Se você tivesse que desenvolver apenas um único ponto, capaz de garantir mais felicidade e realizações, eu diria: aprenda como ter disciplina. Mais do que qualquer outra capacidade, essa qualidade é fundamental para mudar o rumo das pessoas. Tê-la significa justamente fazer o que é necessário para conseguir o que se quer.
Conteúdos
No mundo, existem dois grupos de pessoas: as que se organizam e respeitam um cronograma de ações e as que deixam tudo bagunçado. E eu pude constatar, em mais de uma década de experiência com desenvolvimento humano, que essa é uma das características mais marcantes das pessoas bem-sucedidas.
Ter disciplina é viver com menos ansiedade e chegar onde a enorme maioria nunca chegará. Quer saber como se manter no foco certo? Continue lendo este post!
Como ter disciplina mesmo quando você está sem vontade?
Descobrir como ter disciplina é um ingrediente mágico que muda completamente o sabor da vida. Só ele é capaz de garantir o cumprimento de uma tarefa mesmo diante de condições adversas, o que é imprescindível para a realização de seus objetivos.
Uma pessoa comprometida nunca diz “hoje não vou fazer algo porque não estou a fim”. Ela executa suas tarefas porque sabe que metas precisam ser alcançadas.
Por outro lado, quem está sempre deixando as coisas para depois costuma entrar em um ciclo de procrastinação do qual se torna quase impossível sair. Nessa situação, a principal característica é se empenhar pouco ou nada para conquistar o que se deseja. Naturalmente, isso leva à infelicidade e à frustração.
Como aumentar o seu comprometimento?
De acordo com o dicionário, disciplina é um modo de agir que demonstra constância e métodos. Isso quer dizer que ela só existe quando as pessoas constroem hábitos regulares que compõem um determinado comportamento e uma forma de viver específica.
Para tê-la, você precisa entender e aceitar que há coisas que devem ser feitas, mesmo que não sejam agradáveis ou prazerosas. Enquanto seguir escolhendo os caminhos mais fáceis, agindo condicionado por sua vontade e motivação, você não estará no caminho para uma vida melhor do que a que possui.
O sucesso se esconde justamente atrás de tarefas que você se nega a fazer, de rumos que se recusa a seguir. Até porque em nenhum momento eu falei que seria fácil, certo? Realmente, é preciso se dedicar no seu mais alto nível.
Tente analisar em quais áreas você não está conseguindo se realizar ou se satisfazer. Será que está se alimentando de forma saudável e fazendo exercícios físicos? Seus relacionamentos estão indo bem? Você é organizado em relação às finanças e à carreira? Até quando vai fugir dos problemas que precisa resolver?
Quais práticas podem ajudar a manter a disciplina?
Eu não posso dizer a você como ter disciplina, mas posso indicar algumas práticas que ajudarão a mantê-lo no caminho. Isso acontece porque simplesmente não há uma receita ou fórmula mágica para conseguir se manter focado e disciplinado.
Esse status é fruto de esforços e adequações diárias. Veja como chegar a bons resultados e aumentar seu nível de disciplina, de maneira favorável, no cotidiano!
Crie um ambiente favorável a você
O que está ao seu redor tem impacto direto em como você se mantém centrado no que precisa. Se você está no trabalho, por exemplo, checar suas redes sociais a cada 5 minutos acabará tomando tempo demais, quebrando linhas de raciocínio e atrasando suas demandas. Por isso, um ambiente favorável faz toda a diferença!
Quando digo um ambiente, esse termo se encaixa em absolutamente todo lugar ou situação que você estiver. Se a sua meta é perder peso, não adianta ter doces, refrigerantes e outras “besteiras” na sua geladeira. O meio em que você está deve ser o mais adaptado possível ao que você busca — ou seja, um ambiente favorável.
Planeje a sua rotina
Como ter disciplina sem definir rigorosamente tudo o que você vai fazer no seu dia? Pode parecer rígido e chato demais, no entanto, é só uma questão de planejamento e organização, em que você será o maior beneficiado. Afinal, você já sabe tudo o que fará, então, basta distribuir suas tarefas pelas horas que terá pela frente.
Vou dizer por que isso é importante: assim, você se manterá sempre atento ao tempo de realização dessas tarefas, reduzindo a procrastinação e se mantendo motivado a cumprir com uma agenda. Se você busca saber como ter disciplina, certamente está empenhado em melhorar. Uma rotina planejada cria um direcionamento para isso!
Administre seu tempo com inteligência
Ainda falando sobre as horas do dia, o tempo é um verdadeiro tesouro para quem quer mais disciplina. Quanto melhor você gerir, mais conseguirá atender a todas as suas demandas. Seus objetivos dependem diretamente de investimento de tempo e, para fazer o melhor uso dele, é preciso saber administrá-lo com sabedoria e foco.
Nos minutos ou horas livres do dia, o que você faz? Nesses períodos, você pode estudar, dedicar-se ao seu projeto final da universidade, aprender um novo idioma ou muitas outras coisas. Além disso, gerir bem o tempo é respeitar o seu cronograma semanal e diário de tarefas.
Isso fará com que você tenha menos tempo livre, mas que consiga desenvolver mais tarefas e descanse com qualidade ao fim do dia.
Busque motivações
O que o leva a querer saber como ter disciplina? Há algo que queira muito, mas não está conseguindo porque falta foco? Bem, eu sei que esse é o cenário, mas somente você saberá qual é o seu objetivo. Em meio a isso tudo, é preciso saber que aquilo que busca é suficientemente importante para deixá-lo motivado.
Antes de realizar seu planejamento, quando estiver em dias difíceis ou perceber que está sem direção, lembre-se: “eu tenho um objetivo”! O que você busca deve ser a motivação para que a sua disciplina seja exercida. Afinal, toda conquista relevante depende de boas práticas, foco e de uma rotina adequada.
Mudes hábitos prejudiciais
Todos temos hábitos ruins em nossas vidas, alguns mais impactantes, outros pequenos — mas também prejudiciais. Quem procura por disciplina precisa abrir mão de hábitos que agem no caminho inverso. Primeiramente, faça uma autoanálise e entenda o que você faz no dia a dia que o deixa mais longe dos seus objetivos.
Nem sempre são vícios, por exemplo. Há coisas mais simples e que são igualmente prejudiciais, como acordar tarde, não ler, passar muito tempo no celular, alimentar-se mal e não descansar, entre outras pequenas coisas. Apesar de serem hábitos, eles precisam ser encerrados. Quem tem metas deve ter costumes compatíveis com essas conquistas.
Pare de se sabotar
A autossabotagem é uma das principais inimigas da disciplina e, naturalmente, muitos de nós sofremos com esse problema. Muitas vezes, a perspectiva de conquista causa tanto medo que simplesmente paramos de andar na linha para não chegar no objetivo. Parece loucura, mas esse comportamento é muito comum!
Um exemplo mais fácil de ser compreendido, além do medo, é a procrastinação. Você sabe que está enrolando para fazer algo, mas ainda assim se mantém nessa situação. Por que faz isso, já que o resultado vai prejudicar toda a sua rotina? Sabotar a si próprio é continuar com sentimentos e atitudes que só prejudicam a você mesmo.
Seja persistente
O que posso garantir a você é que, durante a sua trajetória, uma série de dificuldades vão aparecer. Algumas serão bem impactantes e vão fazer com que queira desistir, mas seria fácil demais largar tudo e reclamar da vida, não acha? A disciplina é uma característica que os persistentes também acumulam, e isso faz toda a diferença.
Pessoas disciplinadas são aquelas que buscaram o caminho do sucesso por meio do planejamento e da organização. Desse modo, a persistência é apenas mais uma característica que você precisa acumular, do contrário, todo o seu foco vai ter prazo limitado, uma vez que as dificuldades vão aparecer.
Novamente, é preciso pensar no tamanho do seu sonho! Só você sabe o que ele é, mas posso dizer que, independentemente do que seja, persistir é uma regra!
Defina as suas prioridades
Assim como ter disciplina, prioridade é algo que também envolve motivações e desejos pessoais. Você só conseguirá definir uma rotina e um foco realmente úteis se parar para entender o que é importante na sua vida. Seu objetivo é financeiro e depende de economias? Se sim, gastar com coisas supérfluas é fugir da sua meta.
Entenda o que é a sua prioridade e adapte todos os seus hábitos em prol disso. A disciplina está totalmente ligada a dar valor e manter o foco no que realmente importa. Lembre-se de que, por mais que prioridades exijam renunciar a algumas coisas, depois das suas conquistas, tudo estará mais acessível para você.
Identifique as rotinas que precisa implementar para realizar mais. Você perceberá rapidamente como ter disciplina será fundamental para os resultados que busca. Não será hoje, mas em pouco tempo, com certeza, você colherá bons frutos dessa prática — e eu garanto que se tornará uma pessoa muito mais realizada e feliz.
Quer ter acesso a outras dicas como estas? Então, assine a minha newsletter e receba todos os posts diretamente em seu e-mail!