• Home
  • Propósito
  • Entenda por que ter objetivos é mais importante do que conquistá-los

Entenda por que ter objetivos é mais importante do que conquistá-los

Ter objetivo é mais importante do que conquista-lo: entenda o por que

Não existe uma fórmula para o sucesso, mas ótimos resultados, comumente, dependem de três coisas: foco, tempo e disciplina. Se você não souber o que quer, se não for paciente e nem mesmo disciplinado, fica difícil. Em todo esse processo, ter objetivos ajuda muito.

Um objetivo é algo concreto e desafiador, que o estimula a melhorar. Ele funciona como uma “bússola”, deixando mais claro para aonde você precisa ir. Nesse aspecto, só por existir, ainda que não consiga conquistá-lo rapidamente, o objetivo já ajuda muito.

Adiante, vamos explicar a diferença entre objetivo e sonho, como o objetivo é capaz de ajudar a atingir melhores resultados e como o foco influencia em todo o processo. Boa leitura!

Quais as diferenças de sonhos para objetivos?

Eu não tenho sonhos, eu tenho objetivos”, disse Harvey Specter, o famoso advogado da série norte-americana Suits. Mas quais são, exatamente, as diferenças entre sonhos e objetivos? Bom, vamos resumi-las em três aspectos:

·        tangibilidade;

·        temporalidade;

·        mensurabilidade.

Primeiro, todo objetivo é algo mais tangível e claro, enquanto o sonho pode ser algo turvo, difícil de entender. Ter um futuro melhor, por exemplo, é um sonho, conquistar a primeira casa com três quartos e garagem, é um objetivo.

Outro aspecto é o tempo. Sonhos tendem a correr livres, sem muita preocupação de quando serão alcançados — por isso, alguns nunca serão concretizados. O objetivo tem um período mais específico, que pode ser de curto, médio ou longo prazo.

Por fim, há a mensurabilidade. Como os sonhos são turvos e perdidos no tempo, são mais difíceis de mensurar. Como medirá se alcançou o “futuro melhor” desejado? Já o objetivo, pode ser medido, assim, você saberá se está perto ou longo dele.

Quais os benefícios de ter objetivos desafiadores?

Muitas pessoas definem objetivos simples e fáceis, afinal, o importante é alcançá-los, correto? Na verdade, não! O simples fato de ter um objetivo é mais importante do que alcançá-lo. Explicamos o porquê nos tópicos seguintes:

·        objetivos desafiadores o estimulam a melhorar;

·        esclarecem onde você está hoje e aonde quer chegar amanhã;

·        somam um propósito mais preciso à vida;

·        permitem que você treine sua disciplina e foco;

·        aumentam o seu entusiasmo pelo desafio;

·        geram mais motivação por autorrealização;

·        canalizam sua energia para um ponto mais específico.

Nesse aspecto, a simples existência de objetivos desafiadores somam uma série de vantagens. Você terá uma melhor noção de tempo-espaço, além de mais energia e automotivação, como pontuado.

Então, mude seu foco de alcançar para, especificamente, ter objetivos. Concentre-se em criar objetivos que sejam específicos, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com prazo bem definido. Assim, terá mais facilidade em atingir sua autorrealização.

Como o foco influencia o objetivo desejado?

E qual o papel do foco no objetivo desejado? Bom, ele é o protagonista. Sem foco é impossível criar ou manter um objetivo, muito menos alcançá-lo. Uma pessoa dispersa fica pulando de “galho em galho”, sem saber exatamente qual é o seu lugar.

O interessante é que foco e objetivo são itens complementares e que se retroalimentam. Sem foco, você não tem objetivo; e sem objetivo, você também não tem foco. Portanto, comece por definir um (ou alguns poucos) objetivo(s), depois, mantenha o foco nele(s).

E então, gostou do nosso artigo e entende por qual razão é mais importante ter objetivos do que alcançá-los? Aproveite, agora, para se inscrever na masterclass produtividade e foco, na qual aprenderá técnicas específicas para otimizar sua performance. Vamos lá!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

Compartilhe:

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.