Técnicas de persuasão: aumente seu poder de convencimento!

técnicas de persuasão

As técnicas de persuasão são ferramentas utilizadas para aprimorar o poder de convencimento de pessoas que trabalham em diferentes setores, como o jurídico, finanças, imóveis, educação, recursos humanos, entre outros.

Porém, muitas pessoas apresentam dificuldades na hora de persuadir o público, e acabam estagnadas profissional e pessoalmente. Vale dizer que é comum confundir a persuasão com a manipulação, mas estes são conceitos totalmente diferentes.

A falta de informação e de métodos eficientes têm dificultado que as pessoas atinjam o outro nível quando o assunto é persuasão. Por isso, elaboramos este conteúdo, que vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Preparado para mudar a vida de uma vez por todas e alcançar a alta performance que tanto deseja? Então, acompanhe o post a seguir!

O que é a persuasão

O termo persuasão tem origem no latim, a partir do termo persuadere, que significa convencer. O conceito de persuasão está diretamente conectado com a ideia de convicção. Afinal, persuadir significa fazer com que alguém acredite ou adote terminado comportamento ou ideia que você está expressando.

Sendo assim, a expressão “poder de persuasão” faz referência à habilidade do ser humano convencer, a partir de palavras e atitudes, outras pessoas.

Dessa maneira, compreende-se que a persuasão é uma forma de comunicação com viés puramente estratégico. Por ser composta por argumentos lógicos ou simbólicos, o ato de persuadir torna-se mais do que um simples diálogo, mas uma técnica eficaz para diversas áreas da vida do ser humano — principalmente, o profissional.

Provavelmente, você já tenha ouvido alguma expressão do tipo “Fulano consegue vender até gelo para esquimó”. Este é um exemplo claro do poder de persuasão que bons vendedores dominam no universo business, por exemplo. Quem trabalha com vendas precisa convencer o consumidor de que seu produto de fato é bom.

Bons líderes também são ótimos exemplos da personificação da persuasão. Contudo, um líder realmente eficaz sabe quais são as maneiras mais eficientes de conquistar outras pessoas com o intuito de seguir suas instruções. Entretanto, é preciso deixar claro que persuadir não é o mesmo que manipular.

É comum que as pessoas confundam os termos “manipulação” e “persuasão”. Mas, como já mencionamos, são dois conceitos totalmente diferentes. Manipular significa fazer com que alguém tome decisões a partir de estratégias que beneficiam, somente, uma das partes. Na maioria das vezes, a manipulação é cercada de mentiras e atitudes duvidosas por parte da pessoa que tenta convencer.

Já a persuasão tem como base argumentos que levam a pessoa refletir sobre o assunto abordado. Depois de pensar sobre aquilo, ela toma a decisão de modo consciente. Não há mentiras durante o processo de convencimento e, ao contrário da manipulação, ambas as partes saem ganhando — tanto quem persuade quanto quem é persuadido.

Por que é preciso desenvolvê-la

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a persuasão não é um dom inato. Assim como a oratória, é algo que pode ser desenvolvido com muito treino e prática diária. Em geral, todos os profissionais que possuem o diálogo como fonte primária de suas atividades precisam desenvolver a persuasão, como pessoas que trabalham com negócios e vendas, professores, palestrantes, oradores, representantes etc.

É preciso desenvolver esta prática para aprimorar o poder de convencimento para conquistar o público ou mesmo manter clientes. A frustração profissional e a estagnação no mercado muitas vezes se devem pela falta do poder de persuasão por parte dos profissionais. Isso não significa falta de capacidade mas, sim, dificuldade em dominar a fala de maneira eficiente para cumprir os objetivos pretendidos.

Há diversos livros que auxiliam nesse processo.

  • Um dos mais importantes é a obra “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas“, escrito por Dale Carnegie e publicado pela Companhia Editora Nacional em 1981. O livro é um clássico quando o assunto é persuasão e relata grandes ideias e experiências sobre as relações humanas.
  • Outro grande sucesso é o título “Como Persuadir“, Falando, escrito por Marques Oliveira, advogado renomado, conhecido pela habilidade certeira de persuasão.

Entretanto, é preciso deixar claro que não podemos enxergar a persuasão como um pacote exclusivo de técnicas imutáveis. Cada pessoa tem suas maneiras próprias de executá-la. Tudo dependerá do perfil profissional e das características do público a ser persuadido. Ou seja, não há uma tática genérica para aplicar a persuasão, mas existem formas particulares que são aplicadas conforme a necessidade de cada contexto.

9 técnicas de persuasão que vão melhorar a sua vida

Há diferentes maneiras de persuadir outras pessoas, seja em ambientes corporativos, jurídicos, escolares e até no âmbito social. Cabe a você distinguir qual é a mais adequada para atingir seus objetivos e, também, que seja compatível com as necessidades e linguagem de cada interlocutor.

Como foi dito, a persuasão deve considerar que ambas as partes devem ser beneficiadas. Sendo assim, nunca adote práticas que podem interferir negativamente no seu discurso ou que não atinjam o ouvinte adequadamente.

Faça o teste! Se a tática não está funcionando, troque de estratégia e adapte novas ferramentas para conseguir o que deseja. A persuasão é um treino e, como qualquer outra forma de convencimento, pode ser modificada segundo as necessidades. Agora que você já sabe os princípios básicos para aprimorar o poder de persuasão, confira abaixo as técnicas mais comuns e eficientes utilizadas por profissionais de sucesso no mercado.

1. Tenha autoconhecimento

Para convencer alguém de algo, primeiramente, você mesmo precisa convencer a si próprio. É isso mesmo! Para ter voz ativa perante outras pessoas, você necessita se autoafirmar, reconhecendo suas qualidades e defeitos, e aprimorando tudo aquilo que precisa ser melhorado. Somente conhecendo a si mesmo você terá condições de convencer alguém de comprar a sua ideia.

Por isso, não tenha vergonha de olhar para si mesmo, reconhecendo sua personalidade verdadeiramente. Preste atenção às suas emoções, sensações e reações ao executar as atividades e diálogos diários. Tenha convicção de seus valores, emoções e ideias. Só é possível exercitar a persuasão quando não se tem medo de si. Assim, somos capazes de usar o poder da mente quando confiamos e valorizamos a nós mesmos.

2. Empatia é tudo

Saber colocar-se no lugar do outro e sentir as necessidades alheias é fundamental na hora de resolver problemas diversos. assim como executar o poder de persuasão. Por isso, ter empatia é fundamental para que você compreenda quais são as expectativas do seu público em relação ao seu produto ou serviço.

Sendo assim, procure conversar com as pessoas e pergunte, de maneira ética e profissional, quais são suas carências.

De nada adianta persuadir alguém sem conseguir compreender seu lado psíquico e emocional. Coloque em prática aquele velho ditado: “para julgar os caminhos de alguém, calce os seus sapatos”. Vale lembrar que a persuasão tem como base a conquista pelas necessidades reais, e não por mentiras ou ilusões.

3. Prova social

A aprovação social é um dos instrumentos mais utilizados quando o assunto é poder de persuasão. A prática ocorre de maneira simples, porém, muito eficiente. Quando uma empresa apresenta em anúncios publicitários que seu produto é o “mais vendido” ou “9 a cada 10 usam”, a estratégia de comunicação está usando a persuasão como argumento.

Como muitas de nossas decisões de compra são tomadas pelo subconsciente, acabamos não avaliando criticamente aquele produto ou serviço e compramos pela prova social de que ele é bom. Duvida disso?

Então, faça uma honesta reflexão: imagine que você precisa ir ao salão de beleza em uma cidade desconhecida. Você optará por aquele que aparenta ter um número maior de clientes e agenda lotada ou escolherá o primeiro salão que vir à mente?

4. Tenha comunicação clara e objetiva

De nada adianta utilizar um vocabulário cheio de palavras difíceis se o seu público não consegue entender a mensagem. Falar bem não significa, necessariamente, utilizar termos rebuscados. A chave de todo bom orador é a habilidade de se comunicar de forma clara e precisa. Ao final de frases, evite usar vícios de linguagem que distraiam o ouvinte, como “hummm”, “é”, “daí”, “então”, entre outros.

Aprenda a detectar quais são as melhores formas que seu público compreende a mensagem. Converse sempre na mesma linguagem que o receptor e esteja atento aos sinais de que ele está compreendendo o que você diz: se demonstra interesse, se dá atenção àquilo que você diz, se faz perguntas sobre o assunto etc.

Ter comunicação clara também significa ser direto e evitar qualquer tipo de “rodeios” quando o assunto é persuadir. Saiba contextualizar seu ponto de vista, mas não fique de enrolação! As pessoas podem se sentir enganadas e vão achar que estão perdendo tempo conversando com você. Por isso, utilize sempre informações relevantes para embasar seu ponto de vista.

