fazer uma autoavaliação, exercício extremamente necessário e saudável e que não surge espontaneamente — pelo contrário, surge a partir do seu desejo ou necessidade de criar hábitos. É também uma possibilidade para você refletir sobre as suas próprias necessidades, a urgência da transformação, ou seja, buscar as respostas das quais tanto precisa.

Se o hábito a ser criado, por exemplo, é o de fazer caminhadas diárias, justifique as razões que levam você a querer isso (saúde, lazer, entre outros motivos). Visualize o hábito novo como algo que já faz parte da sua vida.

2. Acredite na força do hábito

É comprovado que tempo é o que seu cérebro e corpo precisam para se assimilar uma novidade e destituir um hábito antigo. Portanto, tenha persistência, força e foco, comportamentos imprescindíveis para o seu processo de mudança.

3. Reconheça o seu progresso

Valorize o seu esforço e acredite em sua força interior, que já compreendeu a necessidade da mudança. Fale de forma encorajadora para você mesmo: bom trabalho! A validação de sua determinação impulsiona a querer conquistar o seu objetivo, mesmo diante dos obstáculos.

4. Identifique hábitos de reforço

Nossos hábitos se mantêm em estado de preservação porque, de forma geral, são sempre relacionados a outros hábitos. Por isso, é interessante aproximar atividades que se relacionam.

Veja um exemplo: caso crie o hábito de frequentar a academia, poderá associar ao hábito de selecionar uma playlist com músicas para escutar no momento da sua caminhada na esteira, ou seja, um hábito possibilita outro.

5. Tenha  alertas ou gatilhos

Esses alertas funcionam como lembretes para o cérebro. Saiba que, para mudar algo, é preciso estimular a mudança. O gatilho, por exemplo, é o incentivo para o cérebro agir no automático, desencadear o desejo e agir de forma natural, seguindo uma rotina saudável.

Os gatilhos podem ser um horário específico do dia, sentimentos ou, quem sabe, algo criado por você a partir do seu autoconhecimento.

6. Estabeleça recompensas

Recompensa trata-se daquilo que espera para se sentir satisfeito, ou seja, é a sensação que fica após a realização da atividade. Elas servem para dizer se é importante memorizar a ação. Além do mais, ajuda inserir a atividade na rotina até que esse comportamento seja compreendido pelo cérebro e o processo fique automatizado.

7. Defina uma rotina

A escolha dos novos hábitos a serem implantados favorecem a sua rotina. Comece com hábitos mais simples, mais prazerosos, que não exijam muito sacrifício — ou seja, a tranquilidade de cumprir o objetivo é um incentivo a prática e a repetição.

As grandes metas estabelecidas para a nossa vida nem sempre estão baseadas em hábitos diários. Por exemplo, viajar nas férias pode ser um hábito que queira implantar. Para melhor acomodação do cérebro, é importante começar com pequenas viagens e, aos poucos, planejando viagens mais longas.

Invista em você e transforme sua vida

Reconhecer que existem pessoas que são exemplo para muitas outras é importante para refletir e perceber que elas muitas vezes não são tão diferentes de você. Geralmente, elas acionam a inteligência emocional e fazem uso de suas habilidades para alcançar os seus objetivos, criar hábitos, construir uma realidade favorável aos seus sonhos.

O mundo moderno é competitivo e exige cada vez mais de nossas habilidades para que possamos manter condições favoráveis para o nosso desenvolvimento pessoal ou profissional. No entanto, é preciso saber lidar com as inúmeras adversidades que surgem ao longo da vida.

Outra dica importante de como criar hábito positivo é trabalhar a sua inteligência emocional de forma constante e buscar o equilíbrio para o sucesso no trabalho, nas relações e sempre ter motivação.

Se você exercita a sua inteligência emocional, com certeza, terá maior controle dos seus comportamentos, bem como dos seus sentimentos, e saberá ser mais resiliente, sabendo lidar com os obstáculos e usando-os para fortalecer os seus objetivos.

Exercitar a inteligência emocional é tão necessário quanto a inteligência cognitiva, pois é ela que nos faz crescer como pessoas, nos permite controlar as emoções, lutar pelo sucesso e pela nossa realização profissional ou pessoal.

Diante de tudo que foi exposto ao longo do texto, é importante ressaltar que a mudança de hábito é também projeto de vida e deve ser entendida como tal. Portanto, saber como criar hábitos e conseguir implantá-los em seu dia a dia é uma possibilidade de transpor as barreiras e crescer, de estabelecer relações mais saudáveis, capazes de promover o seu próprio bem-estar e das pessoas que fazem parte do seu ciclo de convivência.

Este conteúdo foi útil para você? Despertou o interesse em fazer diferente e não acreditar que a vida tem linearidade existencial? Quer continuar descobrindo novas informações e ter acesso a novos conteúdos? Siga as minhas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: