Entenda 8 maneiras de evitar a sobrecarga no trabalho

Sobrecarga no trabalho: entenda 8 maneiras de evita-la

Clientes cada vez mais exigentes e mercados acirrados podem levar você à sobrecarga no trabalho. Apesar de esse tema ser pouco abordado na nossa sociedade, o excesso de atividades pode levar a gatilhos em direção ao esgotamento mental, causando grandes prejuízos à saúde.

Esses transtornos são desencadeados por muitas horas diárias de serviço e finais de semana dedicados a colocar a rotina em dia, sem espaço para o lazer, família ou tempo para os amigos.

Para evitar os males causados pela sobrecarga no trabalho, separamos 8 maneiras de evitá-la. Acompanhe!

Afinal, quais são os fatores que levam à sobrecarga no trabalho?

Antes de saber como evitar a sobrecarga de trabalho, você deve ter a consciência do que causa essa situação. Confira a seguir!

Rotina desorganizada

A falta de organização é uma das principais causas da sobrecarga de trabalho. Ela tem relação com a capacidade de cada pessoa manter uma rotina regrada, com horários e bons hábitos, mas também abrange a forma como o indivíduo se relaciona e estabelece prioridades.

Veja o exemplo do gerente de vendas: ele precisa estar atento à equipe, conhecer bem os produtos e serviços, se relacionar com outras áreas da empresa e ter um relacionado ímpar com clientes e parceiros para garantir a meta da equipe mês a mês.

Com uma rotina de tantas responsabilidades e uma agenda extensa, caso ele não se mantenha organizado, muito do seu esforço pode não gerar o resultado esperado pela empresa.

Na maioria dos casos, a própria equipe percebe a baixa produtividade da liderança, e isso causa prejuízos enormes.

Microgerenciamento de pessoas e processos

Tomar tudo sua responsabilidade, sem delegar, pode trazer transtornos enormes para você, causando a sobrecarga no trabalho.

Não estamos falando que você deve ignorar a responsabilidade de acompanhar seus funcionários e os processos da empresa, mas é importante delegar certas funções. Isso é primordial para que você possa se dedicar a etapas mais estratégicas, sem se sobrecarregar.

Quando você insiste no microgerenciamento das atividades da empresa, tanto você como seus colaboradores ficam sobrecarregados.

Isso acontece porque os funcionários acabam se sentindo pressionados diante das fiscalizações constantes. Você também acaba por se sentir esgotado, já que, de certa forma, agarra para si a responsabilidade de tudo o que acontece.

Metas inatingíveis

Poucas coisas dentro de uma organização causam mais estresse, fadiga e desmotivação do que metas que não podem ser alcançadas.

Apesar de as metas serem uma prática importante em qualquer organização, elas devem ser criadas para atender os objetivos do negócio e precisam ser alcançáveis.

Caso contrário, as pessoas passarão a fazer um esforço mental desnecessário, o que causará uma sobrecarga de trabalho, culminado na falta de motivação da equipe, pois todos sentirão que, apesar dos esforços empregados, nada está sendo realizado, já que a meta não é atingida.

Como evitar a sobrecarga no trabalho?

Agora, acompanhe 8 dicas para evitar a sobrecarga no trabalho!

1.  Organize-se

Quando você tem uma rotina organizada e estabelece as prioridades do seu dia a dia, fica mais fácil evitar tarefas desnecessárias e, assim, afastar o esgotamento mental e físico.

Portanto, procure manter uma agenda organizada, levando em consideração toda a semana de trabalho. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer as prioridades das tarefas e reservar um tempo para o seu momento de descanso e lazer.

2.  Automatize as tarefas

A tecnologia trouxe grandes avanços em várias áreas, assim, ela também pode ser usada no nosso dia a dia para informatizar processos, diminuir a incidência de erros e otimizar o tempo.

Com isso, você evita o excesso de trabalho, principalmente o mais burocrático, e passa a ter tempo livre para se dedicar a questões mais estratégicas da sua rotina como gestor.

3.  Delegue

Como mencionamos, o microgerenciamento é um dos grandes vilões quando o assunto é a sobrecarga no trabalho. Para fugir dessa situação, é importante evidenciar quais os objetivos a serem alcançados e explicar aos subordinados como eles devem realizar as atividades propostas.

Delegue aos poucos, de acordo com a capacidade e os limites da equipe. À medida que você for pegando confiança nas pessoas e em como elas conduzem os processos, deixe que elas caminhem sozinhas.

Assim, você passa a assumir a função de gestor, ou seja, de acompanhar e orientar, mas sem assumir tudo para si.

4.  Gerencie seu tempo

Uma gestão eficiente do tempo é indispensável para ter uma rotina mais produtiva e evitar a sobrecarga de trabalho. Estabeleça horários para as suas atividades e fuja das reuniões improdutivas. Elas não trazem resultados e ainda atrasam a sua agenda de trabalho.

5.  Defina prioridades

São muitas as demandas de um gestor no cotidiano do trabalho. Mesmo que você queira dar conta de tudo, na maioria das vezes, isso não será possível. Por isso, é tão importante estabelecer as prioridades.

Crie uma escala e coloque pesos para as questões mais importantes. Dedique-se àquelas que têm maior prioridade e vá trabalhando até conseguir colocar tudo em dia, sem se estressar. Lembre-se de que você pode delegar o que é importante, desde que consiga acompanhar as atividades.

6.  Respeite seus limites

Trabalhar mais de 12 horas por dia e não descansar no final de semana é a receita para problemas de saúde, como fadiga física e mental. Respeite os limites do seu corpo e da sua mente, dando o tempo necessário para você descansar e voltar mais produtivo ao trabalho.

7.  Invista no autoconhecimento

Para manter uma vida mais equilibrada, é fundamental investir no seu autoconhecimento. Reserve um tempo para estar consigo mesmo e reconhecer seus limites e seu potencial. Isso o ajudará a ter mais inteligência emocional para lidar com as várias questões que permeiam o seu dia a dia, tornado a rotina mais leve e prazerosa.

8.  Trabalhe com metas alcançáveis

Estabeleça metas que você e a equipe sejam capazes de alcançar. Isso não significa criar metas fáceis, mas humanamente possíveis.

O primeiro passo para isso é entender quais são as prioridades e criar um planejamento em torno delas. Um outro fator importante é conhecer a equipe e entender os seus pontos fortes e fracos, para equilibrar a equação da meta a ser atingida. Nesse caso, é fundamental alinhar as expectativas e delegar funções conforme a capacidade produtiva de cada membro da equipe.

Como vimos ao longo desta leitura, a sobrecarga no trabalho é uma realidade, mas pode ser evitada com ações diárias, que envolvem disciplina e planejamento da rotina.

Se essa sobrecarga é uma questão para você, conheça o Método Cronos. Um treinamento sobre gestão do tempo, foco e produtividade para aumentar a sua performance no trabalho, aliando qualidade de vida e saúde!

Wendell Carvalho

Wendell Carvalho

Especialista em mudança comportamental e estratégias para atingir metas.

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