5. Use argumentos convincentes

Um dos maiores erros da persuasão é dialogar com base em informações falsas e sem argumentos convincentes. Lembrando que, quando utilizamos de elementos inverídicos para tentar convencer alguém de algo, não estamos persuadindo e, sim, manipulando! O ideal é sempre fazer um breve “roteiro” da sua fala, analisando todos os argumentos que você utilizará na hora de persuadir.

Aborde com precisão todos os pontos fortes da sua ideia, produto ou serviço. Mostre ao seu público como ele poderá se beneficiar ao adotar aquilo que você está propondo. Deixe-o se interessar por tudo o que você está dizendo a partir de uma argumentação lógica e coerente. Assim, você terá maior credibilidade e, consequentemente, maiores chances de convencimento.

6. Demonstre conhecimento sobre o tema abordado

De nada adianta ter facilidade com as palavras se você não tem conhecimento sobre aquilo que fala. Portanto, pesquise e estude sobre seu produto, ideia ou serviço antes de persuadir alguém a adquiri-lo. Dominar o assunto significa ter mais confiança e mais credibilidade.

Hoje há inúmeras ferramentas que podem te ajudar a construir conhecimento sobre determinado assunto ou objetivo. A internet é uma ótima fonte para utilizar como instrumento de pesquisa. Entretanto, antes de sair repetindo tudo o que vê na web, certifique-se de que o conteúdo seja verídico e tenha procedência confiável. É fundamental checar vários sites antes de formar opinião e disseminar inverdades por aí, combinado?

Procure por dados e estatísticas levantadas por sites confiáveis e institutos de prestígio. É fundamental, também, citar a fonte na hora de persuadir. Mostre ao seu público que aquilo que você fala tem base comprovada por terceiros.

Outra forma de conhecimento que é super útil na hora de persuadir é o conhecimento empírico, ou seja, as suas experiências vividas. Durante a persuasão, mostre ao público que aquilo que você diz ou o que seu produto/serviço vende já foi testado e aprovado por outras pessoas. Portanto, mostre a realidade daquilo que você comercializa ou acredita.

Os famosos cases de sucesso são exemplos práticos e úteis na hora de persuadir. Mostre que outras pessoas ou clientes encontram-se satisfeitas com sua oferta ou ideia. Colha depoimentos, faça vídeos e organize um portfólio sobre aquilo que você vende ou acredita.

Algumas pessoas precisam “ver para crer”. Então, demonstre a elas que você e seus produtos ou ideias realmente podem oferecer bons resultados.

7. Seja coerente

A contradição é a armadilha mais comum na persuasão. Muitas vezes, sem querer, nos encontramos em dilemas que colocam em cheque todo o discurso apresentado até então.

Pode ser uma frase mal colocada ou palavras utilizadas de maneira indiscriminada que mudam totalmente o sentido da fala, além de informações que não condizem com a realidade. Por isso, sempre revise o seu discurso para que tudo o que você fale faça sentido. A lógica é a amiga da coerência.

8. Saiba utilizar a linguagem corporal ao seu favor

Nosso comportamento diz muito sobre nós, pois o corpo também é um instrumento de fala. Por isso, invista na linguagem corporal para reforçar suas ideias e aumentar a credibilidade perante as pessoas. Evite movimentos bruscos e muito efusivos (balançar demais os braços, gestos rápidos e exagerados) que comprometam a qualidade visual da fala.

Há expressões que, segundo especialistas, são infalíveis na hora de persuadir. A primeira delas é mostrar a palma das mãos enquanto discursa, como faz o grande comunicador Sílvio Santos. Este simples gesto é uma maneira de dizer que você está aberto para as pessoas e não possui nenhuma intenção de ofendê-la ou chateá-la.

Quando for falar com o público, abra as mãos com o cotovelo apoiado ao corpo, para que o movimento não seja exagerado ou brusco. Assim, a postura passará a ideia de credibilidade, segurança e acolhimento ao ouvinte. O convencimento mora em gestos simples e didáticos. Portanto, você deve se portar como um professor durante o processo de persuasão.

Incorpore os famosos “gestos de ensino”, com movimentos que facilitem a visualização das ideias e consigam prender a atenção do público: demonstrações de grande, pequeno, alto, baixo, contar números com as mãos etc. São recursos extremamente difundidos em sala de aula que complementam aquilo que é dito verbalmente.

Vale relembrar que o exagero desses movimentos pode comprometer a apresentação. Então, procure utilizar essas ferramentas apenas quando necessário. Caso o contrário, você poderá perder sua credibilidade por causa de um exagero de “mímicas” que, em vez de complementar o discurso, desviam a atenção do ouvinte.

