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Gerencie o tempo com eficiência e crie uma rotina estruturada e organizada

Gerenciamento de Tempo

Vivemos em tempos em que a quantidade de informações e estímulos que recebemos nos causam a impressão de falta de tempo. Estamos o tempo todo atarefados e, por muitas vezes, parece que não conseguimos finalizar o que nos foi proposto, nos dando aquela sensação de frustração.

Esse cenário nos causa, a médio, e até mesmo a curto prazo, cansaço físico e mental, desorganização e desmotivação, o que nos faz procrastinar e até desistir de projetos.

Nesse sentido, viver repleto de tarefas e responsabilidade é algo desafiador, mas gerenciar o tempo de forma eficiente, tendo uma rotina organizada e estruturada pode amenizar os impactos negativos do excesso de informações.

E gerenciar o tempo para obter uma rotina organizada e cumprir tarefas diárias é de suma importância para alcançar objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

A importância do gerenciamento de tempo

O tempo é um recurso valioso, porém limitado, sendo impossível recuperá-lo. E é essencial desenvolver comportamentos e habilidades que proporcionem o aproveitamento do tempo com sabedoria.

O gerenciamento de tempo nos proporciona menos estresse e ansiedade, cumprir prazos e obrigações, além de oferecer a sensação de bem-estar perante o dever cumprido.

Nesse sentido, gerenciar o tempo também possibilita dar foco nas atividades que realmente tem um valor significativo para nós, a exemplo de lazer, vida social, tempo a mais com a família e cuidados com bem-estar físico e mental.

Benefícios da gestão de tempo eficiente

A realização do gerenciamento de tempo de forma eficiente, oferece muitos benefícios. Vamos a partir de agora listar alguns deles:

Aumento da produtividade

Ao estabelecermos prioridade e definirmos cronograma e plano de ação, aumentamos de forma significativa a nossa produtividade. Você perceberá que as tarefas serão realizadas em menos tempo, proporcionando mais tempo para outras áreas importantes.

Diminuição do estresse

Ter o controle do seu tempo e perceber que está progredindo em suas tarefas em direção ao seus objetivos, reduz consideravelmente os níveis de estresse e a sensação de sobrecarga.

Senso de realização

Ao concluirmos as tarefas dentro do prazo que determinamos alcançamos as metas diárias, o que nos proporciona sentimento de satisfação e nos motiva a continuar avançando.

Equilíbrio

Ter uma rotina bem planejada permite que nos dediquemos tanto às atividades profissionais, como pessoais, a exemplo de momentos de autocuidados, lazer e compromissos sociais, criando um equilíbrio saudável entre as partes.

Dicas para gestão de tempo

Até aqui você já percebeu a importância e os benefícios de ter uma rotina organizada e estruturada. Agora vamos apresentar dicas para que você gerencie o tempo com eficiência.

Estabeleça metas claras

Defina metas específicas e mensuráveis, isso te ajudará a orientar suas atividades diárias. Contribuindo para a manutenção do foco, priorizando as tarefas mais importantes.

Utilize uma agenda

Seja física ou até mesmo um aplicativo específico de gerenciamento de tempo, anote suas tarefas. Nela você terá acesso mais fácil e claro dos seus compromissos, cronogramas, prazos e lembretes importantes.

Prioridades

Identifique suas tarefas  e atividades que tem maior prioridade, àquelas que devem ser realizadas primeiro, concentre-se nela antes de se envolver em outros compromissos.

Defina horários

Estabeleça horários dedicados a tarefas específicas, dividindo seu dia em partes de tempo destinados a determinadas tarefas, seja trabalho, projeto, estudo, prática de atividade física e até mesmo momentos de lazer.

Saiba dizer “não”

Entenda seus limites e saiba recusar atividades que não estejam dentro do seu planejamento, bem como alinhadas com suas metas e que possam comprometer sua produtividade e, consequentemente, seus resultados.

Faça pausas

Estabeleça intervalos curtos ao longo da sua rotina, isso contribuiu para recarregar suas energias, aumenta a concentração e nesse período você ainda pode revisar seu planejamento e sua evolução dentro do cronograma.

Avalie sua rotina regularmente

Avaliar sua rotina regularmente permite que você faça ajustes necessários, inserindo novas atividades, adequando outras e até eliminando aquelas que não fazem mais sentido.

Criar uma rotina organizada baseada na gestão do tempo requer habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo do tempo a exemplo de:

  • Autoconhecimento: conhecer a si mesmo é fundamental para criar uma rotina organizada. Compreender seu ritmo, qual momento do dia você é  mais produtivo, além de compreender seus pontos fortes e aqueles que devem ser trabalhados, ajudam a realizar a gestão de tempo de forma mais assertiva.
  • Disciplina: com toda a certeza ela é a chave para seguir o que foi planejado cumprindo as metas rumo ao seu objetivo. Cumprir horários, prazos estabelecidos e até mesmo os compromissos aumentam sua constância e, consequentemente, a produtividade.
  • Flexibilidade: a disciplina é importante dentro de uma rotina estabelecida, porém imprevistos acontecem e devem ser resolvidos através de adaptações e reorganizações, se necessários. O importante é não perder o foco no objetivo.

No mais, determinação, prática e disciplina, te levarão a colher os benefícios de uma rotina organizada através da gestão de tempo. Conquistando assim, maior realização tanto pessoal como profissional, num dia a dia mais equilibrado.

Lembrando que para manter uma rotina organizada é preciso ter persistência e, ao mesmo tempo, paciência. Mas os frutos virão até mesmo a curto prazo.

Faça sua gestão de tempo de forma assertiva, crie uma rotina estruturada e organizada e tenha uma vida épica! 

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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