Ao longo de nossas vidas lidamos com diversos tipos de pessoas, seja na vida pessoal ou profissional. E percebemos que cada um tem uma forma de agir e se comportar em diversos ambientes e situações.
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Diante disso, encontramos pessoas mandonas que se expressam e agem de maneira única querendo assumir controle querendo direcionar as ações das pessoas à sua volta.
Embora possa parecer positiva a intenção por trás de uma pessoa mandona, a convivência com ela pode se tornar um tanto quanto complicada. No entanto, é possível manter relações saudáveis minimizando conflitos, através da empatia e uma comunicação eficaz.
Características de uma pessoa mandona
Há pessoas que exercem cargo de gestão e liderança e por isso precisam delegar, por isso é importante que você conheça as características de uma pessoa mandona:
Personalidade forte
Pessoas mandonas realmente expressam uma personalidade forte, rígida. Possuem um objetivo em mente e emite comandos para que os demais sigam suas instruções sem questionamentos, apenas executando.
Controladoras
A necessidade de ter o controle das situações e decisões é uma característica marcante da personalidade de pessoas mandonas. Isso pode vir de um desejo real de manter tudo organizado, mas também como autoritário e controlador.
Dificuldade em delegar
Pessoas mandonas tem dificuldades em delegar, sejam tarefas ou decisões. E muitas vezes assumem a responsabilidade para garantir que as atividades foram executadas da maneira que acha correta.
Diferenças entre delegar e mandar
Pessoas que ocupam cargo de liderança tem por função delegar projetos, atividades e até mesmo responsabilidades. Nesse sentido, é importante saber diferenciar o ato de delegar e mandar.
Delegar:
Confiança em empoderamento
Ao delegar, o líder transmite confiança na equipe e demonstra que acredita que cada um é capaz de realizar tarefas e tomar decisões com total autonomia.
Foca nas habilidades
Líderes que delegam sabem reconhecer as habilidades e competências individuais de cada membro da sua equipe, atribuindo assim tarefas de acordo com essas habilidades e competências para otimizar o desempenho.
Desenvolvimento
Delegar permite que os membros da equipe aprendam e desenvolvam novas habilidades, assumindo responsabilidades maiores e cresçam ainda mais profissionalmente.
Engajamento e colaboração
Delegar tarefas incentiva a colaboração entre as partes da equipe e o compartilhamento de ideias entre os participantes.
Liderança participativa
Ao delegar, o líder promove um ambiente de mais participação, envolvendo a equipe em decisões importantes e no processo de execução.
Mandar:
Controle centralizado
Pessoas mandonas mantêm um controle mais centralizado sobre decisões e também sobre as tarefas, tomando a maioria das decisões por conta própria.
Autoridade
Elas tendem a demonstrar sua autoridade e posição de poder esperando que seus subordinados sigam suas instruções sem questionamentos.
Menos desenvolvimento
Uma pessoa mandona tem foco no resultado e não nas pessoas, por isso as atividades estão direcionadas a execução das metas, sem considerar o investimento no desenvolvimento da equipe.
Decisões rápidas
Uma liderança mais centralizada leva a decisões mais rápidas devido ao tipo de abordagem e leitura que faz diante das situações, tendendo a não buscar opiniões secundárias.
Desmotivação da equipe
Um líder mandão tende a desencorajar os membros da equipe que se sentem menos engajados e motivados, pois possuem pouca autonomia e influência nos processos decisórios.
Liderança autoritária
Pessoas mandonas são autoritárias e desempenham uma liderança unilateral, ditando grande parte das ações e decisões.
Dicas para conviver com pessoas mandonas
Muitas vezes é inevitável conviver com pessoas mandonas. Na maioria dos casos, são pessoas inseguras, que já passaram por algum evento que as deixaram de forma mais defensiva e centralizadora.
E pode também ser uma característica nata que ao longo do tempo foi se consolidando. Nesse sentido, vamos oferecer aqui algumas dicas para lidar com pessoas mandonas:
Pratique empatia
Tente entender a motivação pela qual a pessoa age dessa forma. Muitas vezes a necessidade de controle pode estar relacionada a uma forma de demonstrar eficiência ou até medo das coisas darem errado.
Comunicação aberta
Mantenha uma comunicação aberta e fluída. Expresse suas opiniões e sentimentos de maneira respeitosa e explique como a forma dela agir afeta diretamente o você e ao grupo.
Estabeleça limites
Mesmo que for um gestor imediato defina limites claros e saudáveis. Quando uma demanda for repassada a você de forma errada, seja por não estar dentro do seu escopo de trabalho, seja pelo excesso ou qualquer outro fator, informe que ela causa desconforto e que não será executada da maneira devida.
Soluções intermediárias
Encontre alternativas que evitem o confronto direto com a pessoa mandona. Busque soluções intermediárias que levem em consideração as opiniões e necessidades de todos os envolvidos no projeto.
Demonstre confiança
Mostre que você confia e acredita nas habilidades da pessoa mandona, mas também deixe claro que você deseja contribuir de forma conjunta.
Faça sugestões construtivas
Ofereça sugestões e ideias construtivas. Sendo proativo você poderá ajudar a pessoa mandona a ter percepção que existem diversas formas de lidar com as situações.
Reconheça a liderança positiva
Nem sempre uma pessoa mandona oferece uma liderança negativa. Saiba reconhecer quando ela oferece boas ideias e resultados de excelência, elogiando seus esforços.
Faça escolhas
Nem todas as situações são passíveis de aceitação. Saiba avaliar quando é importante ceder, quando vale a pena se posicionar e, ainda mais, quando é hora de sair de cena.
Seja confiante
Reconheça suas habilidades, competências e opiniões. Assim você saberá lidar com mais personalidade diante de pessoas mandonas.
Busque Apoio
Se a convivência se tornar difícil busque orientação e ajuda de um mediador e até mesmo de um profissional em saúde mental.
Conviver com pessoas mandonas é algo desafiador, mas também uma oportunidade de desenvolver diversas habilidades e reconhecer comportamentos, através da empatia e boa comunicação.
Lembre-se que cada pessoa é única, tem sua história e sua personalidade. Cabendo a você impor limites e até mesmo decidir a hora de colocar um ponto final em sua jornada com essa pessoa, seja no âmbito profissional ou pessoal.