O olhar também é essencial para aprimorar o poder de persuasão. É fundamental estabelecer contato visual com o ouvinte, mantendo os olhos paralelos com o interlocutor. Assim, você transmitirá profissionalismo, seriedade e credibilidade. Entretanto, tenha cuidado para que essa tática não se torne uma atitude intimidadora. Vale aplicar, também, o que chamamos de “olhar afetivo” para tornar a sua visão é mais branda e plena.

Ainda em relação aos olhos, destacamos a importância de prestar atenção à fala do interlocutor quando o mesmo estiver realizando perguntas ou tecendo comentários. Levante as sobrancelhas e arregale levemente os olhos para mostrar que você está prestando atenção na conversa e se importa com o feedback recebido. Afinal, a persuasão é uma via de mão dupla, em que ambas as partes devem se beneficiar do processo.

9. Estabeleça um networking favorável

Certamente você já deve ter ouvido a famosa passagem bíblica “diga-me com quem tu andas que eu digo quem tu és”, não é mesmo? Saiba que se tratando de persuasão, a essa sentença tem grande valor se usada corretamente.

Além de estabelecer novos contatos, receber indicações e reforçar o discurso, o networking é uma ótima maneira de conseguir informações úteis para utilizar durante a persuasão: dados sobre o público e sobre o mercado, novas tendências, estratégias diferenciadas, táticas ultrapassadas etc.

Não tenha medo ou receio de se aproximar das pessoas e conquistar novos aliados. Engana-se quem acredita que fazer networking é sinônimo de “ser interesseiro”. Todas as pessoas envolvidas no processo saem ganhando: você, por adquirir novas informações; e o novo parceiro, por também ter alguém para compartilhar novas ideias.

Encare o networking como uma moeda de troca e colha todos os frutos que a estratégia tem a oferecer.

Por onde começar a melhorar a persuasão

Como dito anteriormente, a persuasão não é um dom que nasce com você. É preciso muito treino, análise, estratégia, revisão de atuação e perseverança para aplicá-la no dia a dia. Primeiramente, para conseguir melhorar o poder de persuasão, você deve acreditar em si próprio e trabalhar sua autoconfiança. Prove a você mesmo que é capaz de realizar o convencimento em outras pessoas.

Outra dica importante é em relação ao medo e à vergonha. Muitas pessoas se sentem amedrontadas e julgadas quando estão diante de situações em que precisam convencer os outros. Por isso, você precisa ter inteligência emocional e ser desprendido da opinião de terceiros.

Somos julgados pela sociedade a todo momento, e nem por isso deixamos de trabalhar, de estudar e de perseguir nossos sonhos. Não tenha receio da opinião alheia durante a persuasão. Respeite todas as ideias e posicionamentos, mas não se sinta desencorajado em dizer o que pensa, sempre com educação e cordialidade.

Caso você acredite que não conseguirá desenvolver o poder de persuasão sozinho, não se preocupe! Atualmente existem métodos profissionais que podem te ajudar nessa missão de forma rápida e eficiente. O treinamento online Iniciadores Top é uma delas.

Este curso, desenvolvido pelo especialista em mudança comportamental Wendell Carvalho, já auxiliou mais de 120 mil alunos em todo o Brasil. O método aborda técnicas eficientes para quem busca aperfeiçoar a persuasão e a coragem, assim como estratégias de abordagem e recrutamento. São 4 módulos disponíveis em vídeos de alta definição que abordam 45 estratégias para avançar na vida e carreira, 26 ferramentas de persuasão avançada, webinário mensal transmitido ao vivo e 9 bônus incríveis.

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O aluno absorve conhecimento ilustrado por planilhas, modelos, multimídia e arquivos em PDF.

Além do mais, você fará parte de um grupo com mais de 7 mil consultores e iniciadores. Uma excelente oportunidade para fazer o tão desejado networking, trocar ideias e tirar dúvidas. Sua rede de contatos nunca mais será a mesma! E, o mais importante: se tiver qualquer problema em relação ao conteúdo ou à plataforma, você terá apoio do grupo de alunos, além da Central de Ajuda da equipe Wendell Carvalho.

Todos estão prontos para tirar qualquer dúvida ou receber sugestões!

Viu como aprender técnicas de persuasão não é uma tarefa difícil? Basta ter força de vontade, perseverança e muita prática diária! Não tenha medo de aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia e de conquistar novos espaços no mercado ou na vida pessoal. A escada do sucesso possui vários degraus. Mas, para chegar ao topo, você só precisa dar o primeiro passo!

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Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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