Como ter iniciativa para vencer seus desafios?

como ter iniciativa

Não adianta disfarçar, pois eu sei bem que você, às vezes, perde excelentes oportunidades de colocar sua opinião em pauta, conquistar o que deseja e ter o respeito das pessoas, não é verdade? Afinal, como ter iniciativa e mudar isso?

Ter iniciativa é propor algo antes dos outros, tomar decisões por conta própria e demonstrar ânimo para realizar as tarefas que dispõe. No entanto, vale ressaltar que a falta de atitude pode surgir por conta de aspectos como preguiça, traumas de infância, insegurança, medo, entre outros fatores que precisam ser vencidos.

Pensando nisso, eu trouxe uma abordagem a respeito do tema que pode auxiliar você a ter mais iniciativa e alcançar seus objetivos. Confira!

Qual é o real impacto da falta de iniciativa em nossas vidas?

Aos poucos, você perceberá algumas dificuldades no trato com as pessoas e que cada oportunidade, que antes era tão evidente, parece mais distante do seu alcance. A falta de iniciativa pode representar alguns malefícios que ninguém gostaria de passar, tais como estar à mercê das armadilhas da mente, perder chances de se destacar, aceitar a pressão no trabalho de forma calada e assim por diante.

Muito mais do que simples timidez, a ausência de iniciativa pode paralisar de uma tal forma que, mesmo que saiba resolver algo, não há o desejo de realizar determinada tarefa, e isso acaba acumulando dia após dia. Eu entendo que muitos fatores podem mexer com você e modificar suas atitudes, mas saiba que jamais deve se curvar diante das dificuldades, afinal, a vida tem esses altos e baixos por natureza.

Quais são as vantagens de você ter uma postura diferente do que tem hoje?

Pensando tanto na vida pessoal quanto na profissional, a singela pergunta de como ter iniciativa ecoa em nossa trajetória de modo que possamos avaliar a tomada de decisão, a fim de eliminar crenças limitantes. Modificar a sua atual postura de falta de iniciativa para moldar uma pessoa com atitude é fruto de um trabalho diário, sendo que os benefícios gerados podem mudar completamente nossas vidas.

Por ser uma característica muito cobiçada nas empresas, por exemplo, a iniciativa faz com que você se destaque em processos seletivos e seja visto com bons olhos nos afazeres organizacionais, sempre colaborando para a cultura da inovação. Inclusive, a atitude pode apresentar melhorias na comunicação interpessoal, ajudando a aperfeiçoar o networking, estabelecer boas amizades e conquistar seu espaço.

Uma pessoa que tem iniciativa consegue ver com nitidez seus propósitos de vida e costuma ter resiliência e persistência para vencer as adversidades. É possível notar também que essa postura contribui para nos expressarmos melhor, evitando qualquer brecha ou ruído na comunicação, de modo que saibamos receber críticas, prestar atenção no que o outro tem a dizer e tomar as decisões corretamente.

Afinal, como ter iniciativa de uma vez por todas?

Não tem outro jeito, você precisa desenvolver a iniciativa se quiser que as pessoas percebam sua existência e valorizem o que você faz no trabalho e na vida particular. Portanto, trouxemos abaixo algumas dicas primordiais para lidar com a questão da iniciativa e demonstrar que pode alcançar o sucesso que almeja.

Defina o que quer fazer

Via de regra, você há de convir que ter iniciativa é um processo que demanda esforço e paciência, sendo que deve trabalhar esse tipo de comportamento rotineiramente para que as mudanças sejam notórias. A melhor forma de contribuir com esse processo é estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, pois a atitude só surge quando temos uma imagem muito clara dos nossos objetivos.

Imaginando que precise conversar com alguém importante em um evento corporativo, por exemplo, se você não tiver ideia do que falar para a pessoa, bem provável que a postura de atitude não apareça. Sendo assim, organize sua vida para que as decisões sejam baseadas em um planejamento estratégico, de modo que tenha sempre uma solução para diversas situações.

Surpreenda as pessoas

Os colegas de trabalho, familiares e amigos costumam pedir algo e você se atém apenas a fazer o trivial, sem explorar todas as possibilidades de uma determinada tarefa? Pois bem, uma ação como essa pode engessar sua postura e fazer com que tenha uma vida sempre abaixo da média, algo que eu sei que não é legal, porque nos coloca para baixo e sem perspectivas de evolução.

Para coibir isso, tente surpreender as pessoas a sua volta com um comportamento que vai além do que tem feito atualmente, ou seja, toda vez que tiver uma tarefa a fazer, mostre sua capacidade de realizar algo além e evidenciar suas competências. Ao decorrer do tempo, assumir essa postura pode gerar empatia no trabalho, laços intensos de amizade, relacionamentos sólidos, entre outros aspectos positivos.

Vença a procrastinação

Eu compreendo que as redes sociais são tentadoras e, se deixar, ficamos horas interagindo por meio da tela dos dispositivos móveis. No entanto, comportamentos assim fazem com que a perda de tempo seja evidente. O ideal é otimizarmos nossas tarefas e evitarmos a procrastinação, que nos deixa numa zona de conforto perigosa.

Para que isso ocorra, foque nas suas tarefas principais e evite distrações que possam influenciar no seu comportamento durante o dia, tendo em vista que essas breves interrupções mascaram nossos objetivos. Alcançar um nível de produtividade alto é o gatilho que desencadeia as atitudes vencedoras, sendo que a sensação de realização é uma das melhores para modificarmos a postura.

Tenha a mente aberta para os desafios

Nem tudo sai perfeitamente como planejamentos, porém, mesmo que isso aconteça, precisamos estar alerta quanto às novidades e superarmos o medo de mudanças. Ter a mente aberta para os desafios que possam vir é uma maneira de encarar os problemas e perceber que nada pode abalar sua força de vontade, pois você tem plena certeza da sua capacidade de dar a volta por cima e atrair coisas boas.

Entenda que a iniciativa surgirá a partir do momento que você deixar os comportamentos limitantes para trás, levando em conta que as oportunidades devem ser agarradas para aprendermos e evoluirmos. Toda mudança é necessária para transformar nossos pensamentos e colocarmos o que foi aprendido em prática, de modo que haverá um momento em que todo o esforço será recompensado.

Por fim, quando se perguntar como ter iniciativa de fato, quero que lembre do que tem feito até hoje e qual a imagem que gostaria que as pessoas tivessem de você. Compreenda que a atitude deve ser exercitada constantemente, pois só assim ela pode virar um hábito saudável em nossas vidas.

Se você gostou deste artigo e quer desbloquear todo o seu potencial para viver uma trajetória de sucesso, aproveite que está por aqui e conheça o que as pessoas têm a dizer sobre a experiência delas no evento Protagon!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: