Guia completo: como lidar com a falta de motivação?

falta de motivação

Já se pegou sem vontade de trabalhar, sair para se divertir ou dedicar-se a você mesmo? A falta de motivação é um problema que pode surgir em diversos momentos da nossa vida, impactando o cotidiano, sugando as energias e nos colocando em um verdadeiro estado de inércia.

Qualquer um de nós está sujeito a isso. Primeiramente, é necessário entender quais são seus sentimentos e como você tem reagido às situações do dia a dia. Esse é o primeiro passo para tentar lidar com essa insatisfação. Ao entender o que está havendo, você pode tentar adequar seus hábitos para vencer a desmotivação.

Neste post, vou lhe mostrar o quanto essa dificuldade de se manter ativo e animado pode ser prejudicial no seu cotidiano, o que causa isso e como lidar com a situação. Confira meu guia completo para vencer a falta de motivação!

Como lidar com a falta de motivação

Identifique os sinais de desmotivação

A falta de motivação tira a sua disposição para fazer qualquer coisa, principalmente aquelas que exigem maiores esforços. O trabalho, por exemplo, pode ser a área mais afetada da sua vida. Em muitas vezes, todo o contexto do seu emprego pode ser o causador dessa falta de empenho. Nessas horas fica difícil ter ânimo.

No entanto, nem sempre estar para baixo está relacionado ao seu emprego. Problemas pessoas também podem levar a esse quadro de desmotivação. Naturalmente, isso vai se refletir em todas as áreas da sua vida, desde seus relacionamentos até a vida profissional. Aí mora um grande risco!

Em meio a esse turbilhão de sentimentos, você precisa buscar forças para entender melhor o que está havendo. A falta de motivação dá sinais claros e eu vou ajudar a entendê-los a seguir.

Dificuldade de encarar a rotina no trabalho

Tem sido difícil acordar cedo todo dia, pegar o trânsito e ter que passar o dia todo no escritório em frente ao computador? Por mais que às vezes você se sinta mal por não conseguir se animar no seu emprego, saiba que isso é um sinal muito forte e recorrente. O trabalho exige bastante de nós e, se há insatisfação, fica difícil lidar.

Quando você se vê nesse quadro é difícil mudá-lo. A maioria das pessoas simplesmente não consegue retomar a motivação para se dedicar aos seus cargos e demandas. No entanto, é preciso entender melhor qual é a origem desse sentimento. Se o problema for no próprio trabalho é preciso buscar solução.

Converse com seu superior, explique o que está acabando com a sua motivação e diga o que você precisa para se sentir mais animado e dedicado. Contudo, se você acha que seu tempo na empresa acabou, aí não tem jeito. Busque uma recolocação em outro emprego, já que passar os dias dessa forma é prejudicial.

Sensação de angústia frequente

A angústia é um dos sentimentos mais incômodos que alguém pode sentir. É como se você estivesse todo o tempo preocupado com algo e isso lhe deixa infeliz e leva todo o seu humor. Diante de tanto consumo da sua energia é normal que você não tenha ânimo para fazer nada, nem mesmo se divertir com seus amigos.

Essa sensação é perigosa e pode deixá-lo em um quadro cada vez mais complicado, que pode resultar até mesmo na depressão. A doença é silenciosa e nem sempre é possível entender que ela está chegando. Portanto, se a angústia é frequente e resulta na falta de motivação, o melhor a fazer é buscar ajuda.

Nem sempre se sentir desanimado com alguma atividade ou obrigação é uma simples sensação de alguns dias ou motivada por um fato. A angústia seguida da depressão é uma combinação perigosa e que pode atingir qualquer pessoa. Esteja atento aos seus sentimentos, a como você se comporta diante deles e, se achar que está difícil lidar, não tenha medo de pedir ajuda.

Entusiasmo já não existe mais

Tem sentido dificuldade de se dedicar a algo que antes era muito comum e prazeroso para você? A falta de entusiasmo também é reflexo de problemas de motivação, tirando a naturalidade do ânimo mínimo que temos para fazer qualquer coisa. Tudo é feito no automático, isso quando você não deixa de lado.

Ir ao trabalho, ao mercado, ao futebol com os amigos ou à reunião das amigas já não traz mais aquela vontade de outros momentos. No início você quase não percebe isso como um problema complexo. O pensamento natural é de cansaço devido à rotina ou somente falta de vontade, algo que pode acontecer.

Sem entusiasmo fica difícil vencer as dificuldades do cotidiano e conquistar seus objetivos, seja na vida pessoal, seja no seu emprego. Ele pode frear a sua evolução pessoal e resultar até mesmo em frustração profissional caso resulte em uma demissão.

Momentos de diversão são raros

Ninguém vive apenas de planos para o futuro, desenvolvimento do poder da mente e de dedicação no trabalho. Sem a diversão você não vai conseguir lidar com toda a responsabilidade e a pressão, o que vai resultar em muito estresse. No entanto, se também está difícil se divertir, aí o problema pode ser ainda mais complicado.

A falta de motivação pode também atrapalhar muito na hora de simplesmente curtir bons momentos com quem você gosta. Esse quadro pode atrapalhar aquele simples passeio, um momento em família ou qualquer outra atividade que normalmente faria você se divertir. A falta de momentos como esse se torna uma constante.

A cada dia mais vai ser difícil encarar as responsabilidades e a rotina agitada. Quem não consegue se divertir e relaxar tem problemas para lidar com a pressão. É fundamental ter momentos para aliviar toda essa correria e, se a falta de motivação atrapalha até nesse momento, o quadro pode ser mais sério.

Dificuldade para começar suas tarefas

Sabe quando você precisa começar algo e simplesmente não dá o passo inicial? Certamente você já sentiu isso antes de abrir seu e-mail no trabalho ou antes de praticar seus exercícios diários. Esse tipo de problema de motivação é muito comum e tem um nome: procrastinação. Você adia o quanto puder seus compromissos.

Isso gera, além de uma sensação maior de falta de motivação, dificuldade de simplesmente executar as suas demandas do dia. Realmente se torna complicado fazer coisas simples da rotina, já que parece que a vontade de se movimentar não vai surgir em nenhum momento.

Não necessariamente o problema da procrastinação tem relação com um quadro mais grave como a depressão, por exemplo. Nessas situações não é uma tristeza profunda que acomete a pessoa. Na maioria das vezes há simplesmente o conforto do pensamento de que a qualquer momento aquilo pode ser feito. No entanto, há um reflexo muito negativo na produtividade diária.

Analise os motivos da falta de motivação

Nem sempre é fácil entender qual é a origem dessa falta de motivação. A todo momento estamos expostos às situações que têm influência direta na nossa saúde mental. Dentro de casa, muitas vezes, há dificuldades que se refletem na maneira como você lida com todos os outros compromissos. Quantas vezes você já brigou com seu marido ou esposa e viu isso tirar toda sua concentração?

Outros problemas também podem ter impacto direto na produtividade e no empenho para ser alguém competente no cotidiano. Problemas financeiros, por exemplo, causam altos níveis de estresse e refletem no seu desempenho no trabalho. A seguir, veja alguns exemplos de razões que resultam da falta de motivação.

Problemas com o trabalho

O trabalho é parte importante da nossa vida, não é mesmo? É de lá que você tira seu sustento e tem sua base para continuar tendo sonhos e perspectivas. Nele você também deseja se desenvolver e crescer, porém, nem sempre as coisas saem como o planejado. Excesso de demandas, pressão, cobranças e problemas de relacionamento podem tornar o emprego um fardo.

Esses problemas sugam a energia do profissional que, sempre que pensa no trabalho, se sente desanimado e quase com um bloqueio psicológico. A grande questão é que essa insatisfação com o trabalho pode se estender para diversos campos da vida pessoal, fazendo a questão ser ainda mais séria.

Questões difíceis de serem encaradas no trabalho geram ainda mais falta de motivação no próprio emprego. Nesse estágio a situação é mais complexa do que se pensa, já que o profissional pode começar a falhar em suas obrigações. Essa grande bola de neve de insatisfação pode, na pior das hipóteses, gerar uma demissão.

Dificuldades financeiras

A educação financeira é um tema de extrema importância. Como você cuida das suas finanças? Ter disciplina, organização e controle é fundamental para arcar com todas as despesas, ter uma reserva de emergência e ficar longe dos problemas. No entanto, muita gente tem tido dor de cabeça por causa de dinheiro e isso gera outras questões.

Saber que sua conta está no vermelho mesmo diante de tantos compromissos pode ser angustiante e decepcionante. Para muitos, essas questões são um fator que interfere diretamente na motivação. Nesse contexto, a concentração é prejudicada, falta o ânimo para se dedicar a seus compromissos e é cada vez mais difícil relaxar.

O estresse financeiro é uma questão importante e que afeta uma série de profissionais ao redor do mundo. Ele consiste justamente nessa preocupação excessiva por conta de problemas dessa ordem. As pessoas perdem o foco no trabalho, se mostram excessivamente nervosas e não conseguem manter uma rotina regrada e organizada.

Problemas de relacionamento

A vida pessoal tem grande impacto em como conduzimos as outras áreas do nosso cotidiano. Os problemas de relacionamento são comuns a qualquer um e ninguém está livre. Brigas e desentendimentos com familiares, filhos, esposa, namorados, amigos e qualquer um que seja amado podem gerar preocupação e tristeza.

Situações como essas são capazes de tornar tudo mais difícil, gerando grande falta de motivação e desconcentração. Como se dedicar a um novo projeto, por exemplo, se você tem problemas em casa com sua família? Há coisas mais importantes do que o sucesso profissional e o dinheiro. Quando não estão em ordem, esses fatores tendem a gerar preocupações.

Portanto, é natural se sentir triste e desmotivado em momentos em que há desentendimentos e relacionamentos estremecidos. Para seguir empenhado, concentrado e dedicado, resolva primeiro a situação com quem é importante para você. Essas pessoas, na maioria das vezes, são combustíveis para que possamos ir atrás dos objetivos.

Aprenda o que fazer para combater a desmotivação

Vencer a falta de motivação é possível! Você só precisa saber quais são os caminhos mais adequados para isso. Definir metas e ter autoconfiança são os primeiros passos, mas para chegar até eles há algumas etapas e recursos motivacionais que podem ajudar. Conheça os principais a seguir.

Faça uma autoanálise do que você tem

Por vezes, problemas de motivação surgem porque não sabemos avaliar tudo que temos ao nosso redor. Ser grato é uma forma de se manter sempre ativo e buscando a melhora. Quantas vezes você já parou para avaliar tudo o que você tem na sua vida? Talvez a sua situação não seja nem perto do problema que imagina.

Uma família estruturada, pessoas que o amam, um lar, um bom emprego, saúde e, principalmente, sabedoria e instrução são bens valiosos, nem todos materiais. É sempre importante lembrar-se de que nem todos têm acesso a tudo isso. Você precisa olhar para tudo que possui e a partir disso se motivar a seguir em frente.

Busque novos treinamentos e especializações

A estagnação pode ser um fator direto para a falta de motivação. Em determinado momento da vida, mais do mesmo já não traz mais entusiasmo, o que é bem comum. Por isso, conhecimento nunca é demais. Um novo curso, uma pós-graduação, treinamentos e especializações podem tirar você da inércia em que vive.

Ter contato com outros profissionais e conhecer áreas distintas do que você está habituado vai tirá-lo(a) da zona de conforto. Por vezes, é justamente essa “chacoalhada” que vai movimentar a sua vida e trazer de novo aquela fome por conquistas e conhecimentos. Não deixe a acomodação se transformar em desmotivação.

Relembre-se de todas as suas conquistas

Se você já tem um certo tempo de estrada, certamente já conquistou algumas coisas na vida. Por vezes, a desmotivação vem por essa dificuldade em perceber como os nossos esforços resultaram em coisas boas. Essas conquistas podem ser para nós mesmos ou em projetos aos quais nos dedicamos.

Não importa o tamanho do que você conseguiu, pois cada meta e objetivo demanda um esforço específico. Com a evolução e a experiência vêm outros desafios que exigirão mais de nós e nesses momentos devemos estar preparados. Portanto, lembre-se do que já conseguiu. Isso deve servir de combustível para que você se sinta capacitado e motivado a buscar mais.

Desenvolva um novo projeto

Ficar parado muito tempo causa um conforto e uma acomodação que não são nada legais. Há quanto tempo você não se dedica a um novo projeto? Pode ser qualquer coisa: um blog, um curso, uma ação social ou até mesmo um novo empreendimento. Viver uma rotina vai, cedo ou tarde, resultar em desmotivação.

Esteja sempre pronto a propor algo novo para a sua vida. Esses novos projetos ajudarão a descobrir capacidades e características que você nem mesmo conhecia. Além de se desenvolver pessoalmente, você estará dedicado e focado nessa atividade, o que aumentará sua disposição de um modo geral para a vida.

Foque nos seus esforços para mudar

Já ouviu aquele dito popular “o que não tem remédio, remediado está”? Nossa proposta não é falar para que você não se preocupe com nada, mas somente com o que depende de você. Saiba que, se depende de seus esforços, você pode ir atrás e dar um jeito. De nada adianta se apegar a preocupações e perspectivas ruins.

Pensar o tempo todo dessa forma naturalmente vai causar desmotivação e muita ansiedade. Só você pode mudar o seu futuro, então pare de pensar em todas as possibilidades e foque no que você é capaz de fazer para lidar com os desafios. Quando você se coloca como o centro das resoluções, tem menos preocupações e entende que seu esforço é a única coisa que pode controlar.

