Empatia no trabalho: 4 dicas para você se relacionar melhor

empatia no trabalho

O ambiente corporativo é muito mais do que um lugar onde depositamos nossas forças individuais. É um espaço onde transitam afetos e experiências de toda ordem. Por isso, a empatia no trabalho é um bem fundamental e necessário na construção de um contexto acolhedor para todos que passarão por ali, seja momentaneamente ou por longos períodos.

Confira aqui algumas dicas essenciais para desenvolver essa virtude em seu ambiente de trabalho. Vamos lá?

1. Seja cordial e educado em todos os momentos

O primeiro passo é trabalhar a forma como nos expressamos no cotidiano. Não custa ser gentil, e isso só traz benefícios para as pessoas que o fazem. Existe um dito brasileiro que diz “gentileza gera gentileza”. Mais do que um jogo de palavras, é uma lição valiosa sobre interação humana e respeito.

Mesmo quando nos sentimos, ainda que justificadamente, com raiva do mundo e de todos, não é justo descontar isso nas pessoas próximas. Ninguém sabe o momento que o outro está vivendo e todos passam por dificuldades todo o tempo. Por isso, vale a pena tratar os colegas com cuidado e, até mesmo, com carinho, sempre que possível.

Além dos clientes de uma empresa, as pessoas que trabalham diariamente com você devem ser tratadas com cuidado e respeito. Mesmo que você tenha problemas com outro colega(o que é comum e inevitável), tratá-lo com desdém só vai piorar as coisas.

Uma boa chance que temos de desarmar o outro e evitar uma briga é tratá-lo com respeito quando ele menos espera. Você, provavelmente, o surpreenderá, e ainda ganhará admiração de outras pessoas. Com isso, não estou dizendo que devemos ser passivos diante das injustiças que nos são cometidas, mas saber como enfrentá-las com maturidade é ainda mais necessário em um ambiente corporativo.

2. Evite participar de fofocas e intrigas

Não seria exagero dizer que esse é um problema presente em todas as empresas e companhias, de alguma forma. A famosa “rádio-peão” é um fenômeno comum, que pode trazer problemas a todos os indivíduos que participam dessa rede — tanto para os alvos dos rumores quanto para a pessoa que o faz.

Saiba que algum tipo de conversa informal, mesmo em forma crítica ou humorosa, é comum e não deve ser caçada como um veneno. Entretanto, todos sabem que existem muitas atitudes assim que acabam sendo danosas para as equipes e injustas com o trabalho do outro.

Sobre esse ponto, vale ter a maturidade para compreender que a maior das “maldades” cometidas em um ambiente corporativo não são feitas propositalmente. Por isso, é mais importante ainda manter uma vigilância sobre o dizemos nesses contextos, especialmente sobre pessoas que não estão presentes para se posicionar.

A empatia é uma forma de ter respeito com o outro mesmo quando ele não está presente, pois é o tipo de coisa que não gostaríamos que fizessem conosco. Ser verdadeiramente empático vai além desse princípio: é um convite a respeitar os limites do outro dentro de suas próprias concepções.

Isso quer dizer que certas atitudes que você considera pequenas e aceitáveis, para o outro podem ser extremamente desrespeitosas. Vale, portanto, atentar-se às mensagens e sinais enviados pelos seus colegas de trabalho sobre a forma como gostam de ser tratados.

3. Aprenda a respeitar e valorizar as diferenças individuais

Tolerância é diferente de respeito. Muitos se acreditam pessoas respeitosas, mas, na verdade, apenas se escondem sobre essa fachada da tolerância. Respeitar o outro é admitir que ele tem os mesmos direitos que você, assim como todos os participantes de uma empresa — desde a equipe de limpeza até os cargos de liderança.

A empatia chama atenção para uma discussão urgente na sociedade, que é sobre a relação que cada um mantém com a alteridade, com aquilo que difere de nós mesmos. É difícil lidar com esse tema, pois ele aponta para o fato de que, na verdade, não existem parâmetros universais sobre o certo e o errado, as convenções sociais e os limites.

Aquilo que o outro considera ofensivo, você pode considerar desejável e necessário, e vice-versa. O problema é que dificilmente estamos dispostos a flexibilizar esses valores em nós mesmos. Na verdade, somos ensinados a se agarrar a eles com todas as forças e a não abrir mão. Essa situação se torna ainda mais grave em um ambiente de trabalho, onde, muitas vezes, existem disputas e competições pouco saudáveis.

4. Entenda o real sentido da empatia no trabalho

Acima de tudo, vale levar para a sua vida (tanto pessoal quanto profissional) o pleno conceito da palavra empatia. Aqui, não temos um sinônimo de simpatia, como muitos pensam. A simpatia, como mencionamos anteriormente, de fato, é um vetor para ser empático. Mas o conceito vai muito além disso. Em termos gerais, refere-se a capacidade de se colocar no lugar do outro. De “calçar os seus sapatos”, como é dito popularmente.

Vamos dar um exemplo prático aqui para ajudar você a entender melhor. Um drama comum em empresas e escritórios é a questão do ar-condicionado e da temperatura. Nesse ponto simples — qual tipo de temperatura é mais confortável — as pessoas têm diferentes limites e necessidades.

Aqui, como em muitas outras situações, não há um consenso sobre o que é certo ou o que é errado: algumas pessoas simplesmente se sentem melhor no calor do que no frio, e assim vai. Todos sabem que verdadeiras guerras são travadas nos escritórios sobre a disputa do clima no ambiente de trabalho.

A diferença entre local empático ou tóxico pode estar justamente em como essas pequenas disputas são resolvidas. Quais serão os critérios utilizados para determinar qual será a temperatura?

Será que devemos simplesmente respeitar a vontade da maioria e manter o ar-condicionado em uma determinada temperatura o ano inteiro? Ou será que podemos estabelecer algum tipo de variação, para que todos sejam contemplados? E as pessoas que, de fato, têm problemas de saúde por conta de um clima muito frio ou muito quente?

Não existem respostas prontas, mas cabe a cada equipe ser criativa o suficiente para resolver esses problemas de uma maneira empática, respeitosa e não-violenta. Esse é um exemplo corriqueiro, mas que, obviamente, reflete questões maiores presentes em nossa sociedade como um todo — e também nos ambientes corporativos.

Como você pode ver, ter empatia no trabalho é fundamental tanto para o crescimento da empresa como para criar um espaço respeitoso e confortável para todos que dali participam! Uma forma interessante de acelerar esse (e outros processos de desenvolvimento pessoal) é o projeto PROTAGON.

Agora que você aprendeu a importância da empatia, que tal dar uma olhada nesse outro texto sobre como ser bem-sucedido? Espero ter ajudado e espero você em nosso próximo artigo!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: