• Home
  • Prosperidade
  • Entenda por que você deveria começar hoje mesmo a demonstrar sentimentos

Entenda por que você deveria começar hoje mesmo a demonstrar sentimentos

Demonstrar sentimentos

Nem todas as pessoas conseguem demonstrar sentimentos de amor, carinho, respeito, admiração, tristeza, insatisfação etc. Contudo, é preciso expressá-los para manter qualquer tipo de relacionamento humano.

É por meio deles que você conseguirá desenvolver elos emocionais e afetivos com seus pais, amigos, familiares, colegas de trabalho e parceiro. Por isso, quem tem essa dificuldade se sente fora de contexto.

Pensando nisso, neste post, vou mostrar a você qual é a importância de demonstrar os seus sentimentos e como utilizá-los na comunicação de maneira eficiente. Vamos lá?

Entenda a importância de demonstrar os sentimentos

Todo mundo quer e gosta de se sentir amado. Por isso, diversas vezes, comentamos um com o outro o quanto gostamos da pessoa, que estava com saudades dela e assim por diante. Isso fortalece os laços, aumenta a intimidade, traz segurança e melhora a chance de retribuição.

Dessa forma, se você quer ser valorizado, demonstre esse desejo aos demais. Por mais que as relações e sentimentos sejam complexos, é preciso que alguém esteja aberto a fazer a primeira ação para ter a reação do próximo.

Portanto, elimine da sua vida o mito de que quem demonstra os seus sentimentos é uma pessoa fraca — muito pelo contrário: é um ser forte o bastante para assumir o que sente, sem vergonha alguma.

Veja os motivos que justificam o medo de demonstrar sentimentos

Medo de rejeição

A incapacidade de demonstrar as emoções está ligada ao medo da rejeição e à humilhação em não ser correspondido. Desse modo, é mais fácil se manter fechado e distante, para que não seja machucado.

Demonstre a sua opinião, independentemente da aceitação. A troca de ideias servirá para o seu desenvolvimento pessoal.

Baixa autoestima

Quem sofre de baixa autoestima acredita que não tem direito de ser feliz ou de ter a própria opinião e fica nutrindo sentimentos negativos sobre si. Contudo, é preciso ressaltar que cada ser humano tem o seu brilho e a sua relevância na composição do mundo. Assim como os outros, você também tem o direito de ter uma vida plena.

Perfeccionismo

Ter bons ou maus sentimentos é inerente a qualquer indivíduo. Afinal, não só de positividade vive o homem e procurar por essa perfeição é algo irracional.

Pior ainda é esconder as emoções por muito tempo, porque um dia elas se transformarão em problemas de saúde. Dessa maneira, libere a sua negatividade de alguma forma.

Conheça algumas dicas para se livrar desse problema em suas relações

Estimule a liberação de crenças

Ao longo da vida, vamos tendo crenças limitantes e colocando a palavra “não” na frente de outras, como: não consigo emprego, não tenho inteligência e muito mais. Embora elas sejam fortes em seus pensamentos, sempre que elas aparecerem, imagine como aquilo pode dar certo e o quanto você deseja o que quer.

Agarre-se na visualização boa o tempo que puder. Fazendo isso, você construirá novas conexões neurais e se sentirá mais fortalecido.

Pratique o autoconhecimento

Primeiramente, para se autoconhecer, é necessário identificar os seus sentimentos e o que está gerando cada um deles, sejam eles raiva, ansiedade, decepção ou alegria. Questionar-se perante isso é relevante para que você se conheça melhor e possa expressar as suas emoções coerentemente, sem menosprezá-las ou exagerá-las.

Crie pequenos hábitos

Uma maneira de avaliar as sensações é escrever o que sente e quais os motivos que estão gerando aquilo. Esse exercício é uma ferramenta de autoconhecimento que ajuda muito no desenvolvimento emocional. Experimente fazer isso e veja como entenderá melhor as suas emoções.

Responsabilize-se por si

Nunca terceirize o que está sentindo, dizendo que a outra pessoa traz insegurança. Assuma a sua posição, informando que se sente inseguro quando o namorado vai viajar, por exemplo. Assim, você demonstrará que tem consciência daquilo e abrirá a oportunidade para um diálogo sem acusação, com mais chance de resolução.

Seja sincero

Diga sempre a verdade, pois, ao mentir sobre as emoções, elas deixam de existir. Apenas expresse o sentimento se realmente estiver vivenciando aquilo. Porém, seja ponderado na sinceridade — não precisa ser mal-educado.

Com estas dicas, dá para perceber que, com treinamentos de autoconhecimento e reprogramação de crenças, o seu medo de demonstrar sentimentos será modificado e você se tornará uma pessoa mais feliz consigo e com os outros.

Quer aprender mais sobre o assunto? Conheça o evento de imersão que desbloqueará o seu potencial, condicionará a sua mente para o sucesso e ajudará você a construir uma vida épica.

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

3 respostas

  1. Pingback: MKsOrb.Com
  2. Pingback: Google
  3. Pingback: Google

Os comentários estão desabilitados.