Saiba como colocar os planos em prática

Depois de entender as possíveis origens do seu problema e saber como combatê-lo, agora é hora de colocar seus próximos planos em prática. Essa movimentação é fundamental para sair da zona de conforto e, além de se manter em atividade, obter o desenvolvimento que todos buscam na vida, seja pessoal, seja profissional.

Com um bom planejamento, uma atuação estratégica e foco, você conseguirá vencer a falta de motivação e ter bons resultados na sua vida. A seguir, veja como colocar todos os seus planos em práticas e obter sucesso.

Planeje seus próximos passos

O que você está pensando para sua vida? Ter sempre algo em vista é importante para se manter ativo, focado e se movimentando em direção ao objetivo. É claro que em alguns momentos não há muito a ser feito e o melhor é deixar a vida caminhar naturalmente. Contudo, até para ter esse momento o planejamento é indispensável.

Desenvolva a sua trilha e por quais caminhos você pretende conduzir a sua vida. Para cada busca há uma jornada de esforços e, se você os identifica, vai conseguir lidar com eles cheio de entusiasmo e força. Planeje cada um de seus passos, organize a sua vida para cumpri-los e então você saberá o que quer do futuro.

Defina suas metas a curto, médio e longo prazo

Definir metas é fundamental para saber onde se quer chegar. É possível afirmar que essa é uma forma estratégica de conduzir a sua vida. Cada um desses objetivos demanda esforços e uma organização específica que automaticamente você irá cumprir. Assim, com base em tempo, suas ações estarão bem-definidas.

Lembre-se sempre de definir suas metas de forma consciente. Quanto maior o objetivo, mais tempo e esforços vai demandar. Dessa maneira, é preciso determinar como algo pode ser conquistado a longo prazo. Não obedecer isso vai gerar um efeito reverso, visto que a decepção pode gerar mais desmotivação, o que não queremos.

Foque no que é relevante

O foco, por muitas vezes, é o que distancia as pessoas do sucesso. É preciso estar concentrado no que é importante e priorizar sempre essas buscas em sua vida. Se você quer adquirir um imóvel, por exemplo, não dá para gastar dinheiro com qualquer coisa sem controle. Simplesmente você está sabotando os seus planos.

Manter essa disciplina é fundamental também em outras áreas da vida, como na busca pela saúde física e mental e no seu emprego. Concentre-se no que tem maior valor e posicione essas questões sempre no topo de sua lista. Isso ajudará a manter uma postura adequada para atingir as suas conquistas.

Entenda a importância do auxílio profissional

Nem sempre é possível vencer a desmotivação por conta própria, especialmente quando ela está associada a outras questões. A falta de energia, problemas de concentração e a total incapacidade de seguir em frente revelam questões maiores. A saúde mental é algo importante e que nem sempre tem nossa devida atenção.

Outro ponto que merece destaque é a forma como lidamos com os desafios profissionais. Conhecer melhor a si próprio permite desenvolver qualidades ocultas e ter melhor desempenho ao lidar com projetos e tarefas comuns ao dia a dia. Para chegar ao máximo do que você pode, a ajuda profissional é fundamental.

O trabalho dos especialistas

Os especialistas, com base em métodos renomados e confiáveis, ajudam pessoas a lidar com esses desafios tão comuns às diversas realidades. A falta de foco e a dificuldade de manter a produtividade são questões que afetam muitas pessoas. Quando superados, você consegue manter um alto nível de motivação e concentração.

Esses profissionais mostrarão o melhor caminho para se desenvolver e potencializar seus resultados. Por entenderem o comportamento humano, eles sabem o que está se passando com você, visto que são capacitados a traçar o melhor caminho para que você supere os obstáculos.

Os seus problemas pessoais também podem ser solucionados. O conhecimento amplo em relações humanas é a base para lidar melhor com as diferentes personalidades que o cercam. Assim, seja em casa, seja no trabalho, você terá mais jogo de cintura e estará aberto a se desenvolver também nessa área.

A falta de motivação é um problema sério e que deve ser encarado de tal forma. Neste post você entendeu melhor as origens, os principais causadores e como lidar com ela. A ajuda profissional e a organização pessoal são os passos mais importantes para superar o problema.

A Kairos Treinamentos pode ajudar a lidar com seus problemas de motivação e produtividade. Entre em contato comigo para saber mais!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

5 respostas

  1. Pingback: MKsOrb.Com
  2. Pingback: Google
  3. Pingback: Google

Os comentários estão desabilitados.