9 filmes sobre produtividade que você precisa assistir

filmes sobre produtividade

Quem deseja ser mais produtivo costuma ter uma ideia errada sobre “hora de trabalho” e “hora de lazer”. Muitas das vezes, o que você faz em seu tempo livre também potencializa seu desempenho! É o que acontece quando você consegue reservar uma parte da sua semana para se atualizar e adquirir conhecimento, assistindo a documentários ou filmes sobre produtividade, por exemplo.

Posso dizer que o grande segredo é saber administrar o tempo. Na mitologia grega, Chronos é a medida cronológica, mas Kairós, filho de Zeus e Tykhé, é uma divindade associada à prosperidade e à fortuna, que não se importa com o relógio — ou seja, corresponde ao tempo que não pode ser cronometrado.

Então, que tal aproveitar da melhor maneira o seu tempo, encontrando o equilíbrio entre Chronos e Kairós para alcançar sua produtividade ideal? Inspire-se nas histórias dos filmes selecionados e aprenda com as produções cinematográficas. Confira todas elas a seguir!

1. O Preço do Amanhã (2011)

Imagine uma sociedade em que as pessoas crescem e só se desenvolvem até os 25 anos de idade. Depois disso, o organismo para de envelhecer e cada um só tem mais um ano de vida. Louco, não? Nessa realidade, se alguém quiser mais que isso, deve conseguir mais tempo.

A lógica é que “tempo é dinheiro”, literalmente. Todos vivem numa angustiante contagem regressiva, uma vez que tudo é custeado com o tempo e, se o relógio é zerado, a vida acaba sem possibilidade de retorno. É uma verdadeira crítica ao sistema capitalista, a maneira como administramos nossa vida e ao que realmente importa.

2. Não sei como ela consegue (2011)

A personagem Kate é uma profissional do ramo de investimentos, porém, também é casada e tem dois filhos. Ou seja, é uma mulher com diversos papéis, que sempre recebe o seguinte questionamento: “como você consegue?”.

O segredo de Kate é o sacrifício diário para não recusar nenhum trabalho, estar sempre correndo, muitas vezes sem ter tempo até para se arrumar de uma forma mais apresentável. Até aí tudo bem. Contudo, o problema surge quando a sua produtividade desregrada passa a afetar sua vida pessoal, gerando conflitos conjugais e familiares.

3. O Bom Dinossauro (2015)

Animações também dão uma aula de boas práticas aos adultos! A história em questão mostra um planeta ainda dominado pelos dinossauros, possibilitando a convivência da espécie com os humanos — ainda que “selvagens”.

A amizade do dinossauro Arlo com o menino Spot é uma verdadeira jornada épica de superações para a volta para casa. Os dois mostram o lado positivo do trabalho em equipe, como uma ferramenta poderosa para a produtividade, reforçando a máxima de que “se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”.

4. Moneyball (2011)

Uma verdadeira aula de gestão de negócios, o filme também nos ensina sobre o poder da produtividade, mesmo quando não temos toda a estrutura necessária para atingir o sucesso.

Baseado em fatos reais, o longa conta a história da Major League Baseball de 2002, com uma inacreditável sequência de 20 vitórias consecutivas de um time que lutava contra maus salários e falta de investimentos. É uma reflexão profunda de como a disposição, o foco, a disciplina e a vontade de vencer são capazes de mover o mundo.

5. Click (2006)

Assim como a personagem Kate, citada anteriormente, o arquiteto Michael Newman também não tem tempo para nada: pouco lazer, quase não fica com a família, e uma jornada de trabalho exaustiva. Porém, ele se vê pressionado a mudar essa realidade quando o tradicional acampamento da família, ansiosamente aguardado pelos filhos, precisa ser cancelado.

Misteriosamente, ele encontra um cientista maluco em uma loja de controles remotos, que o oferece um dispositivo especial. Com apenas um clique, ele consegue congelar situações, avançar ou retornar os acontecimentos da sua vida. A novidade é incrível, mas, com o passar do tempo, ele quer apenas ter sua vida como era antes — só que, dessa vez, equilibrada.

6. O Feitiço do Tempo (1993)

Aqui temos a história de um repórter de meteorologia que é escalado para cobrir um festival de primavera de uma cidade pequena. Contudo, após uma nevasca, ele acorda novamente no dia anterior, sendo o único com as lembranças de já ter vivido o momento.

O filme deixa no ar a pergunta: “o que você faria se pudesse viver o mesmo dia novamente?”. Com a possibilidade de uma segunda chance, será que todo mundo é capaz de rever seus comportamentos?

7. Minimalismo (2016)

O documentário sobre minimalismo é essencial para quem quer entender mais sobre o tema e mudar seus hábitos. A produtividade, afinal, está mais na qualidade do que na quantidade, certo?

A dupla Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus, criadores do site The Minimalists, fizeram uma turnê literária e, apesar do sucesso, perceberam que dinheiro não é tudo. Foi aí que eles encontraram o minimalismo como um estilo de vida próspero, saudável e equilibrado.

8. Fome de Poder (2016)

A história de Ray Kroc é controversa. Estou falando do idealizador da famosa marca mundial McDonald’s! Ray transformou um pequeno negócio familiar de dois irmãos empreendedores — Dick e Mac — em um dos maiores conglomerados do mundo.

Porém, o mercado do capitalismo selvagem transforma sua caminhada em uma jornada com um alto custo ético e moral. Até onde uma pessoa vai para ter poder? É um filme interessante por colocar o questionamento em evidência e nos fazer refletir sobre as consequências e os limites de uma produtividade realmente sadia.

9. O segredo do meu sucesso (1987)

O jovem Foster, com boa formação, vai para Nova York fazer fortuna após terminar a faculdade. No entanto, quando ele chega ao seu destino, descobre que o emprego prometido não se concretiza.

Diante da situação, ele consegue um trabalho modesto, mas começar “por baixo” não estava nos seus planos. Então, ele começa a viver uma vida dupla, passando-se por um executivo que tem ideias brilhantes.

Todos os filmes sobre produtividade aqui citados são um ótimo recurso para otimizar o tempo livre e para aprender se divertindo. Enquanto você relaxa comendo uma pipoca, pode tomar nota das análises dos personagens e obter ótimos insights que podem ser aplicados na gestão do seu tempo.

Além dos filmes, também vale conhecer o Método Cronos, por meio do meu webnário sobre hiperprodutividade, foco e clareza para gerenciar seu tempo e sua vida da melhor forma possível. O convite está feito, espero você!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe: